Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em consonância com alguns documentos do Ministério de Educação e da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, propõe-se um conjunto de objetivos para o ensino de História do segundo segmento do Ensino Fundamental. Assinale a alternativa que não está presente na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC).

Em consonância com alguns documentos do Ministério
de Educação e da Secretaria Estadual de Educação de
Minas Gerais, propõe-se um conjunto de objetivos para
o ensino de História do segundo segmento do Ensino
Fundamental. Assinale a alternativa que não está
presente na Proposta Curricular do Conteúdo Básico
Comum (CBC).

Resposta:

A alternativa correta é C)

A Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) para o ensino de História no segundo segmento do Ensino Fundamental, conforme os documentos do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, estabelece objetivos que visam promover uma formação crítica e reflexiva dos estudantes. Dentre as alternativas apresentadas, a que não se alinha com esses objetivos é a opção C), que sugere evitar a confrontação de versões e interpretações sobre um mesmo acontecimento histórico.

Essa abordagem contradiz diretamente o princípio fundamental do ensino de História, que é justamente incentivar o debate, a análise de diferentes perspectivas e o pensamento crítico. O CBC valoriza a problematização de visões (alternativa A), o desenvolvimento da noção de historicidade (alternativa B) e a compreensão das relações entre passado e presente (alternativa D), elementos essenciais para uma aprendizagem significativa e emancipadora.

Portanto, a alternativa C) destoa completamente da proposta, uma vez que o confronto de interpretações é um mecanismo pedagógico fundamental para a construção do conhecimento histórico e para a formação de cidadãos capazes de analisar criticamente a realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *