Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Uma criança de 2 anos de idade, passeando com seu pai, observa um cachorro passar à rua. Simultaneamente, seu pai também vê o animal. Ambos são capazes até, se for o caso, de responderem ao mesmo tempo à pergunta: “- o que vocês estão vendo?” “- um cachorro.” De acordo com a Teoria das Inteligências Múltiplas, a unanimidade das respostas:

Uma criança de 2 anos de idade, passeando com seu pai, observa um cachorro passar à rua. Simultaneamente, seu pai também vê o animal. Ambos são capazes até, se for o caso, de responderem ao mesmo tempo à pergunta: “- o que vocês estão vendo?” “- um cachorro.” De acordo com a Teoria das Inteligências Múltiplas, a unanimidade das respostas:

Resposta:

A alternativa correta é B)

A Teoria das Inteligências Múltiplas, proposta por Howard Gardner, defende que a inteligência não é um conceito unitário, mas sim composto por diversas habilidades cognitivas que operam de forma independente. Nesse contexto, o fato de um pai e seu filho de 2 anos responderem da mesma forma ao ver um cachorro não permite inferir que seus processos mentais sejam idênticos ou equivalentes.

A alternativa B) está correta porque, embora a resposta verbal seja a mesma, os mecanismos internos que levaram a essa conclusão podem ser radicalmente diferentes. A criança, em fase de desenvolvimento da linguagem e do reconhecimento de padrões, pode associar a imagem do animal à palavra "cachorro" de maneira mais intuitiva, enquanto o adulto utiliza um repertório consolidado de experiências e conceitos.

As demais alternativas falham ao presumir equivalência (A e D), complexidade hierárquica (C) ou influência biológica (E) sem evidências. A teoria enfatiza justamente que diferentes trajetórias cognitivas podem produzir resultados aparentemente similares, tornando impossível deduzir processos internos a partir de respostas externas coincidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *