O Conteúdo Básico Comum (CBC) de História para o Ensino Fundamental traz como eixo integrador o tema da Cidadania no Brasil. Estudar qual o significado de ser cidadão na América Portuguesa é essencial para refletir sobre a questão-problema a partir da qual o currículo foi montado: quais foram os processos históricos de construção da cidadania e da democracia, com as características como se apresentam hoje na sociedade brasileira? Em relação a como o Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais orienta sobre o ensino desse tópico, assinale a alternativa correta.
Ensino Fundamental traz como eixo integrador o tema
da Cidadania no Brasil. Estudar qual o significado de ser
cidadão na América Portuguesa é essencial para refletir
sobre a questão-problema a partir da qual o currículo
foi montado: quais foram os processos históricos de
construção da cidadania e da democracia, com as
características como se apresentam hoje na sociedade
brasileira? Em relação a como o Centro de Referência
Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas
Gerais orienta sobre o ensino desse tópico, assinale a
alternativa correta.
- A)O conceito de cidadania de hoje se aplica à sociedade colonial.
- B)Todos os habitantes da cidade sempre eram ou poderiam ser considerados cidadãos, ou seja, podiam participar nos negócios públicos e, em especial, nas câmaras.
- C)Apesar de rigorosa, o cumprimento da legislação referente ao processo eleitoral das Câmaras Municipais nem sempre foi efetivo. As particularidades de cada região, as características das populações coloniais (sua dinamicidade, complexidade, multiplicidade de hierarquias etc.) e a distância do reino possibilitaram ou mesmo fizeram necessário, muitas vezes, o descumprimento dessa norma.
- D)Critérios como a pureza de sangue, o tipo de profissão exercida e também o critério do nascimento não impediam a participação dos indivíduos.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O estudo da cidadania na América Portuguesa é fundamental para compreender os processos históricos que moldaram a democracia e a participação política no Brasil colonial. O Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais aborda esse tema destacando as complexidades e contradições da aplicação das leis eleitorais nas Câmaras Municipais. A alternativa correta (C) aponta que, apesar da existência de uma legislação rigorosa, fatores como a diversidade regional, a dinâmica social e a distância da metrópole frequentemente resultavam no descumprimento das normas.
Essa perspectiva revela como a cidadania no período colonial estava longe de ser universal ou igualitária, sendo marcada por hierarquias sociais e adaptações locais. A análise desse contexto histórico permite refletir criticamente sobre as raízes das desigualdades e exclusões que ainda permeiam a sociedade brasileira, contribuindo para o debate sobre a construção da cidadania nos dias atuais.
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