Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Educadores, psicólogos e cientistas vêm há muito tempo tentando explicar como transcorre o aprendizado de biologia, construindo diferentes teorias que, uma vez aceitas e adotadas, podem fundamentar o trabalho do professor em sala de aula. Essas teorias se baseiam em observações e em experiências que visam buscar elementos, com o objetivo de prever o comportamento dos estudantes e assim orientar atividades docentes. Na literatura sobre o assunto, são reconhecidas algumas tendências que influíram profundamente nos processos educacionais nas décadas de 50 a 80 do século passado.Myriam Krasilchik. Prática de ensino de biologia. São Paulo: EdUSP, 2004, p. 23 (com adaptações).Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.A teoria sociocultural foi desenvolvida na década de 90 do século passado e reconheceu o papel central do professor na escola para a formação sociocultural, tendo sido fundamental para alavancar o ensino da biologia integrada à sociedade.

Educadores, psicólogos e cientistas vêm há muito tempo
tentando explicar como transcorre o aprendizado de biologia,
construindo diferentes teorias que, uma vez aceitas e adotadas,
podem fundamentar o trabalho do professor em sala de aula. Essas
teorias se baseiam em observações e em experiências que visam
buscar elementos, com o objetivo de prever o comportamento
dos estudantes e assim orientar atividades docentes. Na literatura
sobre o assunto, são reconhecidas algumas tendências que influíram
profundamente nos processos educacionais nas décadas de 50 a 80
do século passado.

Myriam Krasilchik. Prática de ensino de biologia.

São Paulo: EdUSP, 2004, p. 23 (com adaptações).

Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.

A teoria sociocultural foi desenvolvida na década de 90 do
século passado e reconheceu o papel central do professor na
escola para a formação sociocultural, tendo sido fundamental
para alavancar o ensino da biologia integrada à sociedade.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O texto apresentado aborda as teorias que fundamentam o ensino de biologia, destacando seu desenvolvimento entre as décadas de 50 e 80 do século XX. A afirmação de que a teoria sociocultural surgiu na década de 90 e foi essencial para integrar o ensino da biologia à sociedade está incorreta, pois as principais tendências educacionais citadas no texto se consolidaram em um período anterior. Além disso, o texto não menciona especificamente essa teoria como um marco para o ensino de biologia. Portanto, a resposta correta é E) ERRADO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *