Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O ensino e a aprendizagem da História devem estar voltado, para atividades em que os alunos possam compreender:

O ensino e a aprendizagem da História devem estar voltado, para atividades em que os alunos possam compreender:

Resposta:

A alternativa correta é A)

O ensino e a aprendizagem da História devem estar voltados para atividades que permitam aos alunos desenvolver uma compreensão crítica e reflexiva sobre a sociedade em que vivem. A alternativa A, correta segundo o gabarito, destaca a importância de analisar as semelhanças, diferenças, permanências e transformações no modo de vida social, cultural e econômico, tanto no presente quanto no passado, por meio da leitura de diferentes obras humanas.

Essa abordagem valoriza a construção de um pensamento histórico que vai além da simples memorização de fatos ou da exaltação de figuras individuais. Em vez disso, incentiva os estudantes a perceberem como as sociedades se organizam, como evoluem e como diferentes grupos interagem ao longo do tempo. A análise comparativa entre passado e presente permite que os alunos compreendam a complexidade das relações humanas e desenvolvam uma visão mais ampla sobre sua própria realidade.

As demais alternativas apresentam perspectivas mais limitadas ou ideologizadas. A alternativa B, por exemplo, reduz a História à glorificação de figuras consideradas "heróis nacionais", ignorando a participação coletiva e as contradições inerentes aos processos históricos. Já a alternativa C enfatiza um nacionalismo cívico e moralizante, que pode levar a uma visão simplista e acrítica da formação da nação.

As alternativas D e E também apresentam problemas. A primeira reduz a educação histórica a uma preparação para o mercado de trabalho, enquanto a segunda prioriza a memorização de datas e eventos, sem necessariamente promover a reflexão sobre seus significados mais profundos.

Portanto, a alternativa A é a que melhor representa uma abordagem crítica e reflexiva do ensino de História, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades de análise e interpretação, fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e participativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *