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Dizer que o aluno deva superar suas concepções anteriores implica promover ações pedagógicas que permitam tal superação. Saviani (1997) e Gasparin (2002) apontam que o ensino dos conteúdos, neste caso, conteúdo específicos de Biologia, necessita apoiar-se num processo pedagógico em que, EXCETO:

Dizer que o aluno deva superar suas
concepções anteriores implica promover ações
pedagógicas que permitam tal superação. Saviani
(1997) e Gasparin (2002) apontam que o ensino dos
conteúdos, neste caso, conteúdo específicos de
Biologia, necessita apoiar-se num processo
pedagógico em que, EXCETO:

Resposta:

A alternativa correta é D)

O processo pedagógico no ensino de Biologia, conforme discutido por Saviani (1997) e Gasparin (2002), busca superar as concepções prévias dos alunos por meio de uma abordagem estruturada. No entanto, entre as alternativas apresentadas, a opção D) não se alinha adequadamente com os princípios defendidos por esses autores, sendo a resposta correta indicada no gabarito.

A alternativa D) descreve a prática social como um momento de apropriação do saber concreto para transformar relações de produção, associando diretamente o processo educacional a uma mudança nas estruturas socioeconômicas. Embora essa perspectiva possa ser relevante em certos contextos, ela não reflete o foco principal do método proposto por Saviani e Gasparin, que prioriza a superação de concepções alternativas por meio de etapas claras: partindo da prática social (A), passando pela problematização (B) e culminando na instrumentalização (C). Essas etapas visam, sobretudo, a construção do conhecimento científico de forma progressiva, sem vincular necessariamente o aprendizado a uma transformação das relações de produção.

Portanto, a alternativa D) destoa das demais por introduzir um elemento externo ao processo pedagógico central — a transformação das relações de produção —, enquanto as outras opções mantêm coerência com a proposta de evolução conceitual a partir da realidade do aluno. Essa distinção justifica sua identificação como a exceção no contexto apresentado.

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