Questões Sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências - Pedagogia - concurso
Questão 41
Em geral, podemos dizer que todas as tentativas de
privilegiar, ora uma elaboração cuidadosa e articulada do conteúdo
a ser aprendido, ora uma metodologia atenta exclusivamente
ao desenvolvimento psicológico do estudante, não somente
têm reduzido o espaço de ação do professor e perturbado sua
sobrevivência profissional, mas também têm obtido resultados
insatisfatórios quanto à aprendizagem dos estudantes. O recente
crescimento de uma visão construtivista de ensino e aprendizagem
nos meios didáticos recoloca o problema da formação do professor,
ressaltando a importância do seu conhecimento científico e da
natureza de sua competência profissional.
A. Villani e J. L. A. Pacca. Construtivismo, conhecimento científico e
habilidade didática no ensino de ciências. In: Revista da Faculdade de
Educação, São Paulo, v. 23, n.º 1/2, jan.-dez./1997, p. 196-214 (com adaptações)
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos
relacionados ao ensino, julgue o seguinte item.
A capacidade de definir metas específicas a serem atingidas
em cada aula é uma competência disciplinar importante para
professores de biologia.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O texto apresentado discute as limitações de abordagens pedagógicas que priorizam exclusivamente o conteúdo ou o desenvolvimento psicológico do aluno, destacando a necessidade de equilíbrio entre conhecimento científico e competência didática no ensino. A visão construtivista, conforme mencionado, reforça a importância da formação docente, mas não aborda diretamente a definição de metas específicas por aula como uma competência central.
A afirmação de que "a capacidade de definir metas específicas a serem atingidas em cada aula é uma competência disciplinar importante para professores de biologia" não encontra respaldo direto no excerto. O texto enfatiza o conhecimento científico e a habilidade didática de forma ampla, sem mencionar o planejamento de metas aula a aula como um elemento-chave. Portanto, a resposta correta é E) ERRADO, pois o trecho não sustenta essa afirmação como uma competência disciplinar essencial.
Questão 42
Tendo em vista que, com o compromisso de contribuir para a formação intelectual, profissional e cultural do cidadão cego brasileiro, o Ministério da Educação unificou, em todo o território nacional, os caracteres braille para o uso na química, garantindo, assim, acesso a textos específicos da área, julgue o item a seguir, acerca da Grafia Química Braille para Uso no Brasil.
A translineação de uma fórmula química na grafia braille é
feita após uma ligação química, tornando-se necessário repetir
os símbolos na continuidade da representação, tal como
exemplificado a seguir.
H3C–CH2–CH2–
– CH3
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O Ministério da Educação, em seu compromisso com a inclusão e acessibilidade, estabeleceu a padronização dos caracteres braille para a química em todo o território nacional. Essa iniciativa visa garantir que estudantes cegos tenham pleno acesso ao conhecimento científico, especialmente no que diz respeito à representação de fórmulas e conceitos químicos. A Grafia Química Braille para Uso no Brasil segue regras específicas para assegurar clareza e precisão na comunicação dessas informações.
Um dos aspectos fundamentais dessa padronização é a translineação de fórmulas químicas. De acordo com as normas estabelecidas, a quebra de linha em uma fórmula braille deve ocorrer após uma ligação química, como no exemplo apresentado (H3C–CH2–CH2– / –CH3). Além disso, é necessário repetir os símbolos na linha seguinte para manter a integridade e a compreensão da estrutura química representada.
Portanto, a afirmação de que "a translineação de uma fórmula química na grafia braille é feita após uma ligação química, tornando-se necessário repetir os símbolos na continuidade da representação" está correta (alternativa C). Esse cuidado na representação braille é essencial para evitar ambiguidades e garantir que as informações químicas sejam transmitidas com exatidão, contribuindo para a efetiva aprendizagem dos estudantes cegos.
Questão 43
Tendo em vista que, com o compromisso de contribuir para a formação intelectual, profissional e cultural do cidadão cego brasileiro, o Ministério da Educação unificou, em todo o território nacional, os caracteres braille para o uso na química, garantindo, assim, acesso a textos específicos da área, julgue o item a seguir, acerca da Grafia Química Braille para Uso no Brasil.
O corte de equações químicas é feito antes ou depois de
símbolos operatórios, símbolos de relações numéricas ou setas,
sendo necessária a repetição desses símbolos na linha seguinte,
tal qual exemplificado a seguir.
2C(grafite) + 2O2(g) →
→ 2CO2(g)
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O texto apresentado aborda a importância da unificação dos caracteres braille no ensino da química para pessoas cegas no Brasil, destacando o compromisso do Ministério da Educação em garantir acessibilidade aos conteúdos específicos da área. Dentro desse contexto, é proposta uma questão sobre a Grafia Química Braille, mais especificamente sobre o corte de equações químicas.
O item em análise afirma que o corte de equações químicas deve ser feito antes ou depois de símbolos operatórios, símbolos de relações numéricas ou setas, sendo necessária a repetição desses símbolos na linha seguinte. Como exemplo, é apresentada a equação:
2C(grafite) + 2O2(g) →
→ 2CO2(g)
No entanto, o gabarito indica que a afirmação está errada (E). Isso sugere que a regra de corte e repetição de símbolos em equações químicas no braille não segue exatamente o que foi descrito no item. A norma correta pode exigir um tratamento diferente para esses símbolos, como evitar a repetição ou adotar outro critério para o corte das equações.
Portanto, conclui-se que a afirmação apresentada não está de acordo com as regras estabelecidas pela Grafia Química Braille para Uso no Brasil, justificando a marcação da alternativa E) ERRADO como resposta correta.
Questão 44
A importância do domínio científico e da
habilidade didática para uma educação científica de
qualidade é ancorada na defesa de que a
aprendizagem das ciências deve ser acompanhada
por uma aprendizagem sobre as ciências.
Considerando essa proposição, assinale a opção que
NÃO corresponde a uma contribuição da inclusão da
educação científica crítica no ensino de biologia.
- A)Divulga o cientista como pai de uma área do conhecimento científico, despertando o interesse dos alunos pela carreira científica.
- B)Humaniza as ciências, conectando-as com preocupações pessoais, éticas, culturais e políticas.
- C)Torna as aulas mais desafiadoras e estimula habilidades de raciocínio e pensamento crítico.
- D)Alerta para as dificuldades históricas no desenvolvimento do conhecimento científico.
A alternativa correta é A)
A importância do domínio científico e da habilidade didática para uma educação científica de qualidade está diretamente relacionada à necessidade de não apenas transmitir conhecimentos, mas também de promover uma compreensão crítica sobre como a ciência é construída e seu impacto na sociedade. A inclusão de uma abordagem crítica no ensino de biologia busca humanizar as ciências, conectando-as a questões éticas, culturais e políticas, além de estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre os desafios históricos do conhecimento científico.
Entre as alternativas apresentadas, a opção que NÃO corresponde a uma contribuição da educação científica crítica é a letra A), que propõe divulgar o cientista como "pai" de uma área do conhecimento, despertando o interesse dos alunos pela carreira científica. Essa visão romantizada e individualista da ciência pode reforçar estereótipos e desconsiderar o caráter coletivo e social da produção científica, além de não necessariamente promover uma compreensão crítica sobre a natureza da ciência.
As demais alternativas (B, C e D) representam contribuições válidas da educação científica crítica, pois incentivam uma visão mais ampla e contextualizada da ciência, estimulam o debate e a reflexão, e destacam os desafios e contradições inerentes ao processo de construção do conhecimento.
Questão 45
As legislações que versam sobre o ensino de
ciências e biologia destacam um ensino pautado na
importância das aprendizagens. Por isso conceitos
como letramento científico, aprendizagem
significativa, contextualização e transposição didática
são alguns dos aspectos importantes dos documentos
oficias. Em relação a esses conceitos, analise as
afirmativas abaixo.
I. O trabalho que transforma um objeto de
saber em um objeto de ensino é chamado de
transposição didática. Para Yves Chevallard
este conceito diz respeito a um saber a
ensinar, que sofre, a partir de então
transformações que vão torná-lo apto a
ocupar um lugar de objeto de ensino.
II. Quando os conhecimentos, realidades e
vivências prévias dos alunos são considerados
como ponto de partida para o ensino, tem-se
a contextualização. Nesse caso, o ensino da
biologia fará sentido para o aluno e a
compreensão dos processos e fenômenos
biológicos será favorecida.
III. O letramento científico é um conceito que
envolve a capacidade de compreender e
interpretar o mundo natural, social e
tecnológico, mas também de transformá-lo
com base nos aportes teóricos e processuais
da ciência.
IV. A aprendizagem significativa implica a
aquisição de um vocabulário básico de
conceitos científicos, a compreensão da
natureza do método científico e a
compreensão do impacto da ciência e da
tecnologia sobre os indivíduos e a sociedade.
É correto o que se afirma em
- A)II e IV apenas.
- B)I, II e III apenas.
- C)I, II, III e IV.
- D)I, III e IV apenas
A alternativa correta é B)
As legislações que abordam o ensino de ciências e biologia enfatizam a importância de uma educação baseada em aprendizagens significativas. Dentro desse contexto, conceitos como letramento científico, aprendizagem significativa, contextualização e transposição didática são fundamentais nos documentos oficiais. A análise das afirmativas apresentadas permite compreender melhor esses conceitos e sua aplicação no ensino.
A afirmativa I está correta, pois define adequadamente a transposição didática como o processo de transformação de um objeto de saber em um objeto de ensino, conforme proposto por Yves Chevallard. Esse conceito é essencial para adaptar o conhecimento científico ao contexto educacional.
A afirmativa II também está correta, já que a contextualização no ensino de biologia envolve considerar as vivências e conhecimentos prévios dos alunos, facilitando a compreensão dos fenômenos biológicos e tornando o aprendizado mais relevante.
A afirmativa III está correta ao descrever o letramento científico como a capacidade de interpretar e intervir no mundo natural, social e tecnológico com base nos conhecimentos científicos. Esse conceito vai além da simples memorização de fatos, envolvendo uma aplicação crítica e transformadora.
Já a afirmativa IV está incorreta, pois confunde aprendizagem significativa com aspectos mais específicos do letramento científico. A aprendizagem significativa, na visão de David Ausubel, refere-se à conexão entre novos conhecimentos e estruturas cognitivas pré-existentes, e não apenas à aquisição de vocabulário ou compreensão do método científico.
Portanto, as afirmativas corretas são I, II e III, correspondendo à alternativa B.
Questão 46
ciências, sintonizado com os Parâmetros Curriculares Nacionais,
à exceção de uma. Assinale‐a.
- A)Adotar a estratégia de metodologia da pesquisa científica.
- B)Utilizar o conhecimento científico como única fonte de saber.
- C)Frequentar laboratórios, museus, planetários e exposições.
- D)Ensinar a partir de experimentos e maquetes.
- E)Utilizar jogos e atividades lúdicas nas aulas.
A alternativa correta é B)
O ensino de ciências, conforme orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), deve ser dinâmico, investigativo e contextualizado, promovendo a construção do conhecimento de forma ativa e significativa. Entre as estratégias apresentadas, a alternativa B) destoa por limitar o saber à única fonte do conhecimento científico, contrariando a proposta dos PCNs, que valorizam a pluralidade de saberes e a interdisciplinaridade.
As demais alternativas estão alinhadas com as recomendações pedagógicas contemporâneas. A metodologia da pesquisa científica (A) estimula a curiosidade e o pensamento crítico, enquanto visitas a espaços educativos (C) contextualizam o aprendizado. Experimentos e maquetes (D) concretizam conceitos abstratos, e jogos lúdicos (E) facilitam a assimilação ao associar conteúdo ao prazer. A exclusão da alternativa B) reforça que a ciência dialoga com outras formas de conhecimento, sendo esta visão reducionista incompatível com uma educação científica crítica e inclusiva.
Questão 47
conhecimento, continua essencialmente centrado nos
conteúdos, sem apresentar ligação com o dia a dia dos
estudantes, e baseia-se, na maioria das vezes, em aulas
expositivas. Nessa perspectiva, os professores tendem a
transmitir conteúdos e os estudantes possuem um
comportamento passivo no processo, muitas vezes
simplesmente realizando cálculos matemáticos ao invés de
interpretar fenômenos físicos.
quanto ao ensino de física.
- A)No que se refere ao ensino médio, conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, disponibiliza-se um currículo voltado não para as competências adquiridas, mas sim para conteúdos na organização didática de temas de física.
- B)O processo de aprendizagem pode ser definido, de forma sintética, como o modo como os indivíduos retêm novos conhecimentos, desencadeiam novas competências e mudam seus comportamentos por meio dos conteúdos estudados, e não pelas experiências adquiridas.
- C)A maioria dos livros didáticos do ensino de física trazem seus conteúdos associados à realidade do estudante, valorizando suas experiências, sem um enfoque demasiadamente matemático.
- D)Do ponto de vista do ensino de física, os jovens devem adquirir competências para lidar com as situações que vivenciam, ou que vivenciarão no futuro, muitas delas novas e inéditas. Nada mais natural, portanto, que substituir a preocupação central com as competências por uma organização didático-pedagógica mais conteudista do ensino de física.
