Questões Sobre Teorias e Práticas para o Ensino de História - Pedagogia - concurso
Questão 31
O tópico às missões no Sul e delimitação do território
brasileiro, da Proposta Curricular do Conteúdo Básico
Comum (CBC), busca desenvolver a habilidade de
analisar as disputas sobre o território sul-americano
entre Portugal e outras potências europeias no século
XVIII por meio dos principais tratados do período. Sobre
o ensino desse tema, analise as afirmativas a seguir e
assinale a alternativa correta.
I. Os vários acordos firmados para resolver as
divergências fronteiriças entre Portugal e Espanha
nessa região configuraram os limites geográficos do
Brasil atual. Assim, o estudo dessas disputas territoriais,
suas características e seus resultados são importantes
para que os alunos possam compreender como se
deu a delimitação de nossas fronteiras atuais, desde a
colonização.
II. O entendimento da disputa fronteiriça entre Portugal e
Espanha na região das missões e a própria organização
desses agrupamentos indígenas sob a supervisão
da Igreja deve ser precedido por um breve estudo da
ocupação portuguesa no sul do país desde o século XVI.
III. É importante que o professor trabalhe com os alunos
como se estruturavam as missões, como os índios
viviam nelas e o acordo entre estes e os religiosos.
Adicionalmente, é interessante que o professor
apresente as modificações territoriais determinadas
pelos tratados citados e ainda estude com os alunos
as características e consequências das guerras
guaraníticas, responsáveis pela destruição das missões.
Estão corretas as afirmativas:
- A)I e III, apenas.
- B)II e III, apenas.
- C)I e II, apenas.
- D)I, II e III.
A alternativa correta é D)
O estudo das missões no Sul e a delimitação do território brasileiro é um tema fundamental para compreender a formação histórica e geográfica do Brasil. A Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) destaca a importância de analisar as disputas territoriais entre Portugal e outras potências europeias no século XVIII, especialmente por meio dos tratados que moldaram nossas fronteiras.
A afirmativa I está correta ao ressaltar que os acordos entre Portugal e Espanha foram determinantes para configurar os limites do Brasil atual. Esses tratados não apenas resolveram divergências, mas também consolidaram uma ocupação territorial que remonta ao período colonial. Estudar esses conflitos permite aos alunos entender como se definiram nossas fronteiras atuais.
A afirmativa II também está correta ao apontar a necessidade de contextualizar a ocupação portuguesa no Sul desde o século XVI. Compreender a disputa fronteiriça e a organização das missões exige um olhar sobre o processo histórico mais amplo, incluindo a presença lusa na região e sua relação com os povos indígenas.
Por fim, a afirmativa III complementa as anteriores ao sugerir uma abordagem detalhada da estrutura das missões, do cotidiano indígena e dos acordos com os religiosos. Além disso, destaca a importância de analisar as mudanças territoriais decorrentes dos tratados e o impacto das guerras guaraníticas, que levaram ao fim das missões jesuíticas.
Portanto, todas as afirmativas (I, II e III) estão corretas, pois abordam aspectos complementares e essenciais para o ensino desse tema histórico. A alternativa D) é a resposta adequada.
Questão 32
Para entendermos os processos históricos de
construção da cidadania na sociedade brasileira,
finalidade explícita da Proposta Curricular do Ensino
Fundamental, não podemos deixar de trabalhar com o
tema da agromanufatura do açúcar e escravidão. Sobre
o ensino desse tema, segundo as recomendações do
Centro de Referência Virtual, analise as afirmativas a
seguir e assinale a alternativa correta.
I. Para que esse tópico seja bem trabalhado é necessário
que os alunos conheçam a política mercantilista
vigente em Portugal na época da colonização, de forma
específica, e na Europa de maneira geral.
II. Após a abolição não houve uma política de incorporação
da população escrava na sociedade. Muitos acabaram
regressando para as fazendas para retomar o trabalho
por baixos salários. Outros dirigiram-se à cidade onde
foram compor a grande parcela da população sem
emprego fixo.
III. A relação entre grande propriedade, monocultura e
trabalho escravo pode ser entendida como resultado
do objetivo metropolitano de garantir lucros com as
novas terras conquistadas. A produção em larga escala
de apenas um produto garantia maior rentabilidade à
coroa.
Estão corretas as afirmativas:
- A)I e III, apenas.
