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A avaliação é um juízo de qualidade sobre dados relevantes, com vistas a uma tomada de decisão. Cipriano Luckesi. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez Ed., 1995 (com adaptações). No intuito de atingir o objetivo explicitado acima por Luckesi, na avaliação da aprendizagem em história, devem-se utilizar meios que permitam

A avaliação é um juízo de qualidade sobre dados
relevantes, com vistas a uma tomada de decisão.

Cipriano Luckesi. Avaliação da aprendizagem escolar.
São Paulo: Cortez Ed., 1995 (com adaptações).

No intuito de atingir o objetivo explicitado acima por Luckesi, na
avaliação da aprendizagem em história, devem-se utilizar meios que
permitam

Resposta:

A alternativa correta é E)

A avaliação, conforme definida por Cipriano Luckesi, consiste em um juízo de qualidade sobre dados relevantes, com o propósito de embasar decisões. Quando aplicada ao contexto da aprendizagem em história, esse processo deve ir além da simples verificação de conteúdos memorizados ou da criação de ambientes descontraídos. Seu objetivo principal é analisar tanto a capacidade do aluno de assimilar o conhecimento transmitido quanto a eficácia das metodologias de ensino empregadas.

Entre as alternativas apresentadas, a opção E) se destaca como a mais alinhada ao conceito de avaliação proposto por Luckesi. Isso porque ela engloba dois aspectos fundamentais: a apreensão do conteúdo pelo aluno e a reflexão sobre as estratégias pedagógicas utilizadas. Diferentemente de uma abordagem neutra e técnica (D) ou focada exclusivamente na memorização (A), a alternativa correta reconhece a avaliação como um instrumento dinâmico, capaz de diagnosticar e melhorar o processo educativo como um todo.

Portanto, a avaliação em história deve ser compreendida como uma ferramenta que não apenas mensura resultados, mas também identifica caminhos para o aprimoramento contínuo do ensino e da aprendizagem. Essa perspectiva reforça o caráter formativo da avaliação, transformando-a em um elemento essencial para a construção do conhecimento histórico de forma crítica e significativa.

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