Questões Sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências - Pedagogia - concurso
Questão 91
“Um estudante deve usar o pensamento científico para refletir sobre o grau de credibilidade das afirmações que ouvimos dos outros, tanto das pessoas com as quais nos relacionamos, quanto dos meios de comunicação e de todas as fontes de informação do dia a dia.”
(Melina Furman – Nova Escola.)
Dentro dessa perspectiva os professores devem, no ensino de ciências, EXCETO:
- A)Permitir aos alunos uma participação mais ativa em todas as suas aulas.
- B)Trabalhar os conteúdos de forma que se tornem progressivamente mais complexos.
- C)Organizar as aulas, incluindo diversas abordagens didáticas, como, por exemplo, as experiências.
- D)Intensificar com os alunos o estudo de dados, terminologias e conceitos científicos para serem apreendidos.
A alternativa correta é D)
O ensino de ciências deve promover o desenvolvimento do pensamento crítico e científico nos estudantes, conforme destacado por Melina Furman. Dentro dessa perspectiva, os professores têm o papel fundamental de criar um ambiente que estimule a reflexão, a investigação e a análise das informações presentes no cotidiano. No entanto, algumas abordagens podem se distanciar desse objetivo.
Analisando as alternativas apresentadas, é possível identificar que as opções A, B e C estão alinhadas com uma proposta de ensino ativo e progressivo. A alternativa A valoriza a participação ativa dos alunos, essencial para a construção do conhecimento. A alternativa B reforça a importância da complexidade crescente dos conteúdos, permitindo que os estudantes avancem em seu entendimento de forma estruturada. Já a alternativa C destaca a diversificação das estratégias didáticas, como experiências práticas, que enriquecem o aprendizado.
Por outro lado, a alternativa D sugere uma abordagem mais tradicional, baseada na memorização de dados, terminologias e conceitos científicos. Embora esses elementos sejam importantes, a simples intensificação de seu estudo, sem contextualização ou aplicação prática, não contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico. Portanto, essa alternativa se distancia do objetivo de formar estudantes capazes de questionar e analisar criticamente as informações recebidas.
Assim, o gabarito correto é D, pois essa abordagem não favorece a reflexão científica proposta no texto inicial.
Questão 92
No que se refere à concepção, à importância, às dimensões e aos níveis do planejamento participativo, julgue o item a seguir.
Os fatores contextuais do enfoque participativo incluem a tecnificação, a disciplinaridade e a especialização, que são características fundamentais para a aplicação da ciência no cotidiano.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
No que se refere ao planejamento participativo, é importante compreender os fatores que influenciam sua aplicação e eficácia. O item em questão afirma que a tecnificação, a disciplinaridade e a especialização são fatores contextuais fundamentais do enfoque participativo, essenciais para a aplicação da ciência no cotidiano. No entanto, essa afirmação está incorreta.
O planejamento participativo baseia-se, sobretudo, na inclusão democrática de diferentes atores sociais, na horizontalidade das relações e na construção coletiva de soluções. Embora a tecnificação, a disciplinaridade e a especialização possam contribuir para processos técnicos e científicos, elas não são características centrais do enfoque participativo. Pelo contrário, esse modelo valoriza o conhecimento popular, a diversidade de saberes e a participação ativa da comunidade, elementos que muitas vezes transcendem a rigidez da especialização e da disciplinaridade.
Portanto, o gabarito correto é E) ERRADO, pois os fatores mencionados não representam os princípios fundamentais do planejamento participativo, que prioriza a colaboração e a descentralização do poder decisório.
Questão 93
Com relação à abordagem da saúde no currículo das escolas brasileiras, analise as afirmativas a seguir.
I. A Lei nº 5.692/71 introduziu formalmente a temática da saúde nas atividades escolares, sob a designação de Programas de Saúde.
II. A temática é, prioritariamente, desenvolvida na disciplina de Ciências Naturais.
III. Nos Parâmetros Nacionais Curriculares, o tema Saúde é um dos temas transversais.
Assinale:
- A)se somente a afirmativa I estiver correta.
- B)se somente a afirmativa II estiver correta.
- C)se somente a afirmativa III estiver correta.
- D)se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- E)se todas as afirmativas estiverem corretas.
A alternativa correta é E)
O tema da saúde no currículo escolar brasileiro passou por diversas transformações ao longo das décadas, refletindo mudanças nas políticas públicas e na compreensão da educação como um processo integral. As três afirmativas apresentadas demonstram diferentes momentos e abordagens dessa trajetória.
A afirmativa I refere-se à Lei nº 5.692/71, que de fato representou um marco ao incluir formalmente os Programas de Saúde nas atividades escolares. Essa legislação, do período da ditadura militar, trouxe a saúde para o ambiente educacional, ainda que com uma perspectiva mais instrumental.
A afirmativa II destaca que a temática da saúde é prioritariamente desenvolvida na disciplina de Ciências Naturais. Essa abordagem disciplinar tradicional ainda persiste em muitas escolas, embora os Parâmetros Curriculares Nacionais tenham proposto uma visão mais ampla.