- E)Segundo o texto, há poucos espaços nas escolas para a reflexão referente aos problemas existentes na natureza e para a verificação e a aprendizagem de fenômenos existentes no planeta.
A alternativa correta é E)
O ensino de física, conforme apontado no texto, ainda enfrenta desafios significativos em sua abordagem pedagógica. A ênfase excessiva em conteúdos teóricos e aulas expositivas, sem conexão com a realidade dos estudantes, limita o desenvolvimento de habilidades práticas e a compreensão dos fenômenos físicos. Essa metodologia tradicional acaba por reduzir o papel do aluno a um agente passivo, focado principalmente em cálculos matemáticos, em vez de estimular a interpretação e a aplicação do conhecimento no cotidiano.
A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra E, que destaca a carência de espaços para reflexão sobre problemas naturais e fenômenos físicos no ambiente escolar. Essa crítica reforça a necessidade de um ensino mais contextualizado, que permita aos alunos não apenas absorver informações, mas também questionar, experimentar e relacionar a física com o mundo ao seu redor.
As demais alternativas apresentam distorções em relação ao texto original. A letra A menciona a LDB de forma imprecisa, enquanto a B reduz a aprendizagem à retenção de conteúdos, ignorando a importância das experiências. A letra C contraria o texto ao sugerir que os livros didáticos já priorizam a realidade do estudante, e a D propõe uma substituição inadequada entre competências e conteudismo, desconsiderando o equilíbrio necessário entre ambos.
Fonte: www.univates.br (com adaptações)
Questão 48
quais conteúdos devem ser priorizados dentro do ensino de
biologia, quais os objetivos de aprendizagem a serem
perseguidos e como atingi-los. É necessário compreender a
existência de conhecimentos entre uma base comum e outra
diversificada, ambas integradas à realidade do aluno, de
forma que ele possa intervir sobre ela, com autonomia e
competência.
com relação aos preceitos propostos pelos PCNEM para o
ensino de biologia.
- A)Permitem a compreensão dos limites dos diferentes sistemas explicativos e asseguram que a ciência tem respostas definitivas.
- B)Promovem a instrumentalização de uma gama de fatos e fenômenos - naturais ou não - ao educando, sob a óptica da ciência, mais especificamente da biologia.
- C)Promovem a capacitação do educando à interpretação dos processos, fatos e fenômenos para que, simultaneamente, adquira uma visão crítica que lhe permita tomar decisões sobre fatos e fenômenos relacionados à biologia.
- D)Promovem a aprendizagem da ciência como parte de uma formação cidadã, sem comprometimento diante de um mundo cada dia mais complexo.
- E)O ensino da biologia deve servir como meio para ampliar a compreensão sobre a realidade, mas é desconsiderado como instrumento orientador de decisões e intervenções sobre a visão da ciência.
A alternativa correta é C)
O ensino de biologia, conforme abordado nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), deve ir além da simples transmissão de conhecimentos científicos. Ele deve capacitar o aluno a interpretar processos, fatos e fenômenos biológicos de maneira crítica, permitindo-lhe tomar decisões fundamentadas sobre questões relacionadas à disciplina. Essa perspectiva está alinhada com a alternativa C), que destaca a importância de desenvolver no educando uma visão crítica e autônoma, capaz de intervir na realidade com base no conhecimento científico.
Os PCNEM enfatizam que o ensino de biologia não deve se limitar à memorização de conceitos ou à apresentação de verdades absolutas, como sugerido na alternativa A). Pelo contrário, ele deve promover a reflexão sobre os limites e as possibilidades da ciência, incentivando o aluno a questionar e analisar criticamente as informações. Além disso, a alternativa B), apesar de mencionar a instrumentalização de fatos e fenômenos, não aborda a dimensão crítica e decisória que os PCNEM consideram essencial.
A alternativa D) apresenta uma visão parcialmente correta, ao destacar a formação cidadã, mas falha ao sugerir que o ensino de biologia não deve se comprometer com a complexidade do mundo contemporâneo. Na verdade, os PCNEM defendem justamente o oposto: o ensino deve preparar o aluno para lidar com desafios reais, utilizando o conhecimento biológico como ferramenta de intervenção. Por fim, a alternativa E) incorre em um equívoco ao afirmar que a biologia é desconsiderada como instrumento orientador de decisões, o que contradiz diretamente os princípios dos PCNEM.
