Questões Sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências - Pedagogia - concurso
Questão 81
das ciências.
- A)Limitar a participação da população na elaboração de políticas públicas.
- B)Diminuir os questionamentos sobre as verdades científicas.
- C)Incentivar o posicionamento crítico em relação aos rumos da ciência.
- D)Compreender que o processo de produção da ciência não é passível de controvérsias.
- E)Reconhecer a neutralidade do processo de produção da ciência.
A alternativa correta é C)
A Alfabetização Científica tem se consolidado como um dos principais objetivos do ensino de ciências na atualidade, conforme apontam pesquisas recentes na área. Seu propósito vai além da simples transmissão de conhecimentos científicos, buscando formar cidadãos capazes de interagir criticamente com a ciência e sua influência na sociedade.
Entre as alternativas apresentadas, a opção C) "Incentivar o posicionamento crítico em relação aos rumos da ciência" corretamente representa um dos objetivos centrais da Alfabetização Científica. Esta abordagem educacional visa justamente desenvolver nos estudantes a capacidade de analisar, questionar e participar ativamente das discussões sobre o desenvolvimento científico e tecnológico.
As demais alternativas apresentam concepções equivocadas sobre a natureza da ciência e os objetivos da Alfabetização Científica. Ao contrário do que sugerem algumas opções, a Alfabetização Científica não busca limitar a participação popular (A), nem inibir questionamentos (B), muito menos negar a existência de controvérsias (D) ou defender uma suposta neutralidade absoluta da ciência (E).
A opção correta (C) reflete a compreensão de que a ciência é uma construção humana, sujeita a debates e influências sociais, e que a educação científica deve preparar os cidadãos para participar dessas discussões de forma fundamentada e crítica. Este é o cerne da Alfabetização Científica: empoderar os indivíduos para engajamento democrático em questões científicas que afetam a sociedade.
Questão 82
impactos na sociedade é conhecido como
- A)educação ambiental.
- B)ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.
- C)alfabetização científica.
- D)ensino por argumentação.
- E)ensino baseado em projetos.
A alternativa correta é B)
O movimento pedagógico que aborda a interação entre o desenvolvimento científico, o avanço tecnológico e seus reflexos na sociedade é denominado Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Essa abordagem visa promover uma compreensão crítica das relações entre esses elementos, destacando como a ciência e a tecnologia influenciam – e são influenciadas – pelo contexto social e ambiental.
A alternativa correta, portanto, é a B), pois o CTSA integra explicitamente a dimensão ambiental às análises tradicionais sobre ciência e tecnologia na sociedade. Enquanto outras opções como alfabetização científica ou educação ambiental focam em aspectos específicos, o CTSA oferece uma perspectiva interdisciplinar mais ampla, essencial para formar cidadãos conscientes dos desafios contemporâneos.
Questão 83
O conteúdo de ensino desta matéria deve propiciar o contato do aluno com a diversidade de
formas de vida e de ambiente, bem como as necessidades e condições necessárias à sobrevivência
das diferentes espécies de seres vivos. O ensino destes conteúdos precisa superar classificações
simplistas de elementos da natureza como úteis ou nocivos aos seres humanos.
O trecho acima relata como deve ocorrer o ensino:
- A)Da matemática.
- B)De ciências.
- C)Da educação física.
- D)De história.
A alternativa correta é B)
O trecho apresentado descreve claramente os princípios que devem nortear o ensino de Ciências. A abordagem proposta enfatiza a importância de expor os alunos à diversidade da vida e dos ecossistemas, indo além de classificações reducionistas que categorizam os elementos naturais como simplesmente úteis ou prejudiciais aos seres humanos.
Esta perspectiva é característica do ensino de Ciências, que tem como objetivo desenvolver nos estudantes uma compreensão abrangente dos seres vivos, seus habitats e as complexas relações ecológicas. O texto menciona especificamente conceitos biológicos fundamentais, como a diversidade de espécies e suas necessidades de sobrevivência, temas centrais no currículo de Ciências.
As outras alternativas não se adequam ao conteúdo descrito: a Matemática (A) trabalha com conceitos abstratos e quantitativos; a Educação Física (C) foca no desenvolvimento corporal e motor; e a História (D) estuda eventos e processos humanos ao longo do tempo. Portanto, a alternativa correta é efetivamente B) De ciências.
Questão 84
Sobre o ensino de Ciências, assinale a alternativa
correta.
- A)Prima por adotar uma postura cientificista.
- B)Mostra a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo.
- C)Deve considerar o ser humano como o centro do universo.
- D)Deve ser um ensino propedêutico.
- E)Considera a criança como cidadã do futuro e deve procurar viabilizar sua capacidade de participação social no futuro.
A alternativa correta é B)
Ensino de Ciências: Compreensão do Mundo e do Ser Humano
O ensino de Ciências desempenha um papel fundamental na formação dos indivíduos, não apenas como transmissor de conhecimentos técnicos, mas como ferramenta para a compreensão do mundo e das transformações que nele ocorrem. Entre as alternativas apresentadas, a opção B destaca-se como a correta, pois sintetiza de maneira adequada o propósito essencial desse ensino.
A Ciência não deve ser abordada de forma dogmática ou cientificista (alternativa A), mas como um campo dinâmico que permite interpretar a realidade e reconhecer a interação entre o ser humano e o universo. Essa perspectiva evita a visão antropocêntrica (alternativa C), que coloca o homem como centro absoluto, ignorando sua interdependência com o meio ambiente e outras formas de vida.
Além disso, o ensino de Ciências não deve ser reduzido a um caráter propedêutico (alternativa D), voltado apenas para preparar os estudantes para etapas futuras de estudo. Seu objetivo é mais amplo: desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise desde a infância. Por fim, embora a formação de cidadãos seja importante, a alternativa E limita a participação da criança ao futuro, enquanto o ensino de Ciências deve valorizar sua atuação no presente, incentivando questionamentos e intervenções na realidade atual.
Portanto, a alternativa B é a que melhor representa a essência do ensino de Ciências: um conhecimento que amplia a visão de mundo, integra o ser humano ao seu contexto e promove uma postura ativa diante das transformações sociais e naturais.
Questão 85
são critérios de avaliação da 1a Série:
- A)Identificar e comparar as características dos diferentes grupos de seres vivos;
- B)Estabelecer as características específicas dos micro-organismos, dos organismos vegetais e animais, e dos vírus;
- C)Classificar os seres vivos quanto ao número de células (unicelular e pluricelular), tipo de organização celular (procarionte e eucarionte), forma de obtenção de energia (autótrofo e heterótrofo) e tipo de reprodução (sexuada e assexuada);
- D)Depreciar a classificação filogenética (morfológica, estrutural e molecular) dos seres vivos.
A alternativa correta é D)
De acordo com a Diretriz Curricular Estadual (DCE) de Biologia, publicada em 2008, existem critérios específicos para a avaliação dos estudantes da primeira série do ensino médio. O documento estabelece quais habilidades e conhecimentos devem ser priorizados nessa etapa da formação, destacando a importância de compreender a diversidade dos seres vivos e suas características fundamentais.
Entre as alternativas apresentadas, três delas (A, B e C) representam competências esperadas para os alunos dessa série, conforme a DCE. A alternativa A aborda a identificação e comparação dos diferentes grupos de seres vivos, um aspecto essencial para o estudo da biodiversidade. A alternativa B trata das características específicas de micro-organismos, plantas, animais e vírus, conteúdo fundamental para a compreensão da biologia. Já a alternativa C explora critérios de classificação como número de células, tipo de organização celular, forma de obtenção de energia e reprodução - todos temas relevantes para o currículo da primeira série.
A alternativa D, correta como resposta, destoa das demais por apresentar um critério que não consta nas orientações da DCE. O ato de "depreciar" qualquer sistema de classificação, incluindo a filogenética (seja morfológica, estrutural ou molecular), não é um objetivo educacional válido. Pelo contrário, o documento enfatiza a importância de compreender e valorizar os diferentes métodos de classificação dos seres vivos como ferramentas complementares no estudo da biologia.
Esta questão serve como exemplo de como as diretrizes curriculares orientam o processo de ensino e aprendizagem, estabelecendo parâmetros claros sobre o que deve ser avaliado em cada etapa da formação escolar. A compreensão desses critérios é fundamental tanto para professores no planejamento de suas aulas, quanto para estudantes no direcionamento de seus estudos.