- B)I, II e III.
- C)I e II, apenas.
- D)II e III, apenas.
A alternativa correta é B)
A importância do estudo da agromanufatura do açúcar e da escravidão no ensino da cidadania brasileira
Para compreender os processos históricos de formação da cidadania no Brasil, conforme proposto pela Proposta Curricular do Ensino Fundamental, é essencial abordar o tema da agromanufatura açucareira e do regime escravocrata. Esse período histórico não apenas moldou a economia colonial, mas também estabeleceu estruturas sociais que ecoam até os dias atuais.
Contexto mercantilista e a colonização
A afirmativa I destaca corretamente a necessidade de entender o contexto mercantilista europeu, particularmente em Portugal, para compreender as bases do sistema colonial brasileiro. Esse conhecimento permite aos alunos entender como as relações econômicas internacionais influenciaram diretamente a organização social e produtiva da colônia.
O pós-abolição e suas consequências
A afirmativa II aborda um aspecto crucial: a ausência de políticas de integração dos ex-escravizados após a abolição. Esse vácuo histórico explica em parte as desigualdades sociais persistentes e a formação de uma população marginalizada tanto no campo quanto nas cidades, elementos fundamentais para entender os desafios da cidadania no Brasil.
A tríade colonial: latifúndio, monocultura e escravidão
A afirmativa III sintetiza a lógica econômica por trás do sistema colonial, mostrando como a grande propriedade, a produção monocultora e o trabalho escravo formavam um modelo integrado de exploração colonial que atendia aos interesses metropolitanos. Essa compreensão é vital para desnaturalizar estruturas que persistem na sociedade brasileira.
Conclusão
As três afirmativas, quando trabalhadas em conjunto, oferecem uma visão abrangente desse período histórico, permitindo aos alunos entender tanto as raízes coloniais da sociedade brasileira quanto seus desdobramentos contemporâneos. Portanto, a alternativa correta é B) I, II e III, pois todas contribuem para uma compreensão multidimensional desse tema fundamental.
Questão 33
posse de colônias no Novo Mundo é interessante para
que o aluno perceba como a ocupação e manutenção
das terras recém-descobertas por Portugal na América
exigiram do mesmo ações empreendedoras. Sobre o
ensino desse tópico e de acordo com as orientações
pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas
Gerais, assinale a alternativa incorreta:
- A)O Tratado de Tordesilhas (1494), assinado entre Portugal e Espanha, garantia a posse dos territórios conquistados pelos lusitanos.
- B)Outras nações europeias não aceitavam a divisão das terras de além-mar entre os países ibéricos, proposta pelo Tratado de Tordesilhas, e estavam dispostas a entrar na disputa pelo controle dos territórios do Novo Mundo.
- C)Em relação à tomada de parte das províncias do Norte pela Companhia das índias Ocidentais, é essencial que o professor apresente o contexto prévio dessa disputa entre portugueses e holandeses.
- D)Com o fim da União Ibérica, Portugal reassume o controle da colônia brasileira e passa a disputar com os Países Baixos territórios e espaços comerciais não só na América, mas também na Asia e na África.
A alternativa correta é A)
O estudo dos conflitos entre as potências europeias pela posse de colônias no Novo Mundo é fundamental para compreender as dinâmicas históricas que moldaram o período colonial. A análise desse tema permite aos alunos perceberem como Portugal, diante da necessidade de ocupar e manter seus territórios na América, adotou estratégias empreendedoras e políticas expansionistas. No entanto, é importante destacar que nem todas as afirmações sobre esse contexto histórico estão corretas, conforme apontado pelas orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais.
A alternativa incorreta é a A), que afirma que o Tratado de Tordesilhas (1494) garantia a posse dos territórios conquistados pelos lusitanos. Na realidade, o tratado apenas estabelecia uma linha imaginária de divisão entre as áreas de influência de Portugal e Espanha, sem garantir automaticamente a posse efetiva dos territórios. A ocupação e consolidação do domínio português na América exigiu esforços contínuos, como expedições, fundação de vilas e enfrentamento de resistências indígenas e de outras nações europeias.
