A abordagem cognitiva para o ensino de ciências se apoia nas teorias cognitivistas que influenciaram a pesquisa e a prática de ensino e aprendizagem de ciências, especialmente a partir da década de 70 do século passado. As teorias cognitivas de Jean Piaget e Lev Vygotsky são a base que sustenta os pressupostos dessa abordagem que, em linhas gerais, propõe que o conhecimento seja construído individualmente e socialmente na relação dos sujeitos com o mundo e com os demais sujeitos e dentro de contextos sociais e culturais determinados. Internet: <https://edisciplinas.usp.br> (com adaptações).Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativo à metodologia de ensino de ciências.O estímulo ao diálogo e à discussão em sala de aula acerca dos temas de ciências facilita o aprendizado, por permitir que os alunos empreguem a linguagem da ciência.
A abordagem cognitiva para o ensino de ciências se apoia
nas teorias cognitivistas que influenciaram a pesquisa e a prática de
ensino e aprendizagem de ciências, especialmente a partir da década
de 70 do século passado. As teorias cognitivas de Jean Piaget e
Lev Vygotsky são a base que sustenta os pressupostos dessa
abordagem que, em linhas gerais, propõe que o conhecimento seja
construído individualmente e socialmente na relação dos sujeitos
com o mundo e com os demais sujeitos e dentro de contextos
sociais e culturais determinados.
Internet: <https://edisciplinas.usp.br> (com adaptações).
Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativo à metodologia de ensino de ciências.
O estímulo ao diálogo e à discussão em sala de aula acerca dos
temas de ciências facilita o aprendizado, por permitir que os
alunos empreguem a linguagem da ciência.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
A abordagem cognitiva no ensino de ciências, fundamentada nas teorias de Piaget e Vygotsky, destaca a importância da construção do conhecimento tanto individual quanto socialmente. Essa perspectiva enfatiza que a aprendizagem ocorre por meio da interação do aluno com o mundo, seus pares e o contexto sociocultural. Dentro desse quadro teórico, o diálogo e a discussão em sala de aula assumem um papel central, pois facilitam a assimilação dos conceitos científicos e o desenvolvimento da linguagem específica da área.
Ao promover debates sobre temas científicos, os alunos são incentivados a articular ideias, confrontar diferentes pontos de vista e reformular seus entendimentos. Esse processo não apenas consolida o aprendizado, mas também permite que os estudantes internalizem a linguagem científica, tornando-a parte de seu repertório cognitivo. Dessa forma, a afirmação de que o estímulo ao diálogo facilita o aprendizado por meio do uso da linguagem da ciência está correta, alinhando-se com os princípios cognitivistas que valorizam a interação social e a comunicação como elementos essenciais para a construção do conhecimento.
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