Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências - Pedagogia - concurso

Questão 61

“Segundo Libâneo (2013), ‘para desenvolver o pensamento independente e criativo não é suficiente o conhecimento do
tema, mas é necessário o ensino de habilidades e capacidades, isto é, os métodos de adquirir e aplicar os
conhecimentos’. Também os PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) propõem que o sentido
de aprendizagem na área propicie um aprendizado útil à vida e ao trabalho, no qual as informações, o conhecimento, as
competências, as habilidades e os valores desenvolvidos sejam instrumentos reais de percepção, satisfação,
interpretação, julgamento, atuação, desenvolvimento pessoal ou de aprendizado permanente, evitando tópicos cujos
sentidos só possam ser compreendidos em outra etapa de escolaridade.”

(PCNEM, 2000.)


A análise do trecho anterior nos ajuda a inferir que a prática educativa do professor de Biologia deverá exercer uma
didática e uma metodologia que:

  • A)Sejam satisfatórias, onde alunos, professores e comunidade opinem, julguem, avaliem o ensino, a aprendizagem e a forma como os instrumentos metodológicos são conduzidos.
  • B)Sejam práticas, adaptando as metodologias dentro da realidade de cada escola, dispensando aquelas formas de ensino em que não é possível aplicá-las por falta de estrutura na escola.
  • C)Sejam educativas, utilizando as modernas tecnologias de informação e comunicação para explicar os conteúdos aos alunos numa abordagem científica e completa, preparando-os para alcançar índices satisfatórios nas avaliações internas e externas.
  • D)Sejam dinâmicas, utilizando metodologias que combinem conhecimento teórico com a percepção mental do que é ensinado, utilizando formas variadas de comunicação, objetivando o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos alunos frente a uma atitude crítica e cidadã.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

A análise do trecho apresentado, que aborda as perspectivas de Libâneo (2013) e dos PCNEM (2000), permite compreender que a prática educativa do professor de Biologia deve ir além da simples transmissão de conhecimentos. O texto enfatiza a importância de desenvolver habilidades e capacidades nos alunos, tornando o aprendizado significativo para sua vida e para o trabalho. Nesse contexto, a alternativa D) é a que melhor reflete essa abordagem, ao propor metodologias dinâmicas que integram teoria e prática, estimulando o pensamento crítico e a formação cidadã.

A alternativa D) destaca a necessidade de uma didática que combine o conhecimento teórico com a percepção mental do que é ensinado, utilizando diversas formas de comunicação. Essa abordagem está alinhada com as ideias de Libâneo e dos PCNEM, que defendem um ensino que desenvolva capacidades cognoscitivas e prepare os alunos para atuar de forma autônoma e reflexiva na sociedade. Portanto, essa é a resposta mais coerente com os princípios apresentados no texto.

Questão 62

“Discussões sobre a natureza e a importância da alfabetização em geral e da científica, em particular, atingem desde
pesquisadores, trabalhando isoladamente, até instituições do porte e escopo da UNESCO que investem hoje grandes
quantidades de recursos e procuram integrar a comunidade de educadores em ciências do mundo (…).”

(INEP, 1992, p. 6.)

Sendo uma temática relevante a ser trabalhada pelos professores de Ciências, o que seria “alfabetização
científico-tecnológica”?

  • A)Aquisição de habilidades e competências que permitam aos alunos executarem pesquisas científicas.
  • B)Vincular ao ensino as contribuições científicas, visto que o progresso social é consequência do progresso tecnológico.
  • C)Compreensão da ação da superioridade teórica e prática da ciência, na busca de resoluções dos problemas principais da humanidade.
  • D)De significado amplo e complexo, busca democratizar os conhecimentos científico-tecnológicos visando uma ação dialógica e participativa de professores e alunos na construção do trabalho pedagógico
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

A alfabetização científico-tecnológica é um conceito amplo e multidimensional, que vai além da simples transmissão de conhecimentos científicos ou do domínio de técnicas. Como apontado na alternativa D), ela se caracteriza pela democratização dos saberes científico-tecnológicos, promovendo uma relação dialógica entre professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Diferentemente das outras alternativas, que reduzem a alfabetização científica a aspectos específicos (como pesquisa, progresso social ou superioridade da ciência), a opção correta compreende a complexidade do tema. Ela enfatiza a importância de uma abordagem participativa e crítica, onde o conhecimento científico não é visto como algo pronto e acabado, mas como uma construção coletiva dentro do espaço pedagógico.

