“Ciências e Biologia são disciplinas que muitas vezes não despertam interesse dos alunos, devido à utilização de nomenclaturas complexas para as mesmas. Isso exige do professor que faça a transposição didática de forma adequada e também faça uso de diversas estratégias e recursos” (NICOLA; PANIZ, 2016, p. 358). Sobre o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) A busca de informações em fontes variadas é procedimento importante para o ensino e aprendizagem de Ciências. ( ) Experimentações são o ponto de chegada do processo de ensino, aquilo que se pretende que o estudante compreenda e sistematize, ao longo ou ao final de suas investigações. ( ) O ensino de procedimentos só é possível pelo trabalho com diferentes temas de Ciências Naturais, que serão investigados de formas distintas, com atenção para aqueles que permitem ampliar a compreensão da realidade local.A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
utilização de nomenclaturas complexas para as mesmas. Isso exige do professor que faça a
transposição didática de forma adequada e também faça uso de diversas estratégias e recursos”
(NICOLA; PANIZ, 2016, p. 358).
Sobre o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, analise as assertivas e identifique com V as
verdadeiras e com F as falsas.
aprendizagem de Ciências.
estudante compreenda e sistematize, ao longo ou ao final de suas investigações.
que serão investigados de formas distintas, com atenção para aqueles que permitem ampliar a
compreensão da realidade local.
- A)V V F
- B)V F V
- C)F F V
- D)F V F
- E)F V V
Resposta:
A alternativa correta é B)
O ensino de Ciências e Biologia enfrenta desafios significativos quando se trata de engajar os alunos, especialmente devido ao uso de terminologias complexas que podem parecer distantes da realidade cotidiana. Como destacado por Nicola e Paniz (2016), a transposição didática adequada e a diversificação de estratégias pedagógicas são essenciais para superar essa barreira. Nesse contexto, analisemos as assertivas apresentadas:
V A busca de informações em fontes variadas é procedimento importante para o ensino e aprendizagem de Ciências. Essa afirmação é verdadeira, pois a pluralidade de fontes enriquece o processo de construção do conhecimento, permitindo que os alunos confrontem diferentes perspectivas e aprofundem sua compreensão.
F Experimentações são o ponto de chegada do processo de ensino, aquilo que se pretende que o estudante compreenda e sistematize, ao longo ou ao final de suas investigações. Essa afirmação é falsa, pois as experimentações não devem ser vistas apenas como um resultado final, mas sim como parte integrante e contínua do processo de aprendizagem, estimulando a curiosidade e a investigação desde o início.
V O ensino de procedimentos só é possível pelo trabalho com diferentes temas de Ciências Naturais, que serão investigados de formas distintas, com atenção para aqueles que permitem ampliar a compreensão da realidade local. Essa afirmação é verdadeira, pois a abordagem de diversos temas, especialmente aqueles relacionados ao contexto dos alunos, facilita a aplicação prática dos conceitos e fortalece o vínculo entre teoria e realidade.
Portanto, a sequência correta é V, F, V, correspondente à alternativa B).
Deixe um comentário