O ato de pesquisar é inerente à condição humana, pois o homem está sempre buscando mais conhecimentos. A ciência constitui, atualmente, a forma mais eficiente de gerar conhecimentos significativos para as sociedades contemporâneas. A pesquisa só evolui mediante o surgimento de contradições, de conflitos, de necessidades humanas que estimulem o seu avanço para compreender os fenômenos naturais. Internet: <www.diaadiaeducacao.pr.gov.br> (com adaptações)Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir. O uso de espaços denominados não formais, que estão além dos limites físicos das escolas, tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino de ciências.
O ato de pesquisar é inerente à condição humana, pois o
homem está sempre buscando mais conhecimentos. A ciência
constitui, atualmente, a forma mais eficiente de gerar
conhecimentos significativos para as sociedades contemporâneas.
A pesquisa só evolui mediante o surgimento de contradições,
de conflitos, de necessidades humanas que estimulem o seu avanço
para compreender os fenômenos naturais.
Internet: <www.diaadiaeducacao.pr.gov.br> (com adaptações)
Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir.
O uso de espaços denominados não formais, que estão além
dos limites físicos das escolas, tem contribuído para a melhoria
da qualidade do ensino de ciências.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
O ensino de ciências, como destacado no texto, está intrinsecamente ligado à busca pelo conhecimento e à superação de contradições que impulsionam o avanço científico. Nesse contexto, a utilização de espaços não formais — como museus, parques, laboratórios externos e ambientes naturais — tem se mostrado uma estratégia valiosa para enriquecer a aprendizagem.
Esses espaços proporcionam experiências práticas e interdisciplinares que muitas vezes não são possíveis dentro da sala de aula tradicional. Ao permitir que os alunos vivenciem fenômenos científicos em contextos reais, o ensino ganha significado e estimula a curiosidade, elementos essenciais para a formação de pensadores críticos e criativos.
Portanto, a afirmação de que espaços não formais contribuem para a melhoria da qualidade do ensino de ciências está correta, pois eles ampliam as possibilidades metodológicas e aproximam os estudantes do processo investigativo que é a base da construção do conhecimento científico.
Deixe um comentário