A filosofia e a história da ciência podem assumir funções importantes no ensino de ciências na educação básica. Assinale a sequência CORRETA de afirmações verdadeiras (V) ou falsas (F) acerca do que motiva o uso de história da ciência na educação científica: ( ) Possibilidade de aumento da predisposição em aprender por parte do aluno. ( ) Possibilidade de auxiliar na contextualização de conceitos científicos a serem aprendidos. ( ) Possibilidade de mostrar o caráter histórico e socialmente construído da ciência. ( ) Evidenciação do caráter indutivo do conhecimento científico inerente à história da ciência. ( ) Evidenciação do caráter dedutivo do conhecimento científico inerente à história da ciência. A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:
A filosofia e a história da ciência podem assumir funções importantes no ensino de ciências na
educação básica. Assinale a sequência CORRETA de afirmações verdadeiras (V) ou falsas (F)
acerca do que motiva o uso de história da ciência na educação científica:
( ) Possibilidade de aumento da predisposição em aprender por parte do aluno.
( ) Possibilidade de auxiliar na contextualização de conceitos científicos a serem aprendidos.
( ) Possibilidade de mostrar o caráter histórico e socialmente construído da ciência.
( ) Evidenciação do caráter indutivo do conhecimento científico inerente à história da ciência.
( ) Evidenciação do caráter dedutivo do conhecimento científico inerente à história da ciência.
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:
- A)F, F, V, F, F
- B)F, V, V, F, F
- C)V, F, V, V, F
- D)V, V, V, F, V
- E)V, V, V, F, F
Resposta:
A alternativa correta é E)
A filosofia e a história da ciência desempenham um papel fundamental no ensino de ciências na educação básica, contribuindo para uma compreensão mais profunda e contextualizada do conhecimento científico. A sequência correta de afirmações verdadeiras (V) ou falsas (F) sobre os motivos para utilizar a história da ciência no ensino é a alternativa E) V, V, V, F, F.
A primeira afirmação é verdadeira (V), pois a história da ciência pode aumentar a predisposição dos alunos em aprender, ao apresentar a ciência como uma narrativa envolvente e humana, repleta de descobertas e desafios. A segunda afirmação também é verdadeira (V), já que a contextualização histórica auxilia na compreensão de conceitos científicos, relacionando-os a situações reais e mostrando como foram desenvolvidos ao longo do tempo.
A terceira afirmação é igualmente verdadeira (V), pois a história da ciência revela seu caráter histórico e socialmente construído, desmistificando a ideia de que a ciência é um conhecimento estático e neutro. Por outro lado, a quarta afirmação é falsa (F), uma vez que a história da ciência não evidencia um caráter puramente indutivo do conhecimento científico, já que a ciência envolve tanto indução quanto outros métodos. A quinta afirmação também é falsa (F), pois, embora a dedução seja importante, a história da ciência não se limita a evidenciar apenas esse aspecto, mas sim a complexidade e a pluralidade de métodos científicos.
Portanto, a alternativa correta é E) V, V, V, F, F, que reflete de maneira precisa as contribuições da história da ciência para o ensino, destacando seu potencial motivador, contextualizador e desmistificador, sem reduzir a ciência a um único método ou abordagem.
Deixe um comentário