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No final da Idade Média, um traço separa radicalmente Gênova de Veneza. Se, por um lado, o comércio genovês repousava sobre as iniciativas privadas nas quais a comuna nada mais foi do que um organismo subalterno em relação ao poder econômico das grandes famílias mercantis, responsáveis pelas instalações de ultramar, por outro, Veneza se caracterizava por um dirigismo marítimo bastante impressionante, que dizia respeito tanto à construção dos navios quanto das frotas. Patrick Gilli. Cidades e sociedades urbanas na Itália Medieval. Campinas/Belo Horizonte: UNICAMP/UFMG, p. 267-8. Acerca dos aspectos abordados no texto, assinale a opção correta.

No final da Idade Média, um traço separa radicalmente
Gênova de Veneza. Se, por um lado, o comércio genovês repousava
sobre as iniciativas privadas nas quais a comuna nada mais foi do
que um organismo subalterno em relação ao poder econômico das
grandes famílias mercantis, responsáveis pelas instalações de
ultramar, por outro, Veneza se caracterizava por um dirigismo
marítimo bastante impressionante, que dizia respeito tanto à
construção dos navios quanto das frotas.

Patrick Gilli. Cidades e sociedades urbanas na Itália Medieval.
Campinas/Belo Horizonte: UNICAMP/UFMG, p. 267-8.

Acerca dos aspectos abordados no texto, assinale a opção correta.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O texto apresentado destaca as diferenças fundamentais entre as estruturas econômicas e políticas de Gênova e Veneza no final da Idade Média. Enquanto Gênova baseava seu comércio em iniciativas privadas, com a comuna atuando de forma subordinada aos interesses das grandes famílias mercantis, Veneza adotava um modelo marcado pelo dirigismo estatal, com forte controle sobre a construção naval e a organização das frotas.

A alternativa correta é a E), pois o texto demonstra claramente que Veneza possuía uma organização mais centralizada, com o Estado exercendo um papel ativo na regulação do comércio marítimo. Essa característica contrasta com o modelo genovês, onde predominava a iniciativa privada.

As demais alternativas apresentam informações incorretas ou não comprovadas pelo texto: os navios venezianos não eram exclusivamente comerciais (A), os mercadores podiam sim formar sociedades (B), a comuna genovesa não era uma sociedade dedicada a oportunidades comerciais (C), e as instalações de ultramar não eram necessariamente territórios conquistados (D).

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