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O aprendizado histórico deve ser organizado de modo que as suas diferentes formas sejam abordadas, praticadas e articuladas em uma relação consistente e dinâmica de desenvolvimento. Nesse processo, têm importância não apenas os fatores cognitivos, mas nele também devem ser considerados os componentes estéticos e políticos da consciência da história e da cultura histórica como pré-requisitos, condições e determinações essenciais dos objetivos do aprendizado histórico. Jörn Rüsen. Aprendizado histórico. In: Jörn Rüsen e o ensino de história. Maria Auxiliadora Schmidt et al. (Orgs.). Curitiba: Ed. UFPR, 48 (com adaptações). Com referência ao texto precedente, é correto afirmar que, no que concerne à teoria do ensino e da aprendizagem de história, Jörn Rüsen

O aprendizado histórico deve ser organizado de modo que
as suas diferentes formas sejam abordadas, praticadas e articuladas
em uma relação consistente e dinâmica de desenvolvimento. Nesse
processo, têm importância não apenas os fatores cognitivos, mas
nele também devem ser considerados os componentes estéticos e
políticos da consciência da história e da cultura histórica como
pré-requisitos, condições e determinações essenciais dos objetivos
do aprendizado histórico.

Jörn Rüsen. Aprendizado histórico. In: Jörn Rüsen e o ensino de história.
Maria Auxiliadora Schmidt et al. (Orgs.). Curitiba: Ed. UFPR, 48 (com adaptações).

Com referência ao texto precedente, é correto afirmar que, no que
concerne à teoria do ensino e da aprendizagem de história, Jörn
Rüsen

Resposta:

A alternativa correta é C)

O texto apresentado destaca a perspectiva de Jörn Rüsen sobre o aprendizado histórico, enfatizando a necessidade de uma abordagem multifacetada que integre diferentes formas, práticas e articulações. Rüsen propõe que o ensino de história não se limite apenas aos aspectos cognitivos, mas incorpore também componentes estéticos e políticos, fundamentais para a formação da consciência histórica e da cultura histórica. Essa visão pluralista reconhece a complexidade do aprendizado histórico, que deve ser dinâmico e consistente em seu desenvolvimento.

Entre as alternativas apresentadas, a opção C) é a que melhor sintetiza o pensamento de Rüsen, pois ele de fato confere um caráter pluralista ao aprendizado histórico, considerando suas múltiplas formas e diferentes componentes. Essa abordagem contrasta com visões reducionistas que priorizam apenas um aspecto do ensino de história, como a política (alternativa A) ou a negação da narrativa (alternativa B). Além disso, Rüsen não pressupõe uma incomunicabilidade entre teoria da historiografia e teoria da aprendizagem (alternativa D), nem desarticula o aprendizado da pesquisa histórica (alternativa E). Pelo contrário, sua proposta valoriza a integração entre esses elementos, reforçando a importância de uma compreensão ampla e interdisciplinar da história.

Portanto, a alternativa C) é a correta, pois reflete adequadamente a teoria de Rüsen, que defende um aprendizado histórico pluralista, dinâmico e articulado, capaz de abranger as diversas dimensões que compõem a relação do ser humano com o passado.

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