Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, no tocante à disciplina de biologia,
à disciplina de biologia,
- A)referendam uma visão do ensino médio de caráter amplo, de forma que os aspectos e conteúdos tecnológicos associados ao aprendizado científico e biológico sejam parte essencial da formação do cidadão de sentido universal e não somente de sentido profissionalizante.
- B)estabelecem as diretrizes de conduta dos profissionais de ensino, quanto à formação básica de cada cargo, tempo de permanências nos diversos extratos da carreira do magistério, progressão funcional e aposentadoria.
- C)estabelecem as competências dos diretores de instituições de ensino públicas e dos quadros do pessoal permanente. Definem, ainda, os parâmetros para a terceirização de serviços e estabelecem as diferentes jornadas para os turnos diurno e noturno.
- D)definem as normas de ingresso no ensino médio, as cotas sociais e raciais, o número de vagas por estabelecimento de ensino e a relação entre número de habitantes e o número de vagas ofertadas para o ensino médio.
- E)definem a condição dos estabelecimentos de ensino e os vincula aos poderes municipais, estaduais e federais, versando, ainda, sobre a origem orçamentária, vínculos empregatícios e associações com entidades civis.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio, em relação à disciplina de Biologia, refletem uma abordagem educacional ampla e integrada. A alternativa A) corretamente destaca que esses parâmetros não se limitam a uma formação estritamente profissionalizante, mas buscam promover uma compreensão científica e biológica como parte essencial da formação cidadã, com um sentido universal.
Essa visão está alinhada com a proposta dos PCNs de valorizar o conhecimento científico como ferramenta para a interpretação do mundo e para a participação crítica na sociedade. Ao incorporar aspectos tecnológicos e contextuais, o ensino de Biologia deixa de ser apenas um conjunto de conceitos isolados e passa a ser um instrumento de reflexão sobre questões ambientais, de saúde e éticas, por exemplo.
As demais alternativas (B, C, D e E) desviam-se do propósito central dos PCNs, que é orientar o currículo e as práticas pedagógicas, e não tratar de questões administrativas, legais ou de gestão escolar. Portanto, a alternativa A) é a única que expressa corretamente o enfoque dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio na área de Biologia.
Deixe um comentário