“Segundo Libâneo (2013), ‘para desenvolver o pensamento independente e criativo não é suficiente o conhecimento do tema, mas é necessário o ensino de habilidades e capacidades, isto é, os métodos de adquirir e aplicar os conhecimentos’. Também os PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) propõem que o sentido de aprendizagem na área propicie um aprendizado útil à vida e ao trabalho, no qual as informações, o conhecimento, as competências, as habilidades e os valores desenvolvidos sejam instrumentos reais de percepção, satisfação, interpretação, julgamento, atuação, desenvolvimento pessoal ou de aprendizado permanente, evitando tópicos cujos sentidos só possam ser compreendidos em outra etapa de escolaridade.” (PCNEM, 2000.) A análise do trecho anterior nos ajuda a inferir que a prática educativa do professor de Biologia deverá exercer uma didática e uma metodologia que:
“Segundo Libâneo (2013), ‘para desenvolver o pensamento independente e criativo não é suficiente o conhecimento do
tema, mas é necessário o ensino de habilidades e capacidades, isto é, os métodos de adquirir e aplicar os
conhecimentos’. Também os PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) propõem que o sentido
de aprendizagem na área propicie um aprendizado útil à vida e ao trabalho, no qual as informações, o conhecimento, as
competências, as habilidades e os valores desenvolvidos sejam instrumentos reais de percepção, satisfação,
interpretação, julgamento, atuação, desenvolvimento pessoal ou de aprendizado permanente, evitando tópicos cujos
sentidos só possam ser compreendidos em outra etapa de escolaridade.”
(PCNEM, 2000.)
A análise do trecho anterior nos ajuda a inferir que a prática educativa do professor de Biologia deverá exercer uma
didática e uma metodologia que:
- A)Sejam satisfatórias, onde alunos, professores e comunidade opinem, julguem, avaliem o ensino, a aprendizagem e a forma como os instrumentos metodológicos são conduzidos.
- B)Sejam práticas, adaptando as metodologias dentro da realidade de cada escola, dispensando aquelas formas de ensino em que não é possível aplicá-las por falta de estrutura na escola.
- C)Sejam educativas, utilizando as modernas tecnologias de informação e comunicação para explicar os conteúdos aos alunos numa abordagem científica e completa, preparando-os para alcançar índices satisfatórios nas avaliações internas e externas.
- D)Sejam dinâmicas, utilizando metodologias que combinem conhecimento teórico com a percepção mental do que é ensinado, utilizando formas variadas de comunicação, objetivando o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos alunos frente a uma atitude crítica e cidadã.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A análise do trecho apresentado, que aborda as perspectivas de Libâneo (2013) e dos PCNEM (2000), permite compreender que a prática educativa do professor de Biologia deve ir além da simples transmissão de conhecimentos. O texto enfatiza a importância de desenvolver habilidades e capacidades nos alunos, tornando o aprendizado significativo para sua vida e para o trabalho. Nesse contexto, a alternativa D) é a que melhor reflete essa abordagem, ao propor metodologias dinâmicas que integram teoria e prática, estimulando o pensamento crítico e a formação cidadã.
A alternativa D) destaca a necessidade de uma didática que combine o conhecimento teórico com a percepção mental do que é ensinado, utilizando diversas formas de comunicação. Essa abordagem está alinhada com as ideias de Libâneo e dos PCNEM, que defendem um ensino que desenvolva capacidades cognoscitivas e prepare os alunos para atuar de forma autônoma e reflexiva na sociedade. Portanto, essa é a resposta mais coerente com os princípios apresentados no texto.
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