A abordagem cognitiva para o ensino de ciências se apoia nas teorias cognitivistas que influenciaram a pesquisa e a prática de ensino e aprendizagem de ciências, especialmente a partir da década de 70 do século passado. As teorias cognitivas de Jean Piaget e Lev Vygotsky são a base que sustenta os pressupostos dessa abordagem que, em linhas gerais, propõe que o conhecimento seja construído individualmente e socialmente na relação dos sujeitos com o mundo e com os demais sujeitos e dentro de contextos sociais e culturais determinados. Internet: <https://edisciplinas.usp.br> (com adaptações).Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativo à metodologia de ensino de ciências.As propostas de ensino de ciências que valorizem a experimentação devem proporcionar aos estudantes a chance de fazer observações de determinado fenômeno e formular e testar hipóteses.
A abordagem cognitiva para o ensino de ciências se apoia
nas teorias cognitivistas que influenciaram a pesquisa e a prática de
ensino e aprendizagem de ciências, especialmente a partir da década
de 70 do século passado. As teorias cognitivas de Jean Piaget e
Lev Vygotsky são a base que sustenta os pressupostos dessa
abordagem que, em linhas gerais, propõe que o conhecimento seja
construído individualmente e socialmente na relação dos sujeitos
com o mundo e com os demais sujeitos e dentro de contextos
sociais e culturais determinados.
Internet: <https://edisciplinas.usp.br> (com adaptações).
Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativo à metodologia de ensino de ciências.
As propostas de ensino de ciências que valorizem a
experimentação devem proporcionar aos estudantes a chance
de fazer observações de determinado fenômeno e formular e
testar hipóteses.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
A abordagem cognitiva no ensino de ciências, fundamentada nas teorias de Jean Piaget e Lev Vygotsky, enfatiza a construção do conhecimento por meio da interação individual e social. Essa perspectiva sugere que o aprendizado ocorre através da relação ativa do aluno com o mundo e seu contexto sociocultural, promovendo uma compreensão mais profunda dos fenômenos científicos.
No que diz respeito à experimentação, o texto reforça a importância de estratégias que permitam aos estudantes observar fenômenos, formular hipóteses e testá-las. Essa prática está alinhada com os princípios cognitivistas, pois estimula o raciocínio crítico e a participação ativa no processo de aprendizagem. Dessa forma, propostas que valorizam a experimentação não apenas corroboram com a abordagem cognitiva, mas também são essenciais para um ensino eficaz de ciências.
Portanto, a afirmação de que o ensino de ciências deve proporcionar oportunidades para observação, formulação e teste de hipóteses está correta (C), pois reflete os fundamentos teóricos e metodológicos da abordagem cognitiva.
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