Questão 86
concepções anteriores implica promover ações
pedagógicas que permitam tal superação. Saviani
(1997) e Gasparin (2002) apontam que o ensino dos
conteúdos, neste caso, conteúdo específicos de
Biologia, necessita apoiar-se num processo
pedagógico em que, EXCETO:
- A)A prática social caracterize-se como ponto de partida, cujo objetivo é perceber e denotar, dar significação às concepções alternativas do aluno a partir de uma visão sincrética, desorganizada, de senso comum a respeito do conteúdo a ser trabalhado;
- B)A problematização implique o momento para detectar e apontar as questões a serem resolvidas na prática social e, por consequência, estabelecer que conhecimentos são necessários para a resolução dessas questões e as exigências sociais de aplicação desse conhecimento;
- C)A instrumentalização consista em apresentar os conteúdos sistematizados, para que os alunos assimilem e os transformem em instrumento de construção pessoal e profissional. Os alunos devem se apropriar das ferramentas culturais necessárias à luta social para superar a condição de exploração em que vivem;
- D)A prática social se caracterize pela apropriação do saber concreto e pensado para atuar e transformar as relações de produção que impedem a construção de uma sociedade mais igualitária. A visão sincrética apresentada pelo aluno no início do processo passa de um estágio de menor compreensão do conhecimento científico a uma fase de maior clareza e compreensão, explicitada numa visão sintética. O processo educacional põe-se a serviço da referida transformação das relações de produção.
A alternativa correta é D)
O processo pedagógico no ensino de Biologia, conforme discutido por Saviani (1997) e Gasparin (2002), busca superar as concepções prévias dos alunos por meio de uma abordagem estruturada. No entanto, entre as alternativas apresentadas, a opção D) não se alinha adequadamente com os princípios defendidos por esses autores, sendo a resposta correta indicada no gabarito.
A alternativa D) descreve a prática social como um momento de apropriação do saber concreto para transformar relações de produção, associando diretamente o processo educacional a uma mudança nas estruturas socioeconômicas. Embora essa perspectiva possa ser relevante em certos contextos, ela não reflete o foco principal do método proposto por Saviani e Gasparin, que prioriza a superação de concepções alternativas por meio de etapas claras: partindo da prática social (A), passando pela problematização (B) e culminando na instrumentalização (C). Essas etapas visam, sobretudo, a construção do conhecimento científico de forma progressiva, sem vincular necessariamente o aprendizado a uma transformação das relações de produção.
Portanto, a alternativa D) destoa das demais por introduzir um elemento externo ao processo pedagógico central — a transformação das relações de produção —, enquanto as outras opções mantêm coerência com a proposta de evolução conceitual a partir da realidade do aluno. Essa distinção justifica sua identificação como a exceção no contexto apresentado.
Questão 87
PROPOSTA 1
A professora Sílvia pediu para cada aluno trazer de casa um pote com cascas, pedaços de verduras, legumes, frutas e restos de carne. Todos os potes foram colocados juntos, abertos, e ficaram assim quase uma semana. Durante esse tempo, os alunos fizeram observações e registros no caderno. Apareceram umas minhoquinhas brancas que ficavam andando sobre os restos e todos queriam saber que bichos eram aqueles. A professora também não sabia, consultou um colega especialista em Ciências e descobriu que eram larvas de insetos que estavam se alimentando dos restos. Sílvia solicitou uma pesquisa em grupo sobre aqueles misteriosos bichinhos e selecionou materiais da biblioteca da escola para pesquisa em sala de aula. Alguns grupos descobriram que aquelas minhoquinhas iriam virar moscas na fase adulta. Algumas crianças duvidaram. A professora sugeriu que tampassem os potes com gaze. Depois de algum tempo, constataram que as larvas cresciam e formavam casulos como as borboletas e, finalmente, moscas adultas apareceram dentro dos potes. O trabalho foi encerrado com uma aula de discussão para ajudar a sistematização dos conhecimentos adquiridos, também foi pedido um relato escrito sobre as descobertas realizadas.
PROPOSTA 2
A professora Cátia começou pedindo aos alunos que lessem o trecho do livro que tratava de decomposição e orientou para que fizessem os exercícios e, em seguida, respondessem no caderno algumas perguntas complementares ditadas por ela. Finalmente, como tarefa de casa, pediu aos alunos que deixassem um pedaço de pão úmido fora da geladeira por três dias e observassem o que aconteceria. Para ter certeza de que todos fariam a atividade, determinou que levassem o pão para a classe na próxima aula de Ciências. A maioria levou um pão embolorado e a professora explicou que eram fungos e que iriam fazer a decomposição do pão. Depois distribuiu um texto complementar e ditou algumas perguntas sobre ele. Na terceira e última aula, foi feita a correção dos exercícios e foram passadas transparências de figuras coloridas de fungos que ela costumava usar nos anos anteriores. Respondeu às perguntas dos alunos e marcou uma prova sobre decomposição.
(Adaptado de CAMPOS, M. C. da C. Didática de ciências: o ensinoaprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999.
Sobre o processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais evidenciado pelas propostas das professoras, assinale a
afirmativa correta.
- A)A unidade didática da proposta 2 objetiva o ensino-aprendizagem de maior número de conteúdos procedimentais e atitudinais.
- B)Acredita-se atualmente que o ensino de Ciências não pode se limitar à promoção de mudanças conceituais ou ao aprendizado do conhecimento científico.
- C)As duas propostas favoreceram a aprendizagem significativa de conteúdos procedimentais
- D)Na proposta 1, ficou clara a fragilidade da formação da professora para o ensino de Ciências, uma vez que não dominava o assunto que se propôs a trabalhar, precisando buscar informações com um colega mais preparado.
A alternativa correta é B)
O ensino de Ciências Naturais deve ir além da simples transmissão de conhecimentos científicos ou da promoção de mudanças conceituais. A afirmativa correta, representada pela alternativa B), reflete a compreensão atual de que a educação científica precisa abranger também o desenvolvimento de habilidades procedimentais e atitudinais, além de estimular a curiosidade e o pensamento crítico.
Na Proposta 1, a professora Sílvia adotou uma abordagem investigativa, permitindo que os alunos vivenciassem o processo de decomposição na prática. A observação direta das larvas, a pesquisa em grupo e a discussão coletiva favoreceram uma aprendizagem significativa, na qual os alunos construíram seu conhecimento de forma ativa. Apesar de a professora não dominar inicialmente o assunto, sua atitude de buscar informações com um especialista demonstrou um compromisso com o aprendizado contínuo, característica essencial para um educador.
Já na Proposta 2, a professora Cátia seguiu um método mais tradicional, baseado em leitura, exercícios e exposição de conteúdo. Embora tenha incluído uma atividade prática (o pão embolorado), a abordagem foi menos exploratória e mais focada na transmissão de informações. Essa diferença evidencia que a Proposta 1 promoveu uma experiência mais rica em termos de construção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades científicas.
Portanto, a alternativa B) está correta porque destaca a necessidade de um ensino de Ciências que ultrapasse os limites do conhecimento conceitual, integrando também dimensões procedimentais e atitudinais. As duas propostas ilustram caminhos distintos, mas é a Proposta 1 que melhor exemplifica uma prática alinhada com as perspectivas contemporâneas de educação científica.
Questão 88
Atualmente o ensino de Ciências Naturais deve buscar uma mudança metodológica e atitudinal nos alunos. Assim uma
professora que pretende, por exemplo, trabalhar com seus alunos o tema: “Vegetais: o que comer?” precisará definir
procedimentos metodológicos adequados a essa nova perspectiva. Considerando a adequação dos procedimentos
metodológicos a essa perspectiva de Ciências Naturais, marque V para os adequados e F para os inadequados.
( ) Montagem de mini-horta com os alunos na escola para posterior utilização da produção em receitas saudáveis e
nutritivas, pesquisadas e definidas pelo grupo de estudantes.
( ) Preenchimento de fichas de descrição de diferentes tipos de vegetais.
( ) Agendamento de entrevista com nutricionista para esclarecer as dúvidas dos alunos relacionadas à alimentação e
possíveis alterações de hábitos relativos ao cuidado com o corpo.
( ) Correção das atividades do livro de Ciências relacionadas ao assunto, passando as respostas corretas no quadro
para reforçar e garantir a aprendizagem.
Assinale a sequência correta.
- A)V, F, V, F
- B)V, V, F, F
- C)F, V, F, V
- D)F, F, V, V
A alternativa correta é A)
Atualmente, o ensino de Ciências Naturais passa por uma transformação que visa não apenas a transmissão de conhecimentos, mas também a formação de atitudes e habilidades nos alunos. Diante disso, uma professora que deseja trabalhar o tema "Vegetais: o que comer?" deve adotar metodologias que incentivem a participação ativa, a investigação e a reflexão crítica. A seguir, analisaremos as atividades propostas e sua adequação a essa nova perspectiva.
A montagem de uma mini-horta com os alunos é uma prática altamente adequada (V), pois promove o aprendizado prático, a responsabilidade ambiental e a valorização de alimentos saudáveis. Além disso, ao utilizar a produção em receitas pesquisadas pelos próprios estudantes, a atividade se torna interdisciplinar e significativa.
O preenchimento de fichas descritivas sobre vegetais, por outro lado, é uma abordagem tradicional e pouco engajadora (F). Embora possa auxiliar na memorização de informações, não estimula a curiosidade ou a aplicação do conhecimento no cotidiano, sendo insuficiente para uma perspectiva moderna de ensino.
A entrevista com um nutricionista é uma iniciativa válida (V), pois permite que os alunos tirem dúvidas diretamente com um especialista, relacionando o conteúdo à vida real. Essa interação favorece a conscientização sobre hábitos alimentares e reforça a importância de cuidar da saúde.
