Ao discutir a metodologia do ensino de Ciências, Delizoicov e Angotti (1994) afirmam que a atividade educativa pode ser desenvolvida em três momentos pedagógicos. Um deles destina-se, sobretudo, a abordar sistematicamente o conhecimento que vem sendo incorporado pelo aluno, para analisar e interpretar tanto as situações iniciais que determinam o seu estudo como outras situações que não estejam diretamente ligadas ao motivo inicial, mas que são explicadas pelo mesmo conhecimento. Esse momento é chamado de
Ao discutir a metodologia do ensino de Ciências,
Delizoicov e Angotti (1994) afirmam que a atividade
educativa pode ser desenvolvida em três momentos
pedagógicos. Um deles destina-se, sobretudo, a abordar sistematicamente o conhecimento que vem sendo
incorporado pelo aluno, para analisar e interpretar tanto
as situações iniciais que determinam o seu estudo como
outras situações que não estejam diretamente ligadas ao
motivo inicial, mas que são explicadas pelo mesmo conhecimento.
Esse momento é chamado de
- A)mediação construtiva.
- B)avaliação em processo.
- C)problematização inicial.
- D)aplicação do conhecimento.
- E)organização do conhecimento.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Ao discutir a metodologia do ensino de Ciências, Delizoicov e Angotti (1994) propõem uma estrutura pedagógica dividida em três momentos distintos. Um desses momentos tem como objetivo principal abordar de forma sistemática o conhecimento que o aluno está adquirindo, permitindo a análise e interpretação tanto das situações iniciais que motivaram o estudo quanto de outras situações relacionadas, mesmo que indiretamente.
Esse momento específico é identificado como aplicação do conhecimento, conforme a alternativa D. Nele, o aluno não apenas consolida o que aprendeu, mas também expande sua compreensão ao aplicar os conceitos em diferentes contextos, reforçando a relevância e a utilidade do saber científico.
Portanto, a resposta correta para a questão apresentada é a letra D) aplicação do conhecimento, pois esse momento pedagógico enfatiza justamente a utilização prática e reflexiva do conteúdo aprendido.
Deixe um comentário