O Eixo Temático I envolve o “sistema colonial” e a realidade efetiva da colonização: política metropolitana versus diversificação econômica e interesses locais. Sobre o ensino e aprendizagem desse tópico, segundo as recomendações do Centro de Referência Virtual, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. Muitos alunos saem do Ensino Fundamental e Médio sem saberem, por exemplo, que existiram outras atividades econômicas em Minas Gerais do século XVIII além da mineração, isso mesmo durante o período de apogeu da mineração. II. É preciso que a ideia de colônia passiva seja construída e trabalhada dentro de sala de aula para que o aluno consiga compreender aspectos importantes da vida colonial, muitos deles inseridos nas propostas curriculares do Ensino Fundamental e Médio. III. Não se enxerga mais a colônia como um simples apêndice, mas acredita-se que essa tinha vida e dinâmica própria. Estão corretas as afirmativas:
O Eixo Temático I envolve o “sistema colonial” e a
realidade efetiva da colonização: política metropolitana
versus diversificação econômica e interesses locais.
Sobre o ensino e aprendizagem desse tópico, segundo
as recomendações do Centro de Referência Virtual,
analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa
correta.
I. Muitos alunos saem do Ensino Fundamental e Médio
sem saberem, por exemplo, que existiram outras
atividades econômicas em Minas Gerais do século XVIII
além da mineração, isso mesmo durante o período de
apogeu da mineração.
II. É preciso que a ideia de colônia passiva seja construída
e trabalhada dentro de sala de aula para que o aluno
consiga compreender aspectos importantes da
vida colonial, muitos deles inseridos nas propostas
curriculares do Ensino Fundamental e Médio.
III. Não se enxerga mais a colônia como um simples
apêndice, mas acredita-se que essa tinha vida e
dinâmica própria.
Estão corretas as afirmativas:
- A)I e III, apenas.
- B)II e III, apenas.
- C)I e II, apenas.
- D)I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O Eixo Temático I aborda o "sistema colonial" e a realidade efetiva da colonização, destacando a tensão entre a política metropolitana e a diversificação econômica com os interesses locais. Ao analisar as recomendações do Centro de Referência Virtual sobre o ensino desse tópico, é possível identificar pontos importantes que devem ser considerados na abordagem pedagógica.
A afirmativa I está correta, pois muitos estudantes concluem o Ensino Fundamental e Médio sem conhecimento sobre a diversidade econômica em Minas Gerais no século XVIII, que incluía atividades além da mineração, mesmo durante seu apogeu. Essa lacuna no aprendizado reforça a necessidade de uma abordagem mais abrangente.
Já a afirmativa II está incorreta, uma vez que a ideia de "colônia passiva" não deve ser reforçada, mas sim desconstruída. A historiografia contemporânea reconhece a complexidade e a dinâmica interna da colônia, contrariando a visão simplista de mera submissão metropolitana.
Por fim, a afirmativa III está correta, pois a atual perspectiva historiográfica compreende a colônia como um espaço com vida e dinâmica próprias, superando a antiga visão de apêndice passivo. Essa abordagem é essencial para um ensino crítico e atualizado.
Portanto, apenas as afirmativas I e III estão corretas, correspondendo à alternativa A) do gabarito.
Deixe um comentário