Essa perspectiva está alinhada com as discussões contemporâneas sobre educação científica, que defendem a formação de cidadãos capazes de compreender e intervir criticamente na realidade, utilizando os conhecimentos científicos como ferramenta de transformação social. A alfabetização científico-tecnológica, portanto, não se limita à aquisição de informações, mas busca desenvolver uma postura ativa e reflexiva diante do mundo.

Questão 63

“Uma explosão em um laboratório na Escola Estadual Presidente Vargas, em Dourados, deixou uma pessoa ferida. O
professor de biologia fazia experimentos com produtos químicos durante a aula quando aconteceu a explosão, segundo
informações do boletim de ocorrência, registrado na diretoria da escola. O professor foi socorrido e encaminhado ao
hospital e o local foi interditado por conta do risco de contaminação.”

Esse incidente, relatado pelo G1 de Mato Grosso do Sul, nos mostra o risco que professores e alunos podem correr se
práticas laboratoriais não seguirem condutas adequadas de segurança. Qual situação descrita a seguir ajuda a
prevenir da melhor forma os acidentes laboratoriais?

  • A)Aplicar inadequadamente as normas.
  • B)Desenvolver aulas práticas em ambiente a céu aberto, como o pátio.
  • C)Não efetuar práticas onde há canalização de gás; preferir utilizar a sala de aula.
  • D)Observar as normas de segurança e fiscalizar os alunos no cumprimento dessas normas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O incidente ocorrido no laboratório da Escola Estadual Presidente Vargas, em Dourados, serve como um alerta sobre a importância das normas de segurança em ambientes onde são realizados experimentos com produtos químicos. A explosão que feriu o professor de biologia durante uma aula prática evidencia os riscos inerentes a atividades laboratoriais quando os protocolos de segurança não são rigorosamente seguidos.

Entre as opções apresentadas para prevenir acidentes como esse, a alternativa D) se destaca como a mais eficaz. Observar as normas de segurança e fiscalizar os alunos no cumprimento dessas normas é fundamental para garantir um ambiente controlado e seguro. Essa abordagem não apenas minimiza os riscos de acidentes, mas também educa os estudantes sobre a importância de seguir procedimentos adequados, criando uma cultura de prevenção.

As demais alternativas apresentam falhas significativas. Aplicar normas inadequadamente (A) ou evitar práticas em laboratórios equipados (C) pode comprometer o aprendizado e até aumentar os perigos. Já realizar experimentos em locais abertos como o pátio (B) pode expor os participantes a outros riscos, como condições climáticas desfavoráveis ou falta de controle sobre os reagentes.

Portanto, a resposta correta é D), pois reforça a necessidade de um ambiente supervisionado e regido por normas de segurança bem estabelecidas, assegurando a integridade física de todos os envolvidos nas atividades práticas.

Questão 64

Luiza, aluna de Pedagogia, participou de uma aula de
Metodologia do Ensino de Ciências, na qual a professora
da disciplina trabalhou o papel da Educação em Ciências
Naturais no Ensino Fundamental I. Fez isso, explicitando
aos alunos um modelo metodológico que possibilita
aos indivíduos atuarem de modo ativo e crítico diante dos
fenômenos naturais. Tal modelo, que foi apresentado por
Delizoicov e Angotti (1994), propõe três momentos pedagógicos para o desenvolvimento de uma atividade educativa:
problematização inicial, organização do conhecimento e
aplicação do conhecimento. Esses momentos oportunizam
espaço ao trabalho coletivo, para o surgimento de conflitos/
confrontos de ideias, bem como, para a busca de soluções
para eles, com vistas à (re)construção de saberes sistematizados
por parte dos alunos. Segundo os autores, no
primeiro momento, cabe ao professor

