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O processo de aprendizagem infantil inicia-se muito antes da educação formal. A criança, quando chega à escola, traz consigo um conjunto de saberes originados de suas práticas sociais cotidianas produzindo, assim, um modelo explicativo para os fenômenos naturais. Entretanto, ela geralmente não consegue dar conta do real desses fenômenos, que procura representar com sua construção espontânea. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental são várias as possibilidades de se trabalhar o ensino de Ciências com as crianças, considerando que elas estão ‘descobrindo’ (elaboração/reelaboração) o mundo que as cerca através da curiosidade, do interesse, da imaginação e da espontaneidade. No processo de aprendizagem, os alunos ampliam o seu referencial de conteúdos científicos e operam com maior número de informações e generalizações abrangentes. O ensino de ciências se constitui, então, num processo de alfabetização científica e tecnológica que permitirá ao aluno, cada vez mais, estabelecer conexões com os fenômenos naturais, sócio-culturais e, em consequência, realizar uma leitura e uma interpretação mais elaborada da natureza e da sociedade. Sob a ótica da abordagem histórico-cultural, o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve promover situações de aprendizagem que privilegiem o desenvolvimento de determinadas habilidades científicas, que são importantes no desenvolvimento conceitual. Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 115-116. Assinale a alternativa que não contempla as habilidades que devem ser privilegiadas no ensino de Ciências nos anos iniciais no Ensino Fundamental, segundo os pressupostos metodológicos da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina.

O processo de aprendizagem infantil inicia-se muito antes da educação formal. A criança, quando chega
à escola, traz consigo um conjunto de saberes originados de suas práticas sociais cotidianas produzindo,
assim, um modelo explicativo para os fenômenos naturais. Entretanto, ela geralmente não consegue dar
conta do real desses fenômenos, que procura representar com sua construção espontânea. Nos anos iniciais
do Ensino Fundamental são várias as possibilidades de se trabalhar o ensino de Ciências com as
crianças, considerando que elas estão ‘descobrindo’ (elaboração/reelaboração) o mundo que as cerca através
da curiosidade, do interesse, da imaginação e da espontaneidade. No processo de aprendizagem, os
alunos ampliam o seu referencial de conteúdos científicos e operam com maior número de informações e
generalizações abrangentes. O ensino de ciências se constitui, então, num processo de alfabetização científica
e tecnológica que permitirá ao aluno, cada vez mais, estabelecer conexões com os fenômenos naturais, sócio-culturais e, em consequência, realizar uma leitura e uma interpretação mais elaborada da
natureza e da sociedade.

Sob a ótica da abordagem histórico-cultural, o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
deve promover situações de aprendizagem que privilegiem o desenvolvimento de determinadas
habilidades científicas, que são importantes no desenvolvimento conceitual.

Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas
curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 115-116.

Assinale a alternativa que não contempla as habilidades que devem ser privilegiadas no ensino de
Ciências nos anos iniciais no Ensino Fundamental, segundo os pressupostos metodológicos da Proposta
Curricular do Estado de Santa Catarina.

Resposta:

A alternativa correta é A)

O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, conforme a Proposta Curricular de Santa Catarina, deve priorizar o desenvolvimento de habilidades científicas que vão além da simples memorização de conteúdos. A abordagem histórico-cultural defende que a aprendizagem deve ser significativa, estimulando a curiosidade, a experimentação e a capacidade de interpretação dos alunos.

Entre as habilidades essenciais destacadas estão a elaboração de hipóteses, a interpretação de observações e a capacidade de planejar e executar experimentos para testar previsões. Essas competências permitem que as crianças construam um conhecimento mais profundo e contextualizado, conectando os fenômenos naturais e socioculturais ao seu cotidiano.

A memorização de conteúdos, por outro lado, não é considerada uma habilidade central no processo de alfabetização científica. Enquanto a retenção de informações pode ser útil em alguns contextos, ela não promove, por si só, a compreensão crítica ou a capacidade de aplicar o conhecimento de forma criativa e reflexiva.

Portanto, a alternativa que não contempla as habilidades privilegiadas no ensino de Ciências, segundo a proposta analisada, é a A) Memorização dos conteúdos trabalhados, uma vez que o foco está no desenvolvimento de competências investigativas e no pensamento científico.

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