As demais alternativas apresentam informações corretas sobre o tema. A alternativa B) destaca a rejeição de outras potências europeias, como França e Holanda, ao Tratado de Tordesilhas, o que as levou a contestar a hegemonia ibérica e a buscar seus próprios domínios no Novo Mundo. Já a alternativa C) ressalta a importância de contextualizar a invasão holandesa no Nordeste brasileiro, relacionando-a às disputas comerciais e políticas entre Portugal e os Países Baixos. Por fim, a alternativa D) aborda corretamente as consequências do fim da União Ibérica, quando Portugal retomou o controle do Brasil e intensificou os conflitos com os holandeses em diferentes regiões do mundo.
Portanto, a análise crítica desses conflitos coloniais permite aos alunos compreenderem como a disputa por territórios e riquezas influenciou não apenas a formação do Brasil, mas também as relações internacionais da época, destacando a complexidade do processo de colonização e suas repercussões históricas.
Questão 34
de Educação de Minas Gerais traça orientações para
o ensino do tópico: Os povos indígenas: diversidade
e migrações. Com base nas orientações, assinale a
alternativa correta.
- A)Os povos indígenas à época do “descobrimento” não possuíam características específicas conforme a tribo e a região.
- B)O tópico não permite desenvolver a noção de historicidade, visto que, o estudo do passado colonial não permite estabelecer um diálogo com o presente.
- C)A prática de canibalismo, denominada antropofagia, fez parte da cultura indígena durante centenas de anos e mereceu apropriações entre os modernistas dos anos 1920.
- D)A ênfase do estudo pode ser nos grupos indígenas, nos movimentos migratórios e no modo como foram vistos pelos europeus, além de alguns aspectos da cultura indígena.
A alternativa correta é D)
O estudo dos povos indígenas no contexto histórico brasileiro é fundamental para compreender a diversidade cultural e os processos migratórios que marcaram a formação do país. Conforme as orientações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, a alternativa correta é a D), que propõe uma abordagem abrangente sobre os grupos indígenas, suas migrações, a visão europeia sobre eles e aspectos de sua cultura.
A alternativa A) está incorreta, pois desconsidera a riqueza e as particularidades das diversas tribos indígenas, que possuíam culturas, línguas e organizações sociais distintas conforme sua região. Já a alternativa B) é equivocada ao afirmar que o estudo do passado colonial não permite diálogo com o presente, quando, na verdade, a historicidade é essencial para entender as continuidades e rupturas na relação entre indígenas e sociedade nacional.
A alternativa C), embora mencione corretamente a antropofagia como prática cultural em algumas tribos e sua apropriação pelo movimento modernista, reduz a complexidade da cultura indígena a um único aspecto, não atendendo à proposta de abordagem ampla sugerida pelas orientações.
Portanto, a alternativa D) é a mais adequada, pois permite explorar a diversidade indígena, seus deslocamentos territoriais, a interação com os colonizadores e elementos culturais, oferecendo uma visão mais completa e crítica sobre o tema.
Questão 35
O estudo da Expansão econômica europeia e
descobrimentos marítimos nos séculos XV e XVI
faz parte do Eixo Temático I. Sobre o ensino desse
tópico, de acordo com as orientações pedagógicas da
Secretaria de Educação de Minas Gerais, analise as
afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A formação do Estado Moderno de Portugal, em 1385,
desvinculou a nobreza ao poder do Rei e a desvinculação
dos interesses do último à burguesia mercantil.
II. O conceito de expansão econômica europeia deve ser
percebido em sua representação. Para isso, faz-se
necessário atentar para a relação estabelecida entre
consolidação do capitalismo comercial e a busca de
riquezas (sejam estas minerais ou tropicais), bem como
associara esses fatores a autonomia real em detrimento
à nobreza (a última figura era desprovida pelo menos
em Portugal, pioneiro nas grandes navegações, de
quaisquer tipos de privilégio ou autonomia).
III. Para que a temática cogitada seja trabalhada de forma a
despertar o interesse dos educandos, é necessário que
estes tenham apreendido como se deu o crescimento
das cidades europeias, que haviam crescido tanto
em número de habitantes quanto em importância
econômica e a rejeição dessas populações ao domínio
feudal, principalmente por parte dos comerciantes que
eram obrigados a pagar altíssimas taxas para poder
adentrar no território desses senhores, bem como o
modo através do qual o rei se impôs novamente como
autoridade política.
Estão corretas as afirmativas:
- A)I e III, apenas.