  • A)problematizar o conteúdo novo, apresentando aos alunos o que consta do plano de ensino, conforme o que foi programado no início do ano.
  • B)ouvir o que o aluno tem a dizer sobre o assunto: tanto sua maneira de entender o conteúdo, como também a sua experiência de vida.
  • C)estimular o aluno a falar, com suas próprias palavras, sobre possíveis aplicações do conteúdo que será desenvolvido nos momentos seguintes.
  • D)solicitar a elaboração de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema a ser trabalhado, recorrendo preferencialmente à biblioteca da escola.
  • E)exibir fitas de vídeo e documentários sobre o tema a ser trabalhado e, em seguida, promover, com os alunos, discussões sobre o exibido.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

O modelo metodológico proposto por Delizoicov e Angotti (1994) para o ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental I apresenta uma abordagem pedagógica que valoriza a participação ativa e crítica dos alunos diante dos fenômenos naturais. Essa metodologia, baseada em três momentos pedagógicos – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento –, busca promover a construção coletiva de saberes, incentivando o diálogo, o confronto de ideias e a busca por soluções.

No primeiro momento, a problematização inicial, o papel do professor é fundamental para estabelecer um ambiente de aprendizagem significativa. Conforme o gabarito indica, a alternativa correta é a B), que destaca a importância de o professor ouvir o que o aluno tem a dizer sobre o assunto, considerando tanto sua compreensão prévia quanto suas experiências de vida. Essa abordagem dialógica permite que o educador identifique os conhecimentos prévios dos estudantes, suas dúvidas e curiosidades, criando assim um ponto de partida mais relevante para o processo de ensino-aprendizagem.

As demais alternativas, embora possam apresentar estratégias válidas em outros contextos, não se alinham completamente com a proposta dos autores. A problematização inicial não deve se limitar à exposição de um plano de ensino (A), nem à antecipação de aplicações do conteúdo (C), muito menos à pesquisa bibliográfica (D) ou à exibição passiva de vídeos (E). O foco, nessa etapa, está em construir um diálogo que parta do repertório dos alunos, estimulando sua curiosidade e preparando o terreno para os momentos subsequentes de organização e aplicação do conhecimento.

Portanto, a metodologia defendida por Delizoicov e Angotti reforça a ideia de que a Educação em Ciências deve ser um processo dinâmico, no qual o aluno é protagonista de sua aprendizagem. Ao priorizar a escuta e a valorização dos saberes trazidos pelos estudantes, o professor não só facilita a construção de conhecimentos científicos, mas também desenvolve habilidades críticas e reflexivas essenciais para a formação cidadã.

Questão 65

A filosofia e a história da ciência podem assumir funções importantes no ensino de ciências na
educação básica. Assinale a sequência CORRETA de afirmações verdadeiras (V) ou falsas (F)
acerca do que motiva o uso de história da ciência na educação científica:

( ) Possibilidade de aumento da predisposição em aprender por parte do aluno.

( ) Possibilidade de auxiliar na contextualização de conceitos científicos a serem aprendidos.

( ) Possibilidade de mostrar o caráter histórico e socialmente construído da ciência.

( ) Evidenciação do caráter indutivo do conhecimento científico inerente à história da ciência.

( ) Evidenciação do caráter dedutivo do conhecimento científico inerente à história da ciência.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

  • A)F, F, V, F, F
  • B)F, V, V, F, F
  • C)V, F, V, V, F
  • D)V, V, V, F, V
  • E)V, V, V, F, F
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

A filosofia e a história da ciência desempenham um papel fundamental no ensino de ciências na educação básica, contribuindo para uma compreensão mais profunda e contextualizada do conhecimento científico. A sequência correta de afirmações verdadeiras (V) ou falsas (F) sobre os motivos para utilizar a história da ciência no ensino é a alternativa E) V, V, V, F, F.

