Segundo Nogueira (2012), antes de traçar o planejamento de implantação de um projeto, o professor deve traçar um esboço do tema x possíveis atividades x áreas e disciplinas envolvidas. Ao propor o tema “Sistema.. Solar” e solicitar um mapa astronômico, são desenvolvidas as seguintes áreas das múltiplas inteligências:
implantação de um projeto, o professor deve traçar um esboço
do tema x possíveis atividades x áreas e disciplinas
envolvidas. Ao propor o tema “Sistema.. Solar” e solicitar um
mapa astronômico, são desenvolvidas as seguintes áreas das
múltiplas inteligências:
- A)Espacial e Pictórica.
- B)Espacial e Lógico-Matemática.
- C)Espacial e Linguística.
- D)Lógico-Matemática e Linguística.
- E)Lógico-Matemática e Pictórica.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O trabalho de Nogueira (2012) destaca a importância do planejamento pedagógico ao abordar projetos interdisciplinares, especialmente quando se trata de temas como o Sistema Solar. Ao propor a criação de um mapa astronômico, o professor está incentivando o desenvolvimento de habilidades específicas dentro das múltiplas inteligências.
A alternativa correta (A) - Espacial e Pictórica - reflete adequadamente as competências mobilizadas nesta atividade. A inteligência espacial é essencial para compreender e representar a disposição dos corpos celestes, enquanto a inteligência pictórica entra em jogo na elaboração visual do mapa, exigindo capacidade de representação gráfica e criatividade na apresentação das informações astronômicas.
Embora outras inteligências possam ser parcialmente envolvidas, como a lógico-matemática para cálculos orbitais ou a linguística para descrições textuais, o cerne da atividade de mapeamento astronômico reside precisamente na combinação das capacidades espacial (para organização tridimensional) e pictórica (para representação bidimensional), tornando a opção A a mais adequada.
Deixe um comentário