Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências - Pedagogia - concurso

Questão 91

“Um estudante deve usar o pensamento científico para refletir sobre o grau de credibilidade das afirmações que ouvimos dos outros, tanto das pessoas com as quais nos relacionamos, quanto dos meios de comunicação e de todas as fontes de informação do dia a dia.”
                                                                                                          (Melina Furman – Nova Escola.)

Dentro dessa perspectiva os professores devem, no ensino de ciências, EXCETO:

  • A)Permitir aos alunos uma participação mais ativa em todas as suas aulas.
  • B)Trabalhar os conteúdos de forma que se tornem progressivamente mais complexos.
  • C)Organizar as aulas, incluindo diversas abordagens didáticas, como, por exemplo, as experiências.
  • D)Intensificar com os alunos o estudo de dados, terminologias e conceitos científicos para serem apreendidos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O ensino de ciências deve promover o desenvolvimento do pensamento crítico e científico nos estudantes, conforme destacado por Melina Furman. Dentro dessa perspectiva, os professores têm o papel fundamental de criar um ambiente que estimule a reflexão, a investigação e a análise das informações presentes no cotidiano. No entanto, algumas abordagens podem se distanciar desse objetivo.

Analisando as alternativas apresentadas, é possível identificar que as opções A, B e C estão alinhadas com uma proposta de ensino ativo e progressivo. A alternativa A valoriza a participação ativa dos alunos, essencial para a construção do conhecimento. A alternativa B reforça a importância da complexidade crescente dos conteúdos, permitindo que os estudantes avancem em seu entendimento de forma estruturada. Já a alternativa C destaca a diversificação das estratégias didáticas, como experiências práticas, que enriquecem o aprendizado.

Por outro lado, a alternativa D sugere uma abordagem mais tradicional, baseada na memorização de dados, terminologias e conceitos científicos. Embora esses elementos sejam importantes, a simples intensificação de seu estudo, sem contextualização ou aplicação prática, não contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico. Portanto, essa alternativa se distancia do objetivo de formar estudantes capazes de questionar e analisar criticamente as informações recebidas.

Assim, o gabarito correto é D, pois essa abordagem não favorece a reflexão científica proposta no texto inicial.

Questão 92

No que se refere à concepção, à importância, às dimensões e aos níveis do planejamento participativo, julgue o item a seguir.

Os fatores contextuais do enfoque participativo incluem a tecnificação, a disciplinaridade e a especialização, que são características fundamentais para a aplicação da ciência no cotidiano.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

No que se refere ao planejamento participativo, é importante compreender os fatores que influenciam sua aplicação e eficácia. O item em questão afirma que a tecnificação, a disciplinaridade e a especialização são fatores contextuais fundamentais do enfoque participativo, essenciais para a aplicação da ciência no cotidiano. No entanto, essa afirmação está incorreta.

O planejamento participativo baseia-se, sobretudo, na inclusão democrática de diferentes atores sociais, na horizontalidade das relações e na construção coletiva de soluções. Embora a tecnificação, a disciplinaridade e a especialização possam contribuir para processos técnicos e científicos, elas não são características centrais do enfoque participativo. Pelo contrário, esse modelo valoriza o conhecimento popular, a diversidade de saberes e a participação ativa da comunidade, elementos que muitas vezes transcendem a rigidez da especialização e da disciplinaridade.

Portanto, o gabarito correto é E) ERRADO, pois os fatores mencionados não representam os princípios fundamentais do planejamento participativo, que prioriza a colaboração e a descentralização do poder decisório.

Questão 93

Com relação à abordagem da saúde no currículo das escolas brasileiras, analise as afirmativas a seguir.

I. A Lei nº 5.692/71 introduziu formalmente a temática da saúde nas atividades escolares, sob a designação de Programas de Saúde.
II. A temática é, prioritariamente, desenvolvida na disciplina de Ciências Naturais.
III. Nos Parâmetros Nacionais Curriculares, o tema Saúde é um dos temas transversais.

Assinale:

  • A)se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B)se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C)se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D)se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E)se todas as afirmativas estiverem corretas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O tema da saúde no currículo escolar brasileiro passou por diversas transformações ao longo das décadas, refletindo mudanças nas políticas públicas e na compreensão da educação como um processo integral. As três afirmativas apresentadas demonstram diferentes momentos e abordagens dessa trajetória.

A afirmativa I refere-se à Lei nº 5.692/71, que de fato representou um marco ao incluir formalmente os Programas de Saúde nas atividades escolares. Essa legislação, do período da ditadura militar, trouxe a saúde para o ambiente educacional, ainda que com uma perspectiva mais instrumental.

A afirmativa II destaca que a temática da saúde é prioritariamente desenvolvida na disciplina de Ciências Naturais. Essa abordagem disciplinar tradicional ainda persiste em muitas escolas, embora os Parâmetros Curriculares Nacionais tenham proposto uma visão mais ampla.

Por fim, a afirmativa III aponta corretamente que nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), implementados a partir dos anos 1990, a saúde ganhou status de tema transversal. Essa inovação conceitual propunha que o tema permeasse diversas áreas do conhecimento e atividades escolares, superando a abordagem fragmentada.

Portanto, todas as afirmativas estão corretas: a I representa o marco legal inicial, a II mostra a implementação tradicional e a III apresenta a proposta mais atual e abrangente. A alternativa E é a correta, pois as três afirmativas descrevem aspectos verdadeiros e complementares da trajetória da saúde no currículo escolar brasileiro.

Questão 94

Segundo Chassot, compreender a ciência como uma linguagem construída por homens e mulheres para explicar o mundo natural contribui para

  • A)controlar e prever as transformações que ocorrem na natureza, condições necessárias para fazermos propostas de transformações que conduzam a uma melhor qualidade de vida.
  • B)conhecer as ciências da natureza com linguagens e objetos próprios que requerem processos criativos e construtivos sem conexões com as ciências humanas.
  • C)compreender os modelos explicativos que descrevem verdades permanentes a respeito da realidade natural.
  • D)identificar a escola como um polo irradiador de conhecimento, diferentemente do que ocorria até há pouco tempo, quando o fluxo do conhecimento era da comunidade para a escola.
  • E)reconhecer a importância da transmissão massiva de conteúdos para assegurar aos alunos a aquisição dos conhecimentos científicos necessários à compreensão da realidade.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

Segundo Chassot, compreender a ciência como uma linguagem construída por homens e mulheres para explicar o mundo natural contribui para:

  • A) controlar e prever as transformações que ocorrem na natureza, condições necessárias para fazermos propostas de transformações que conduzam a uma melhor qualidade de vida. (Gabarito correto)
  • B) conhecer as ciências da natureza com linguagens e objetos próprios que requerem processos criativos e construtivos sem conexões com as ciências humanas.
  • C) compreender os modelos explicativos que descrevem verdades permanentes a respeito da realidade natural.
  • D) identificar a escola como um polo irradiador de conhecimento, diferentemente do que ocorria até há pouco tempo, quando o fluxo do conhecimento era da comunidade para a escola.
  • E) reconhecer a importância da transmissão massiva de conteúdos para assegurar aos alunos a aquisição dos conhecimentos científicos necessários à compreensão da realidade.

Questão 95

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

O envolvimento do adolescente com as substâncias químicas
pode ocorrer em vários estágios:


____________________, onde não há uso de substâncias
psicoativas; _________________, no qual o uso ocorre de maneira esporádica; ____________________,
fase em que os prejuízos começam a emergir; ____________________, onde ao longo
de um ano ocorre o uso recorrente das substâncias psicoativas que levam a
prejuízos sociais e legais mais importantes e a ____________________, fase em
que aparecem a tolerância, que é usar mais tempo ou quantidade maior para
alcançar os efeitos desejados, onde há prejuízos sociais e legais graves e
sintomas físicos que aparecem com a interrupção do uso (síndrome de
abstinência).

  • A)a abstinência / uso experimental ou recreacional / abuso / dependência / abuso inicial
  • B)a abstinência / uso experimental ou recreacional / abuso inicial / abuso / dependência
  • C)a abstinência / uso experimental ou recreacional / dependência / abuso / abuso inicial
  • D)a abstinência / uso experimental ou recreacional / abuso inicial / dependência / abuso
  • E)a abstinência / abuso inicial / uso experimental ou recreacional / abuso / dependência
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

O envolvimento do adolescente com substâncias químicas é um processo que pode ser dividido em estágios distintos, cada um com características específicas. A sequência correta desses estágios é fundamental para compreender a progressão do comportamento de uso e seus impactos.

O primeiro estágio é a abstinência, onde não há consumo de substâncias psicoativas. Em seguida, vem o uso experimental ou recreacional, caracterizado por um consumo esporádico, sem padrão estabelecido. O terceiro estágio é o abuso inicial, quando os primeiros prejuízos começam a surgir devido ao uso mais frequente.

O quarto estágio é o abuso, marcado pelo uso recorrente ao longo de um ano, levando a consequências sociais e legais mais significativas. Por fim, o estágio mais grave é a dependência, onde ocorrem tolerância, síndrome de abstinência e prejuízos graves em diversas áreas da vida.

Portanto, a alternativa correta é a B), que apresenta a sequência: abstinência / uso experimental ou recreacional / abuso inicial / abuso / dependência.

Questão 96

. Os defensores das teorias ambientalistas do desenvolvimento consideram que, quando um comportamento é associado a um determinado estímulo, ele tende a reaparecer quando estiverem presentes estímulos semelhantes. Esse fenômeno é denominado:

  • A)personalização
  • B)particularização
  • C)representação
  • D)generalização
  • E)interação
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Os defensores das teorias ambientalistas do desenvolvimento consideram que, quando um comportamento é associado a um determinado estímulo, ele tende a reaparecer quando estiverem presentes estímulos semelhantes. Esse fenômeno é denominado:

  • A) personalização
  • B) particularização
  • C) representação
  • D) generalização
  • E) interação

O gabarito correto é D) generalização.

1 8 9 10