A primeira afirmação é verdadeira (V), pois a história da ciência pode aumentar a predisposição dos alunos em aprender, ao apresentar a ciência como uma narrativa envolvente e humana, repleta de descobertas e desafios. A segunda afirmação também é verdadeira (V), já que a contextualização histórica auxilia na compreensão de conceitos científicos, relacionando-os a situações reais e mostrando como foram desenvolvidos ao longo do tempo.

A terceira afirmação é igualmente verdadeira (V), pois a história da ciência revela seu caráter histórico e socialmente construído, desmistificando a ideia de que a ciência é um conhecimento estático e neutro. Por outro lado, a quarta afirmação é falsa (F), uma vez que a história da ciência não evidencia um caráter puramente indutivo do conhecimento científico, já que a ciência envolve tanto indução quanto outros métodos. A quinta afirmação também é falsa (F), pois, embora a dedução seja importante, a história da ciência não se limita a evidenciar apenas esse aspecto, mas sim a complexidade e a pluralidade de métodos científicos.

Portanto, a alternativa correta é E) V, V, V, F, F, que reflete de maneira precisa as contribuições da história da ciência para o ensino, destacando seu potencial motivador, contextualizador e desmistificador, sem reduzir a ciência a um único método ou abordagem.

Questão 66

Leia a afirmativa a seguir:

Um ensino que se preocupe com a natureza da ciência também estará possivelmente favorecendo que os
estudantes construam uma visão mais humana da ciência, destacando-se algumas características
conceituais como: ciência possui validade intrínseca; é social, politica e economicamente neutra; está
apartada de qualquer sentimento que não seja lógico, frio e racional (MORAES, 2008).

Essa afirmativa é:

  • A)Verdadeira, pois abarca todos os princípios da visão adequada de ciência.
  • B)Verdadeira, pois elimina toda e qualquer interpretação apoiada em ideias antigas, mas inválidas atualmente.
  • C)Falsa, pois desconsidera ideias conceituais de diferentes correntes epistemológicas.
  • D)Falsa, pois todas as visões epistemológicas estão contempladas na afirmativa.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

A afirmativa apresentada, baseada na perspectiva de Moraes (2008), descreve uma visão tradicional da ciência que enfatiza sua neutralidade, objetividade e racionalidade absoluta. No entanto, essa concepção é limitada, pois ignora contribuições importantes de diversas correntes epistemológicas que questionam essa suposta neutralidade e destacam o caráter histórico, social e cultural da produção científica.

A alternativa correta é C) Falsa, pois desconsidera ideias conceituais de diferentes correntes epistemológicas. Isso porque a afirmativa não leva em conta perspectivas críticas, como as da sociologia do conhecimento científico, que mostram como a ciência é influenciada por contextos políticos, econômicos e subjetivos. Além disso, correntes como o construtivismo e a epistemologia feminista, por exemplo, demonstram que a ciência não é totalmente apartada de sentimentos ou valores humanos.

Portanto, a visão apresentada no texto é reducionista e não abarca a complexidade e a pluralidade de entendimentos sobre a natureza da ciência, tornando a afirmativa falsa no que diz respeito à sua incompletude conceitual.

Questão 67

O conhecimento, a concepção ou mesmo a apreciação
de obras visuais requer algumas noções básicas,
por exemplo, a diferenciação entre uma composição
artística bidimensional e uma tridimensional. Sobre o
ensino do tópico Elaboração de obras bidimensionais e
tridimensionais, presente no tema Expressão em Artes
Visuais, assinale a alternativa incorreta.

