Dizer que o aluno deva superar suas concepções anteriores implica promover ações pedagógicas que permitam tal superação. Saviani (1997) e Gasparin (2002) apontam que o ensino dos conteúdos, neste caso, conteúdo específicos de Biologia, necessita apoiar-se num processo pedagógico em que, EXCETO:
concepções anteriores implica promover ações
pedagógicas que permitam tal superação. Saviani
(1997) e Gasparin (2002) apontam que o ensino dos
conteúdos, neste caso, conteúdo específicos de
Biologia, necessita apoiar-se num processo
pedagógico em que, EXCETO:
- A)A prática social caracterize-se como ponto de partida, cujo objetivo é perceber e denotar, dar significação às concepções alternativas do aluno a partir de uma visão sincrética, desorganizada, de senso comum a respeito do conteúdo a ser trabalhado;
- B)A problematização implique o momento para detectar e apontar as questões a serem resolvidas na prática social e, por consequência, estabelecer que conhecimentos são necessários para a resolução dessas questões e as exigências sociais de aplicação desse conhecimento;
- C)A instrumentalização consista em apresentar os conteúdos sistematizados, para que os alunos assimilem e os transformem em instrumento de construção pessoal e profissional. Os alunos devem se apropriar das ferramentas culturais necessárias à luta social para superar a condição de exploração em que vivem;
- D)A prática social se caracterize pela apropriação do saber concreto e pensado para atuar e transformar as relações de produção que impedem a construção de uma sociedade mais igualitária. A visão sincrética apresentada pelo aluno no início do processo passa de um estágio de menor compreensão do conhecimento científico a uma fase de maior clareza e compreensão, explicitada numa visão sintética. O processo educacional põe-se a serviço da referida transformação das relações de produção.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O processo pedagógico no ensino de Biologia, conforme discutido por Saviani (1997) e Gasparin (2002), busca superar as concepções prévias dos alunos por meio de uma abordagem estruturada. No entanto, entre as alternativas apresentadas, a opção D) não se alinha adequadamente com os princípios defendidos por esses autores, sendo a resposta correta indicada no gabarito.
A alternativa D) descreve a prática social como um momento de apropriação do saber concreto para transformar relações de produção, associando diretamente o processo educacional a uma mudança nas estruturas socioeconômicas. Embora essa perspectiva possa ser relevante em certos contextos, ela não reflete o foco principal do método proposto por Saviani e Gasparin, que prioriza a superação de concepções alternativas por meio de etapas claras: partindo da prática social (A), passando pela problematização (B) e culminando na instrumentalização (C). Essas etapas visam, sobretudo, a construção do conhecimento científico de forma progressiva, sem vincular necessariamente o aprendizado a uma transformação das relações de produção.
Portanto, a alternativa D) destoa das demais por introduzir um elemento externo ao processo pedagógico central — a transformação das relações de produção —, enquanto as outras opções mantêm coerência com a proposta de evolução conceitual a partir da realidade do aluno. Essa distinção justifica sua identificação como a exceção no contexto apresentado.
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