Por fim, a afirmativa III aponta corretamente que nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), implementados a partir dos anos 1990, a saúde ganhou status de tema transversal. Essa inovação conceitual propunha que o tema permeasse diversas áreas do conhecimento e atividades escolares, superando a abordagem fragmentada.
Portanto, todas as afirmativas estão corretas: a I representa o marco legal inicial, a II mostra a implementação tradicional e a III apresenta a proposta mais atual e abrangente. A alternativa E é a correta, pois as três afirmativas descrevem aspectos verdadeiros e complementares da trajetória da saúde no currículo escolar brasileiro.
Questão 94
Segundo Chassot, compreender a ciência como uma linguagem construída por homens e mulheres para explicar o mundo natural contribui para
- A)controlar e prever as transformações que ocorrem na natureza, condições necessárias para fazermos propostas de transformações que conduzam a uma melhor qualidade de vida.
- B)conhecer as ciências da natureza com linguagens e objetos próprios que requerem processos criativos e construtivos sem conexões com as ciências humanas.
- C)compreender os modelos explicativos que descrevem verdades permanentes a respeito da realidade natural.
- D)identificar a escola como um polo irradiador de conhecimento, diferentemente do que ocorria até há pouco tempo, quando o fluxo do conhecimento era da comunidade para a escola.
- E)reconhecer a importância da transmissão massiva de conteúdos para assegurar aos alunos a aquisição dos conhecimentos científicos necessários à compreensão da realidade.
A alternativa correta é A)
Segundo Chassot, compreender a ciência como uma linguagem construída por homens e mulheres para explicar o mundo natural contribui para:
- A) controlar e prever as transformações que ocorrem na natureza, condições necessárias para fazermos propostas de transformações que conduzam a uma melhor qualidade de vida. (Gabarito correto)
- B) conhecer as ciências da natureza com linguagens e objetos próprios que requerem processos criativos e construtivos sem conexões com as ciências humanas.
- C) compreender os modelos explicativos que descrevem verdades permanentes a respeito da realidade natural.
- D) identificar a escola como um polo irradiador de conhecimento, diferentemente do que ocorria até há pouco tempo, quando o fluxo do conhecimento era da comunidade para a escola.
- E) reconhecer a importância da transmissão massiva de conteúdos para assegurar aos alunos a aquisição dos conhecimentos científicos necessários à compreensão da realidade.
Questão 95
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
O envolvimento do adolescente com as substâncias químicas
pode ocorrer em vários estágios:
____________________, onde não há uso de substâncias
psicoativas; _________________, no qual o uso ocorre de maneira esporádica; ____________________,
fase em que os prejuízos começam a emergir; ____________________, onde ao longo
de um ano ocorre o uso recorrente das substâncias psicoativas que levam a
prejuízos sociais e legais mais importantes e a ____________________, fase em
que aparecem a tolerância, que é usar mais tempo ou quantidade maior para
alcançar os efeitos desejados, onde há prejuízos sociais e legais graves e
sintomas físicos que aparecem com a interrupção do uso (síndrome de
abstinência).
- A)a abstinência / uso experimental ou recreacional / abuso / dependência / abuso inicial
- B)a abstinência / uso experimental ou recreacional / abuso inicial / abuso / dependência
- C)a abstinência / uso experimental ou recreacional / dependência / abuso / abuso inicial
- D)a abstinência / uso experimental ou recreacional / abuso inicial / dependência / abuso
- E)a abstinência / abuso inicial / uso experimental ou recreacional / abuso / dependência
A alternativa correta é B)
O envolvimento do adolescente com substâncias químicas é um processo que pode ser dividido em estágios distintos, cada um com características específicas. A sequência correta desses estágios é fundamental para compreender a progressão do comportamento de uso e seus impactos.
O primeiro estágio é a abstinência, onde não há consumo de substâncias psicoativas. Em seguida, vem o uso experimental ou recreacional, caracterizado por um consumo esporádico, sem padrão estabelecido. O terceiro estágio é o abuso inicial, quando os primeiros prejuízos começam a surgir devido ao uso mais frequente.
O quarto estágio é o abuso, marcado pelo uso recorrente ao longo de um ano, levando a consequências sociais e legais mais significativas. Por fim, o estágio mais grave é a dependência, onde ocorrem tolerância, síndrome de abstinência e prejuízos graves em diversas áreas da vida.
Portanto, a alternativa correta é a B), que apresenta a sequência: abstinência / uso experimental ou recreacional / abuso inicial / abuso / dependência.
Questão 96
. Os defensores das teorias ambientalistas do desenvolvimento consideram que, quando um comportamento é associado a um determinado estímulo, ele tende a reaparecer quando estiverem presentes estímulos semelhantes. Esse fenômeno é denominado:
- A)personalização
- B)particularização
- C)representação
- D)generalização
- E)interação
A alternativa correta é D)
Os defensores das teorias ambientalistas do desenvolvimento consideram que, quando um comportamento é associado a um determinado estímulo, ele tende a reaparecer quando estiverem presentes estímulos semelhantes. Esse fenômeno é denominado:
- A) personalização
- B) particularização
- C) representação
- D) generalização
- E) interação
O gabarito correto é D) generalização.