  • A)No âmbito escolar, o conhecimento das características de uma obra tridimensional permite ao aluno discernir melhor termos, conceitos, interlocução dos elementos visuais e técnicas.
  • B)O aprendizado para a elaboração de obras bidimensionais e tridimensionais requer o conhecimento, em primeiro lugar, de um importante elemento constitutivo de uma obra visual que é a cor.
  • C)Deve-se discutir primeiro com os alunos conceitos básicos das duas dimensões que caracterizam uma obra bidimensional (comprimento e altura).
  • D)Deve-se elaborar representações visuais plásticas utilizando o plano como suporte, com elementos e técnicas diferenciados.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

O ensino de artes visuais, especialmente no que diz respeito à elaboração de obras bidimensionais e tridimensionais, é fundamental para o desenvolvimento da percepção e da expressão artística dos alunos. No entanto, algumas abordagens podem ser equivocadas, como demonstra a alternativa B, considerada incorreta no contexto apresentado.

A alternativa B afirma que o aprendizado para a elaboração de obras bidimensionais e tridimensionais requer, em primeiro lugar, o conhecimento da cor como elemento constitutivo. Embora a cor seja um aspecto importante nas artes visuais, ela não é o ponto de partida essencial para diferenciar ou compreender as dimensões de uma obra. O foco inicial deve ser na estrutura e na forma, elementos que definem a bidimensionalidade (comprimento e altura) e a tridimensionalidade (comprimento, altura e profundidade).

As demais alternativas apresentam abordagens mais adequadas. A alternativa A destaca a importância de conhecer as características das obras tridimensionais para uma melhor compreensão dos elementos visuais. A alternativa C reforça a necessidade de discutir conceitos básicos das dimensões com os alunos, enquanto a alternativa D sugere a prática de elaborar representações visuais no plano, explorando técnicas variadas. Todas essas propostas estão alinhadas com um ensino progressivo e contextualizado das artes visuais.

Portanto, a alternativa B se mostra incorreta por priorizar um elemento secundário (a cor) em detrimento de conceitos fundamentais para a distinção entre obras bidimensionais e tridimensionais. O correto é começar pela compreensão das dimensões e da estrutura das obras, para só então explorar outros elementos, como cor, textura e composição.

Questão 68

O estudo dos Movimentos artísticos em Artes Visuais
em diferentes épocas e diferentes culturas faz parte do
Eixo Temático I – Conhecimento e Expressão em Artes
Visuais. Levando em consideração tal tema, assinale a
alternativa correta.

  • A)A Arte não deve ser deixada de lado na educação transmitida na sociedade de cada época, uma vez que assume uma posição de reconhecimento na história.
  • B)A Arte, principalmente, nunca está conectada com as manifestações sociais e culturais de determinado contexto.
  • C)A Arte está condicionada ou dependente dos acontecimentos sociais.
  • D)A contextualização referente à História da Arte, quando situa a obra de arte no seu tempo, deve ser um estudo linear.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O estudo dos movimentos artísticos em Artes Visuais ao longo da história e em diferentes culturas é fundamental para compreender a relação entre arte, sociedade e expressão humana. A alternativa correta, neste caso, é a A), que afirma que a arte não deve ser negligenciada na educação, pois ocupa um lugar essencial no reconhecimento histórico e cultural.

A arte, como manifestação humana, reflete os valores, conflitos e transformações de cada época. Sua importância vai além da estética, servindo como registro das experiências coletivas e individuais. Por isso, excluí-la da formação educacional significaria ignorar uma parte crucial do desenvolvimento intelectual e sensível do ser humano.

As demais alternativas apresentam equívocos: a arte está sim conectada com as manifestações sociais (contrariando a opção B), mas não é meramente condicionada por elas (como sugere a C), pois também influencia a sociedade. Além disso, o estudo da História da Arte não deve ser linear (D), já que a produção artística é marcada por rupturas, diálogos temporais e múltiplas interpretações.

Portanto, a arte deve ser valorizada na educação como um campo de conhecimento dinâmico, capaz de ampliar nossa compreensão do mundo e de nós mesmos.