Por fim, a correção das atividades do livro de forma expositiva, sem discussão ou contextualização, é inadequada (F). Esse método limita-se à repetição de respostas, sem estimular o pensamento crítico ou a autonomia dos estudantes, indo contra os princípios de um ensino inovador.
Portanto, a sequência correta é V, F, V, F, correspondente à alternativa A).
Questão 89
Professores de Ciências realizam experimentos como forma de estimular a atitude investigativa nos alunos.
Essas atividades estimulam a percepção do conhecimento científico como forma de busca de respostas para
problemas, utilizando o confronto de ideias com os fatos observados, que estão sujeitos a interpretações,
modificações, avanços e influências do conteúdo social, político e cultural.
Para esses professores, os experimentos são
- A)maneiras de validar a Ciência através da busca de resultados exatos.
- B)atividades instrumentais na construção da visão crítica dos resultados neles alcançados.
- C)os ícones da Ciência pela força que têm ao comprovarem os resultados.
- D)situações pedagógicas que valorizam e confirmam as verdades científicas e tecnológicas inquestionáveis.
A alternativa correta é B)
Professores de Ciências realizam experimentos como forma de estimular a atitude investigativa nos alunos. Essas atividades estimulam a percepção do conhecimento científico como forma de busca de respostas para problemas, utilizando o confronto de ideias com os fatos observados, que estão sujeitos a interpretações, modificações, avanços e influências do conteúdo social, político e cultural.
Para esses professores, os experimentos são:
- A) maneiras de validar a Ciência através da busca de resultados exatos.
- B) atividades instrumentais na construção da visão crítica dos resultados neles alcançados.
- C) os ícones da Ciência pela força que têm ao comprovarem os resultados.
- D) situações pedagógicas que valorizam e confirmam as verdades científicas e tecnológicas inquestionáveis.
O gabarito correto é B.
Questão 90
Na obra Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, vários autores apresentam seu
posicionamento a respeito das relações aluno/professor e ensino de ciências. Assinale (V) para as afirmativas
VERDADEIRAS e (F) para as alternativas FALSAS a respeito do posicionamento das relações aluno/professor
e ensino de ciências:
( ) No ensino de ciências, a escolha adequada da sequência dos tópicos e assuntos garante a
aprendizagem dos alunos.
( ) A difusão do conhecimento científico é uma exclusividade da instituição escolar e das políticas
educacionais.
( ) As possibilidades e riscos criados pelo conhecimento científico e suas tecnologias fazem parte das
decisões éticas, políticas e econômicas.
( ) A aprendizagem é um processo interno que ocorre como resultado da ação de um sujeito, logo não
é possível ensinar a quem não quer aprender.
Assinale a alternativa que preenche ADEQUADAMENTE as lacunas, de cima para baixo:
- A)F, V, F, V.
- B)V, F, V, F.
- C)V, V, F, V.
- D)F, F, V, V.
A alternativa correta é D)
Na obra Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, diversos autores discutem as relações entre aluno, professor e o ensino de ciências, apresentando perspectivas críticas sobre o tema. A análise das afirmativas permite compreender melhor essas relações e os desafios envolvidos no processo educativo.
A primeira afirmativa, que sugere que a escolha adequada da sequência de tópicos garante a aprendizagem dos alunos, é falsa (F). Embora a organização do conteúdo seja importante, a aprendizagem depende de múltiplos fatores, como a interação social, a motivação dos alunos e a abordagem pedagógica do professor.
A segunda afirmativa, que afirma que a difusão do conhecimento científico é exclusividade da escola e das políticas educacionais, também é falsa (F). O conhecimento científico é disseminado por diversos meios, como mídia, museus, publicações e redes sociais, não se restringindo apenas ao ambiente escolar.
A terceira afirmativa, que relaciona o conhecimento científico e suas tecnologias a decisões éticas, políticas e econômicas, é verdadeira (V). A ciência e a tecnologia têm impactos profundos na sociedade, exigindo reflexão crítica sobre seus usos e consequências.
Por fim, a quarta afirmativa, que defende que a aprendizagem é um processo interno e que não é possível ensinar quem não quer aprender, é verdadeira (V). A aprendizagem exige engajamento ativo do aluno, e o papel do professor é mediar esse processo, mas não forçá-lo.
Portanto, a sequência correta é F, F, V, V, correspondente à alternativa D). Essa análise reforça a complexidade do ensino de ciências e a necessidade de uma abordagem que considere tanto aspectos pedagógicos quanto sociais e éticos.