O desenvolvimento do raciocínio histórico supõe um trabalho diferenciado. Sobre a forma de ensino segundo a Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale a alternativa incorreta.
um trabalho diferenciado. Sobre a forma de ensino
segundo a Proposta Curricular do Conteúdo Básico
Comum (CBC), assinale a alternativa incorreta.
- A)O tempo histórico, como uma construção social, não se limita ao tempo cronológico, à sucessão linear dos acontecimentos no tempo físico.
- B)O tempo histórico é produto das ações, relações e formas de pensar dos homens, e essas ações variam ao longo do tempo cronológico.
- C)As mudanças e permanências que acontecem num determinado tempo se explicam pelo que aconteceu num tempo cronológico imediatamente anterior. Portanto, pode-se prescindir da cronologia para construir demarcações dos processos históricos.
- D)Em cada tempo histórico - ou em cada presente - coexistem relações de continuidade e de rupturas com o passado, bem como perspectivas diferenciadas do futuro.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O desenvolvimento do raciocínio histórico é um processo complexo que exige uma abordagem pedagógica específica, conforme destacado na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC). Entre as alternativas apresentadas, a incorreta é a letra C, pois ela apresenta uma visão reducionista da relação entre tempo histórico e cronologia.
A alternativa C afirma que as mudanças e permanências em um determinado tempo histórico são explicadas apenas pelo que ocorreu imediatamente antes no tempo cronológico, sugerindo que a cronologia pode ser ignorada na demarcação dos processos históricos. Essa afirmação é equivocada, pois desconsidera a complexidade do tempo histórico, que não se restringe a uma simples sequência linear de eventos. A cronologia, embora não seja o único elemento a ser considerado, é fundamental para contextualizar e estruturar a análise histórica.
As demais alternativas apresentam conceitos corretos sobre o tempo histórico. A alternativa A destaca que o tempo histórico não se limita ao tempo cronológico, sendo uma construção social. A alternativa B reforça que o tempo histórico é moldado pelas ações, relações e pensamentos humanos, que variam ao longo do tempo. Já a alternativa D ressalta a coexistência de continuidades e rupturas em cada período histórico, além das diferentes perspectivas sobre o futuro.
Portanto, a resposta correta é a alternativa C, pois ela simplifica indevidamente a relação entre tempo histórico e cronologia, contrariando a abordagem proposta pelo CBC.
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