O ato de pesquisar é inerente à condição humana, pois o homem está sempre buscando mais conhecimentos. A ciência constitui, atualmente, a forma mais eficiente de gerar conhecimentos significativos para as sociedades contemporâneas. A pesquisa só evolui mediante o surgimento de contradições, de conflitos, de necessidades humanas que estimulem o seu avanço para compreender os fenômenos naturais. Internet: <www.diaadiaeducacao.pr.gov.br> (com adaptações)Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir. A escola deve se limitar a ensinar como os fenômenos da ciência ocorrem, evitando processos de construção da ciência, os quais frequentemente retiram o foco da aprendizagem.
O ato de pesquisar é inerente à condição humana, pois o
homem está sempre buscando mais conhecimentos. A ciência
constitui, atualmente, a forma mais eficiente de gerar
conhecimentos significativos para as sociedades contemporâneas.
A pesquisa só evolui mediante o surgimento de contradições,
de conflitos, de necessidades humanas que estimulem o seu avanço
para compreender os fenômenos naturais.
Internet: <www.diaadiaeducacao.pr.gov.br> (com adaptações)
Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir.
A escola deve se limitar a ensinar como os fenômenos da
ciência ocorrem, evitando processos de construção da ciência,
os quais frequentemente retiram o foco da aprendizagem.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O ensino de ciências não deve se limitar à mera transmissão de informações sobre fenômenos científicos, como sugere o item em questão. Pelo contrário, a escola tem o papel fundamental de promover a compreensão dos processos de construção do conhecimento científico, estimulando o pensamento crítico e a investigação. A ciência avança justamente por meio de contradições, questionamentos e da necessidade de resolver problemas, elementos que devem ser incorporados à prática pedagógica.
Ao restringir-se apenas ao "como" os fenômenos ocorrem, a escola negligencia o "porquê" e o "para quê", aspectos essenciais para uma formação científica significativa. A aprendizagem torna-se superficial quando desvinculada da contextualização histórica, social e metodológica que caracteriza a produção do saber científico. Portanto, o item está ERRADO, pois a escola deve, sim, abordar os processos de construção da ciência, integrando-os ao ensino para formar cidadãos capazes de compreender e intervir criticamente na realidade.
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