O estudo do novo contexto internacional: fim da Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria é importante para que o aluno possa compreender a história do século XX no que tange ao entendimento dos acordos e alianças firmadas logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Com base nas orientações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) O professor deve construir uma linha de tempo que possibilite visualizar acontecimentos políticos referentes ao período entre o fim da Segunda Guerra e a desestruturação do bloco socialista (1989/1991). ( ) A intenção é a de que o aluno perceba que as histórias locais e globais estão interligadas e que o conflito acima citado repercutiu sobre praticamente todos os países do mundo. ( ) A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, existia perigo iminente de guerra mundial. ( ) O professor deve demonstrar que o conflito entre as duas superpotências do pós-guerra (EUA e URSS) esteve restrito apenas a questões político-militares. ( ) Além da temática político-militar, o professor deve trabalhar com aspectos ideológicos e culturais veiculados pelos lados em confronto. Por exemplo, a propaganda financiada por cada um dos blocos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O estudo do novo contexto internacional: fim da
Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria é importante para
que o aluno possa compreender a história do século XX
no que tange ao entendimento dos acordos e alianças
firmadas logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Com base nas orientações do Centro de Referência
Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas
Gerais, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro
(V) ou Falso (F).
( ) O professor deve construir uma linha de tempo
que possibilite visualizar acontecimentos políticos
referentes ao período entre o fim da Segunda Guerra e
a desestruturação do bloco socialista (1989/1991).
( ) A intenção é a de que o aluno perceba que as histórias
locais e globais estão interligadas e que o conflito acima
citado repercutiu sobre praticamente todos os países do
mundo.
( ) A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos
objetivos, existia perigo iminente de guerra mundial.
( ) O professor deve demonstrar que o conflito entre as
duas superpotências do pós-guerra (EUA e URSS)
esteve restrito apenas a questões político-militares.
( ) Além da temática político-militar, o professor deve
trabalhar com aspectos ideológicos e culturais
veiculados pelos lados em confronto. Por exemplo, a
propaganda financiada por cada um dos blocos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo.
- A)F - F - V - V - V.
- B)V - F - F - V - F .
- C)F - V - V - F - F .
- D)V - V - F - F - V .
Resposta:
A alternativa correta é D)
O estudo do contexto internacional após a Segunda Guerra Mundial e durante a Guerra Fria é fundamental para a compreensão das dinâmicas históricas do século XX. Esse período foi marcado por transformações geopolíticas profundas, acordos entre nações e a formação de alianças que moldaram o mundo contemporâneo. A análise das afirmativas apresentadas permite avaliar a abordagem pedagógica adequada para ensinar esse tema complexo.
A primeira afirmativa destaca a importância de construir uma linha do tempo para visualizar os eventos políticos entre o fim da Segunda Guerra e o colapso do bloco socialista. Essa estratégia é válida (V), pois ajuda os alunos a contextualizar os acontecimentos e entender sua sequência cronológica.
A segunda afirmativa ressalta a interligação entre histórias locais e globais, mostrando como a Guerra Fria afetou praticamente todos os países. Essa perspectiva é correta (V), já que o conflito entre EUA e URSS influenciou economias, políticas e culturas em escala mundial.
A terceira afirmativa menciona o perigo iminente de uma guerra mundial durante a Guerra Fria. No entanto, essa afirmação é falsa (F), pois o conflito foi marcado justamente por evitar um embate direto entre as superpotências, mantendo-se em disputas indiretas e tensões controladas.
A quarta afirmativa sugere que o conflito entre EUA e URSS se restringiu a questões político-militares. Isso é incorreto (F), pois a Guerra Fria também abrangeu competições econômicas, tecnológicas, culturais e ideológicas, como a corrida espacial e a propaganda de cada bloco.
Por fim, a quinta afirmativa recomenda que o professor trabalhe aspectos ideológicos e culturais, como a propaganda dos blocos. Essa abordagem é válida (V), pois amplia a compreensão dos alunos sobre as múltiplas dimensões do conflito.
Portanto, a sequência correta é V - V - F - F - V, correspondente à alternativa D).
Deixe um comentário