- B)II e III, apenas.
- C)I e II, apenas
- D)I, II e III.
A alternativa correta é B)
O estudo da Expansão Econômica Europeia e dos descobrimentos marítimos nos séculos XV e XVI é fundamental para compreender as transformações que moldaram o mundo moderno. De acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, é essencial abordar esse tema de maneira crítica, relacionando-o ao contexto histórico e às estruturas de poder da época.
A afirmativa I está incorreta, pois a formação do Estado Moderno em Portugal, em 1385, não desvinculou a nobreza do poder do Rei, mas sim consolidou uma aliança entre a monarquia e a burguesia mercantil, fortalecendo o centralismo político e impulsionando as navegações.
Já a afirmativa II está correta, pois a expansão econômica europeia deve ser analisada em conexão com o capitalismo comercial e a busca por riquezas, além da centralização do poder real, que em Portugal favoreceu as grandes navegações, reduzindo os privilégios da nobreza.
A afirmativa III também está correta, pois para despertar o interesse dos alunos, é necessário contextualizar o crescimento das cidades europeias, o declínio do feudalismo e a ascensão do poder real, elementos que influenciaram diretamente a expansão marítima.
Portanto, a alternativa correta é B) II e III, apenas, uma vez que a afirmativa I apresenta uma interpretação equivocada sobre as relações de poder em Portugal no período.
Questão 36
A Proposta Curricular da Secretaria de Estado de
Educação de Minas Gerais trata de tópicos a serem
desenvolvidos pelo professor no Ensino Fundamental,
como o tema Histórias de vida, diversidade populacional
(étnica, cultural, regional e social) e migrações locais,
regionais e intercontinentais. Sobre o ensino desse
tópico, analise as afirmativas a seguir e assinale a
alternativa correta.
I. O ensino de História da América e do Brasil deve
conceber apenas a evolução dos povos americanos a
partir de um fato específico: a chegada dos europeus na
América, a partir do século XV.
II. O estudo das teorias migratórias da espécie humana,
bem com sua diversidade, pode contribuir para romper
com a visão eurocêntrica presente no ensino de História.
III. As opiniões divergentes entre especialistas e mesmo
as teorias excludentes ou concorrentes, podem ser de
grande valia para que os alunos levantem hipóteses a
partir de indícios dos especialistas.
Estão corretas as afirmativas:
- A)I e III, apenas.
- B)II e III, apenas.
- C)II, apenas.
- D)I, II e III.
A alternativa correta é B)
A Proposta Curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais aborda temas essenciais para o Ensino Fundamental, como histórias de vida, diversidade populacional e migrações. Esses tópicos são fundamentais para uma compreensão mais ampla e crítica da formação das sociedades, rompendo com visões limitadas e promovendo o respeito à diversidade.
A afirmativa I está incorreta, pois reduz a história da América e do Brasil a um único evento – a chegada dos europeus –, ignorando as complexidades e as múltiplas narrativas que compõem a trajetória desses povos. Uma abordagem histórica adequada deve considerar as sociedades pré-colombianas, suas culturas e transformações, evitando uma perspectiva colonialista.
Já a afirmativa II está correta, pois o estudo das migrações humanas e da diversidade étnico-cultural permite desconstruir a visão eurocêntrica que ainda predomina no ensino de História. Ao explorar as origens múltiplas da humanidade e os fluxos migratórios, os alunos podem compreender que a história não é linear nem centrada em um único grupo.
A afirmativa III também está correta, pois o debate entre diferentes teorias e interpretações históricas enriquece o aprendizado. Ao confrontar visões divergentes, os estudantes desenvolvem habilidades críticas, aprendem a questionar fontes e a formular suas próprias hipóteses, elementos essenciais para uma educação histórica significativa.
Portanto, as afirmativas corretas são II e III, conforme indicado na alternativa B. Essa abordagem reforça a importância de um ensino de História plural, que valorize a diversidade e incentive o pensamento crítico.
Questão 37
de Estado de Educação de Minas Gerais envolve
as Histórias de vida, diversidade populacional e
migrações. Sobre o ensino desse tema, assinale a
alternativa incorreta.
- A)Um dos tópicos é o estudo da população mineira e brasileira: várias origens, várias histórias.
- B)O professor deve evitar identificar a diversidade populacional presente apenas em sala de aula, em termos sociais, étnico-culturais e de procedência regional.
