Com relação à abordagem da saúde no currículo das escolas brasileiras, analise as afirmativas a seguir. I. A Lei nº 5.692/71 introduziu formalmente a temática da saúde nas atividades escolares, sob a designação de Programas de Saúde. II. A temática é, prioritariamente, desenvolvida na disciplina de Ciências Naturais. III. Nos Parâmetros Nacionais Curriculares, o tema Saúde é um dos temas transversais. Assinale:
Com relação à abordagem da saúde no currículo das escolas brasileiras, analise as afirmativas a seguir.
I. A Lei nº 5.692/71 introduziu formalmente a temática da saúde nas atividades escolares, sob a designação de Programas de Saúde.
II. A temática é, prioritariamente, desenvolvida na disciplina de Ciências Naturais.
III. Nos Parâmetros Nacionais Curriculares, o tema Saúde é um dos temas transversais.
Assinale:
- A)se somente a afirmativa I estiver correta.
- B)se somente a afirmativa II estiver correta.
- C)se somente a afirmativa III estiver correta.
- D)se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- E)se todas as afirmativas estiverem corretas.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O tema da saúde no currículo escolar brasileiro passou por diversas transformações ao longo das décadas, refletindo mudanças nas políticas públicas e na compreensão da educação como um processo integral. As três afirmativas apresentadas demonstram diferentes momentos e abordagens dessa trajetória.
A afirmativa I refere-se à Lei nº 5.692/71, que de fato representou um marco ao incluir formalmente os Programas de Saúde nas atividades escolares. Essa legislação, do período da ditadura militar, trouxe a saúde para o ambiente educacional, ainda que com uma perspectiva mais instrumental.
A afirmativa II destaca que a temática da saúde é prioritariamente desenvolvida na disciplina de Ciências Naturais. Essa abordagem disciplinar tradicional ainda persiste em muitas escolas, embora os Parâmetros Curriculares Nacionais tenham proposto uma visão mais ampla.
Por fim, a afirmativa III aponta corretamente que nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), implementados a partir dos anos 1990, a saúde ganhou status de tema transversal. Essa inovação conceitual propunha que o tema permeasse diversas áreas do conhecimento e atividades escolares, superando a abordagem fragmentada.
Portanto, todas as afirmativas estão corretas: a I representa o marco legal inicial, a II mostra a implementação tradicional e a III apresenta a proposta mais atual e abrangente. A alternativa E é a correta, pois as três afirmativas descrevem aspectos verdadeiros e complementares da trajetória da saúde no currículo escolar brasileiro.
Deixe um comentário