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Segundo Gardner (1995), o que leva as pessoas a desenvolver capacidades inatas é a educação que recebem e as oportunidades que encontram. Diante disto, é INCORRETO afirmar que a inteligência

Segundo Gardner (1995), o que leva as pessoas a desenvolver capacidades inatas é a educação que recebem e as oportunidades
que encontram.
Diante disto, é INCORRETO afirmar que a inteligência

Resposta:

A alternativa correta é A)

Segundo Gardner (1995), o desenvolvimento das capacidades inatas está diretamente relacionado à educação recebida e às oportunidades encontradas ao longo da vida. Sua teoria das inteligências múltiplas propõe que a inteligência não é um conceito unitário, mas sim composto por diferentes habilidades específicas, cada uma com suas próprias características e manifestações.

No contexto apresentado, a alternativa incorreta é a letra A), que afirma que a inteligência cinestésica está relacionada à habilidade de explorar relações e categorias por meio da manipulação de objetos ou símbolos. Essa definição, na verdade, refere-se à inteligência lógico-matemática, que envolve raciocínio dedutivo, reconhecimento de padrões e pensamento abstrato.

A inteligência cinestésica corporal, corretamente entendida, diz respeito à capacidade de utilizar o corpo de maneira habilidosa para expressar ideias, resolver problemas ou criar produtos, sendo característica marcante em atletas, dançarinos e cirurgiões, por exemplo. As demais alternativas apresentam definições precisas das inteligências propostas por Gardner:

  • B) A inteligência linguística de fato possui como componente central a sensibilidade para sons, ritmos e significados das palavras.
  • C) A inteligência interpessoal realmente capacita o indivíduo a compreender e responder adequadamente a humores, motivações e desejos alheios.
  • D) A inteligência intrapessoal efetivamente fornece ao sujeito a habilidade de acessar seus próprios sentimentos, sonhos e ideias.

Esta análise reforça a importância de compreender com precisão os conceitos da teoria das inteligências múltiplas para aplicá-los adequadamente em contextos educacionais e de desenvolvimento humano.

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