A importância do domínio científico e da habilidade didática para uma educação científica de qualidade é ancorada na defesa de que a aprendizagem das ciências deve ser acompanhada por uma aprendizagem sobre as ciências. Considerando essa proposição, assinale a opção que NÃO corresponde a uma contribuição da inclusão da educação científica crítica no ensino de biologia.
A importância do domínio científico e da
habilidade didática para uma educação científica de
qualidade é ancorada na defesa de que a
aprendizagem das ciências deve ser acompanhada
por uma aprendizagem sobre as ciências.
Considerando essa proposição, assinale a opção que
NÃO corresponde a uma contribuição da inclusão da
educação científica crítica no ensino de biologia.
- A)Divulga o cientista como pai de uma área do conhecimento científico, despertando o interesse dos alunos pela carreira científica.
- B)Humaniza as ciências, conectando-as com preocupações pessoais, éticas, culturais e políticas.
- C)Torna as aulas mais desafiadoras e estimula habilidades de raciocínio e pensamento crítico.
- D)Alerta para as dificuldades históricas no desenvolvimento do conhecimento científico.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A importância do domínio científico e da habilidade didática para uma educação científica de qualidade está diretamente relacionada à necessidade de não apenas transmitir conhecimentos, mas também de promover uma compreensão crítica sobre como a ciência é construída e seu impacto na sociedade. A inclusão de uma abordagem crítica no ensino de biologia busca humanizar as ciências, conectando-as a questões éticas, culturais e políticas, além de estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre os desafios históricos do conhecimento científico.
Entre as alternativas apresentadas, a opção que NÃO corresponde a uma contribuição da educação científica crítica é a letra A), que propõe divulgar o cientista como "pai" de uma área do conhecimento, despertando o interesse dos alunos pela carreira científica. Essa visão romantizada e individualista da ciência pode reforçar estereótipos e desconsiderar o caráter coletivo e social da produção científica, além de não necessariamente promover uma compreensão crítica sobre a natureza da ciência.
As demais alternativas (B, C e D) representam contribuições válidas da educação científica crítica, pois incentivam uma visão mais ampla e contextualizada da ciência, estimulam o debate e a reflexão, e destacam os desafios e contradições inerentes ao processo de construção do conhecimento.
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