Portanto, a alternativa C) é a que melhor representa os preceitos dos PCNEM, pois sintetiza a proposta de um ensino que alia compreensão científica, pensamento crítico e capacidade de intervenção na realidade, elementos fundamentais para a formação integral do aluno.
Questão 49
fenômeno da vida, em toda a sua diversidade de
manifestações. Esse fenômeno caracteriza-se por um
conjunto de processos, organizados e integrados, de
diferentes formas de vida, sujeitas a transformações que
ocorrem no tempo e no espaço, sendo, ao mesmo tempo,
propiciadoras de transformações no ambiente.
que diz respeito às competências e habilidades para o ensino
de biologia.
- A)A biologia é um fazer humano que se associa aos fatores sociais e econômicos sem considerar a conjunção com fatores políticos, culturais e religiosos.
- B)Na biologia, as noções e os conceitos adequam-se a novas situações de aprendizado escolar, desconsiderando a questão existencial.
- C)A biologia considera a influência dos aspectos culturais, desconsiderando a interferência de aspectos místicos nos conhecimentos do senso comum relacionados a aspectos biológicos.
- D)A biologia julga ações de intervenção, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente.
- E)Na biologia, não existe relação do conhecimento interno com as diversas disciplinas para o entendimento de fatos ou processos biológicos (lógica externa).
A alternativa correta é D)
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Biologia tem como objeto de estudo o fenômeno da vida em toda a sua complexidade e diversidade. Esse fenômeno abrange processos organizados e integrados, que se manifestam em diferentes formas de vida, sujeitas a transformações ao longo do tempo e do espaço. Além disso, a vida não apenas sofre influências do ambiente, mas também o modifica, estabelecendo uma relação dinâmica e interdependente.
Considerando esse contexto, é fundamental refletir sobre as competências e habilidades necessárias para o ensino da Biologia. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra D, que afirma: "A biologia julga ações de intervenção, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente." Essa afirmação está alinhada com a perspectiva dos PCN, que destacam a importância de uma abordagem crítica e contextualizada da Biologia, capaz de avaliar impactos ambientais e promover ações sustentáveis em prol da saúde humana e dos ecossistemas.
As demais alternativas apresentam equívocos conceituais. A alternativa A desconsidera a influência de fatores políticos, culturais e religiosos, o que contraria a visão interdisciplinar da Biologia. A alternativa B ignora a dimensão existencial e humana no processo de aprendizagem, enquanto a C subestima a relação entre conhecimentos científicos e saberes tradicionais. Por fim, a alternativa E nega a integração entre diferentes áreas do conhecimento, essencial para a compreensão dos processos biológicos.
Portanto, a resposta correta reforça o papel da Biologia como ciência engajada na promoção do equilíbrio entre sociedade e natureza, incentivando práticas que garantam a sustentabilidade e o bem-estar coletivo.
Questão 50
O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global foi elaborado em 1992 no Fórum Global durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92). A respeito dos princípios fundamentais da educação para sociedades sustentáveis e da relação entre as políticas públicas de educação ambiental e a sustentabilidade, julgue o item a seguir.
As diretrizes propostas nesse tratado incluem a identificação
e o estudo das causas dos hábitos consumistas da sociedade
contemporânea, o que poderá permitir mudanças nas práticas
adotadas e redução do consumismo exagerado.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, estabelecido durante a Rio 92, representa um marco na integração entre educação ambiental e sustentabilidade. Um de seus princípios fundamentais é a análise crítica dos padrões de consumo da sociedade contemporânea, visando identificar suas causas e promover transformações comportamentais.
O tratado reconhece que o consumismo exagerado é um dos grandes desafios ambientais da atualidade, pois está diretamente ligado à exploração desmedida de recursos naturais e à geração de resíduos. Nesse contexto, as diretrizes do documento incentivam justamente o estudo aprofundado das raízes culturais, econômicas e sociais que alimentam hábitos de consumo insustentáveis.
Ao propor essa abordagem educacional, o tratado busca criar condições para que indivíduos e comunidades reflitam sobre seus padrões de consumo e adotem práticas mais conscientes. Essa perspectiva está alinhada com o conceito de sociedades sustentáveis, que pressupõe a harmonização entre desenvolvimento humano e limites ecológicos.
Portanto, a afirmação sobre as diretrizes do tratado está correta, pois a identificação e estudo das causas do consumismo constituem etapa fundamental para a construção de alternativas sustentáveis de produção e consumo, objetivo central da educação ambiental proposta pelo documento.