“Não é de hoje que o cinema frequenta as aulas de História nas escolas. Os alunos gostam. Os professores também. Como recurso pedagógico, a sétima arte é quase uma unanimidade. Mas é preciso ter cuidado. É bem verdade que o uso do cinema como ferramenta de ensino é capaz de deixar a aula mais dinâmica e divertida; entretanto, o professor deve estar atento para as armadilhas que essa estratégia pode gerar.”CARDOSO, Oldimar. Baseado em Fatos Reais. Revista Brasileira de História da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, 04 de outubro de 2008. Disponível em: . Acesso em: 15 de out. 2015. Oldimar Cardoso defende do uso de fontes audiovisuais no trabalho do professor em sala de aula. Além do cinema, outras fontes estão sendo utilizadas, como a televisão e a canção. Sobre as novas perspectivas relacionadas ao uso dessas fontes descritas pelo historiador, avalie o acerto das afirmações a seguir. I. O uso da televisão deve ser evitado em sala de aula, pois os programas são apenas produzidos dentro do mercado, sem fins educativos ou questões historiográficas. II. Ao utilizarem-se canções para a pesquisa ou em sala de aula, o historiador deve considerar também a parte rítmica e melódica, não apenas a letra. III. O cinema ficcional deve ser evitado em sala de aula, pois não sendo dirigido por historiadores, a versão da “realidade” não tem fundamento acadêmico. IV. Ao pesquisar sobre o cinema, o historiador deve considerar as três possibilidades básicas de relação entre história e cinema: o cinema na história, a história do cinema e a história no cinema. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS.
professores também. Como recurso pedagógico, a sétima arte é quase uma unanimidade. Mas
é preciso ter cuidado. É bem verdade que o uso do cinema como ferramenta de ensino é capaz
de deixar a aula mais dinâmica e divertida; entretanto, o professor deve estar atento para as
armadilhas que essa estratégia pode gerar.”
de 2008. Disponível em: . Acesso em: 15 de out.
2015.
aula. Além do cinema, outras fontes estão sendo utilizadas, como a televisão e a canção.
Sobre as novas perspectivas relacionadas ao uso dessas fontes descritas pelo historiador,
avalie o acerto das afirmações a seguir.
produzidos dentro do mercado, sem fins educativos ou questões historiográficas.
considerar também a parte rítmica e melódica, não apenas a letra.
historiadores, a versão da “realidade” não tem fundamento acadêmico.
de relação entre história e cinema: o cinema na história, a história do cinema e a história
no cinema.
- A)I, IV
- B)I, II
- C)I, III
- D)II, III
- E)II, IV
Resposta:
A alternativa correta é E)
O uso de recursos audiovisuais, como cinema, televisão e música, nas aulas de História é uma prática cada vez mais comum, mas exige cautela e critério por parte dos educadores. O texto de Oldimar Cardoso destaca a importância dessas ferramentas para tornar o ensino mais dinâmico, porém alerta para os riscos de uma abordagem superficial ou acrítica. Analisando as afirmações apresentadas, podemos identificar quais estão corretas de acordo com essa perspectiva.
A primeira afirmação, que sugere evitar a televisão em sala de aula por ser uma produção meramente mercadológica, é incorreta. Embora muitos programas não tenham fins educativos, a televisão pode ser uma fonte valiosa para análise histórica, desde que contextualizada e problematizada pelo professor. Já a segunda afirmação está correta, pois reconhece que uma canção não se resume à sua letra: seu ritmo, melodia e contexto de produção também são elementos importantes para a análise histórica.
A terceira afirmação, que recomenda evitar o cinema ficcional por não ser produzido por historiadores, é equivocada. Filmes de ficção, mesmo não sendo documentos históricos no sentido estrito, refletem visões de mundo, valores e representações de uma época, podendo ser objetos de estudo relevantes. Por fim, a quarta afirmação está correta ao apontar as três dimensões de relação entre história e cinema: o impacto do cinema como fenômeno histórico, a evolução da linguagem cinematográfica e as representações do passado no cinema.
Portanto, as afirmações corretas são II e IV, conforme indicado na alternativa E. Essa análise reforça a ideia de que os recursos audiovisuais, quando bem utilizados, podem enriquecer o ensino de História, desde que o professor adote uma postura reflexiva e oriente os alunos a interpretar criticamente essas fontes.
Deixe um comentário