Questão 69

O estudo dos Movimentos artísticos em Artes Visuais
em diferentes épocas e diferentes culturas faz parte
do Eixo Temático I – Conhecimento e Expressão em
Artes Visuais. Sobre o ensino desse tópico, analise as
afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Nesse percurso histórico, da época das cavernas até
a contemporaneidade, percebe-se que o indivíduo tem
se confrontado com uma infinidade de representações
visuais. A Arte, certamente, participa de forma reativa ao
processo, junto às constantes transformações sociais.

II. O estudo da História da Arte deve estar inserido no
ensino de Arte, considerando a importância desse
entendimento da relação entre cultura, arte e história.

III. O professor deve estar atento para as considerações
a nível subjetivo e objetivo por parte dos alunos, que,
apesar de relativo, deve ultrapassar simplesmente o “eu
acho” ou “pode ser”.


Estão corretas as afirmativas:

  • A)I e III, apenas.
  • B)II e III, apenas.
  • C)I e II, apenas
  • D)I, II e III.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

O estudo dos movimentos artísticos em Artes Visuais é fundamental para compreender a evolução da expressão humana ao longo da história. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar que apenas as afirmações II e III estão corretas, conforme o gabarito indicado.

A afirmativa I apresenta um equívoco ao sugerir que a Arte participa de forma "reativa" às transformações sociais. Na realidade, a Arte muitas vezes antecipa, questiona ou dialoga ativamente com as mudanças culturais e históricas, não se limitando a uma resposta passiva.

Já a afirmativa II está correta ao destacar a importância do estudo da História da Arte no ensino, pois essa abordagem permite compreender as relações entre cultura, arte e história, enriquecendo a formação dos alunos.

A afirmativa III também está correta ao enfatizar a necessidade de o professor ir além das opiniões superficiais dos alunos, incentivando uma análise mais profunda que considere tanto aspectos subjetivos quanto objetivos na apreciação artística.

Portanto, a alternativa correta é B) II e III, apenas, pois essas afirmativas abordam de maneira adequada o ensino dos movimentos artísticos e sua relação com a história e a cultura.

Continua após a publicidade..

Questão 70

O professor deve estar preocupado com o desenvolvimento
do aluno. Sobre o ensino de Artes, analise as afirmativas a
seguir e assinale a alternativa correta.

I. É preciso estar atento para que o aluno desenvolva
atitudes de autoconfiança e autocrítica nas tomadas
de decisões em relação às produções pessoais e ao
posicionamento em relação à artistas, obras e meios de
divulgação das artes.

II. O professor deve evitar a valorização da capacidade
lúdica, mas ter flexibilidade para instigar o espírito de
investigação e de crítica como aspectos importantes da
experiência artística.

III. O professor deve estar atento ao direito de liberdade de
expressão e preservação da própria cultura.

Estão corretas as afirmativas:

  • A)I, II, III.
  • B)II e III, apenas.
  • C)I e II, apenas.
  • D)I e III, apenas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O papel do professor no ensino de Artes é fundamental para o desenvolvimento integral do aluno, não apenas no aspecto técnico, mas também no que diz respeito à formação crítica e cultural. A análise das afirmativas apresentadas revela pontos essenciais que devem ser considerados na prática pedagógica.

A afirmativa I está correta, pois destaca a importância de trabalhar a autoconfiança e a autocrítica do aluno em suas produções artísticas, além de incentivá-lo a formar opiniões sobre artistas, obras e meios de divulgação. Essas habilidades são cruciais para o desenvolvimento de um pensamento autônomo e reflexivo.

Já a afirmativa II está incorreta, uma vez que a capacidade lúdica não deve ser desvalorizada no ensino de Artes. Pelo contrário, o lúdico é um elemento central para a criatividade e a experimentação, sendo complementado pela investigação e pelo espírito crítico, e não excluído por eles.

Por fim, a afirmativa III está correta, pois reforça a necessidade de o professor respeitar a liberdade de expressão e a diversidade cultural, aspectos fundamentais para uma educação artística inclusiva e que valoriza as diferentes manifestações culturais.

Portanto, as afirmativas corretas são I e III, apenas, correspondendo à alternativa D).

1 5 6 7 8 9 10