Segundo Cachapuz et al. (2005), no livro A necessária renovação do ensino de ciências, em um mundo repleto de produtos resultantes da ciência, a alfabetização científica tornou-se
renovação do ensino de ciências, em um mundo repleto
de produtos resultantes da ciência, a alfabetização científica tornou-se
- A)um mito, pois a maioria dos produtos tecnológicos são concebidos sem que seus utilizadores tenham a necessidade de conhecer seus princípios científicos.
- B)uma ilusão, pois ignora a complexidade dos conceitos científicos ao aceitar que todos os cidadãos são capazes de apropriar-se desses conceitos.
- C)uma possibilidade para que os cidadãos possam escolher critérios políticos capazes de intervir socialmente.
- D)uma necessidade, permitindo aos cidadãos participar da tomada de decisões, em assuntos que se relacionam com ciência e tecnologia.
- E)uma necessidade para que os mais capacitados possam utilizar a informação científica para realizar opções com as quais se deparam no cotidiano.
Resposta:
A alternativa correta é D)
No livro A necessária renovação do ensino de ciências, Cachapuz et al. (2005) destacam a importância da alfabetização científica em um mundo cada vez mais permeado por avanços tecnológicos e descobertas científicas. Diante desse cenário, a compreensão dos princípios científicos deixa de ser um luxo intelectual e passa a ser uma ferramenta essencial para a participação cidadã.
Entre as alternativas apresentadas, a opção D) é a que melhor sintetiza a visão dos autores. A alfabetização científica não se limita a uma elite intelectual, mas é uma necessidade que permite aos cidadãos compreender e intervir em debates sociais relacionados à ciência e tecnologia. Essa formação crítica é fundamental para que as pessoas não apenas consumam produtos tecnológicos, mas também participem ativamente de decisões políticas e éticas que envolvem o desenvolvimento científico.
As demais alternativas apresentam visões distorcidas ou limitadas do conceito. Enquanto algumas subestimam a capacidade de compreensão do público geral (como em B)), outras restringem seu alcance a uma minoria (E)). A resposta correta, portanto, reforça o papel democrático da educação científica, alinhando-se à proposta de Cachapuz et al. de um ensino renovado e acessível.
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