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De acordo com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998) quanto ao Ensino de História, é correto afirmar, exceto:
De acordo com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998) quanto ao Ensino de História,
é correto afirmar, exceto:
é correto afirmar, exceto:
- A)O ensino da História deve incluir o processo de comparação através da estimulação da controvérsia.
- B)Os significados singulares dos processos histórico-culturais precisam ser tratados no ensino de História através de centralidades móveis, onde as dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais devem ganhar relevância.
- C)Para que os alunos se apropriem do conhecimento, a produção deve ser estimulada através da formulação de hipóteses que deverão ser tratadas pela pesquisa e análise do material coletado.
- D)No ensino de história o nível “refletido” define-se pelo conhecimento histórico a partir da reconstrução historiográfica dos processos histórico-culturais, ou seja, a partir dos referenciais teóricos do pesquisador, ele procede à compreensão e análise do problema abordado.
Resposta:
A alternativa correta é D)
De acordo com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998) em relação ao Ensino de História, é importante destacar que a alternativa D) apresenta uma afirmação incorreta. O nível "refletido" não se limita apenas à reconstrução historiográfica baseada nos referenciais teóricos do pesquisador, mas envolve uma abordagem mais ampla e crítica, integrando múltiplas perspectivas e contextos.
As demais alternativas estão alinhadas com as diretrizes da proposta:
- A) O ensino da História deve, de fato, promover a comparação e o debate, estimulando a controvérsia como parte do processo de aprendizagem.
- B) Os significados singulares dos processos histórico-culturais devem ser abordados de forma dinâmica, considerando as dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais em suas inter-relações.
- C) A produção do conhecimento histórico deve ser incentivada por meio da formulação de hipóteses, pesquisa e análise crítica, permitindo que os alunos se apropriem ativamente do saber.
Portanto, a alternativa D) é a que não corresponde às orientações da Proposta Curricular, pois reduz o nível "refletido" a uma reconstrução teórica individual, sem abarcar a complexidade e a pluralidade necessárias ao ensino de História.
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