Em consonância com alguns documentos do Ministério de Educação e da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, propõe-se um conjunto de objetivos para o ensino de História do segundo segmento do Ensino Fundamental. Assinale a alternativa que não está presente na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC).
de Educação e da Secretaria Estadual de Educação de
Minas Gerais, propõe-se um conjunto de objetivos para
o ensino de História do segundo segmento do Ensino
Fundamental. Assinale a alternativa que não está
presente na Proposta Curricular do Conteúdo Básico
Comum (CBC).
- A)Problematizar visões, representações e atitudes que, comprometem o avanço dos sujeitos, dos grupos, das identidades sociais em direção à emancipação política e social.
- B)Desenvolver a noção de historicidade das ações dos homens da realidade social e dos processos históricos.
- C)Evitar a confrontação de versões e interpretações sobre um mesmo acontecimento histórico.
- D)Contribuir para a compreensão de problemas e questões do presente e de suas relações com a dinâmica de mudanças e permanências dos processos históricos.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) para o ensino de História no segundo segmento do Ensino Fundamental, conforme os documentos do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, estabelece objetivos que visam promover uma formação crítica e reflexiva dos estudantes. Dentre as alternativas apresentadas, a que não se alinha com esses objetivos é a opção C), que sugere evitar a confrontação de versões e interpretações sobre um mesmo acontecimento histórico.
Essa abordagem contradiz diretamente o princípio fundamental do ensino de História, que é justamente incentivar o debate, a análise de diferentes perspectivas e o pensamento crítico. O CBC valoriza a problematização de visões (alternativa A), o desenvolvimento da noção de historicidade (alternativa B) e a compreensão das relações entre passado e presente (alternativa D), elementos essenciais para uma aprendizagem significativa e emancipadora.
Portanto, a alternativa C) destoa completamente da proposta, uma vez que o confronto de interpretações é um mecanismo pedagógico fundamental para a construção do conhecimento histórico e para a formação de cidadãos capazes de analisar criticamente a realidade.
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