- C)O professor deve analisar e interpretar fontes que evidenciem a diversidade populacional.
- D)O professor deve analisar as festas étnico-culturais como manifestação de hibridismo.
A alternativa correta é B)
O Eixo Temático I da Proposta Curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais aborda as Histórias de vida, diversidade populacional e migrações, temas fundamentais para a compreensão da formação sociocultural do estado e do país. A proposta busca promover uma reflexão crítica sobre as múltiplas origens e trajetórias que compõem a identidade mineira e brasileira, incentivando o reconhecimento da diversidade como elemento enriquecedor.
Dentre as alternativas apresentadas, a incorreta é a B), pois sugere que o professor deve evitar identificar a diversidade populacional presente apenas em sala de aula. Essa afirmação está equivocada, uma vez que o ambiente escolar é justamente um espaço privilegiado para reconhecer e valorizar as diferenças sociais, étnico-culturais e regionais. Ignorar essa diversidade no contexto da sala de aula seria negar a importância de trabalhar essas questões de forma concreta e próxima aos alunos.
As demais alternativas estão corretas: a A) destaca o estudo da população mineira e brasileira em suas múltiplas origens; a C) reforça a necessidade de análise de fontes que evidenciem a diversidade; e a D) aponta para a importância de compreender as festas étnico-culturais como expressões de hibridismo, demonstrando como diferentes tradições se misturam e se reinventam.
Portanto, o ensino desse eixo temático deve ser inclusivo, crítico e contextualizado, permitindo que os alunos reconheçam a riqueza da diversidade tanto em âmbito local quanto global.
Questão 38
Sobre a avaliação no ensino de História, de acordo
com Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum
(CBC), analise as afirmativas a seguir e assinale a
alternativa correta.
I. A proposta curricular busca a adoção de novas
concepções e práticas de avaliação.
II. A avaliação é concebida como apenas provas e testes
para medir o desempenho final dos alunos.
III. A proposta de avaliação considera as habilidades
a serem desenvolvidas em cada série ou ciclo de
escolaridade.
Estão corretas as afirmativas:
- A)I, II, III.
- B)II e III, apenas.
- C)I e II, apenas.
- D)I e III, apenas.
A alternativa correta é D)
Sobre a avaliação no ensino de História, de acordo com a Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), é importante destacar que o documento busca uma abordagem mais ampla e significativa do processo avaliativo. A afirmativa I está correta, pois o CBC propõe a adoção de novas concepções e práticas de avaliação, indo além dos métodos tradicionais e incorporando uma visão mais formativa e processual.
Já a afirmativa II está incorreta, uma vez que a avaliação não se limita apenas a provas e testes para medir o desempenho final dos alunos. O CBC enfatiza a importância de avaliar o desenvolvimento contínuo do estudante, considerando múltiplos aspectos do aprendizado, como participação, reflexão e capacidade crítica.
Por fim, a afirmativa III está correta, pois a proposta de avaliação do CBC leva em conta as habilidades específicas que devem ser desenvolvidas em cada série ou ciclo de escolaridade, alinhando-se aos objetivos de aprendizagem definidos para cada etapa. Portanto, as afirmativas corretas são I e III, correspondendo à alternativa D).
Questão 39
de Educação e da Secretaria Estadual de Educação de
Minas Gerais, propõe-se um conjunto de objetivos para
o ensino de História do segundo segmento do Ensino
Fundamental. Assinale a alternativa que não está
presente na Proposta Curricular do Conteúdo Básico
Comum (CBC).
- A)Problematizar visões, representações e atitudes que, comprometem o avanço dos sujeitos, dos grupos, das identidades sociais em direção à emancipação política e social.
- B)Desenvolver a noção de historicidade das ações dos homens da realidade social e dos processos históricos.
- C)Evitar a confrontação de versões e interpretações sobre um mesmo acontecimento histórico.
- D)Contribuir para a compreensão de problemas e questões do presente e de suas relações com a dinâmica de mudanças e permanências dos processos históricos.
A alternativa correta é C)
A Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) para o ensino de História no segundo segmento do Ensino Fundamental, conforme os documentos do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, estabelece objetivos que visam promover uma formação crítica e reflexiva dos estudantes. Dentre as alternativas apresentadas, a que não se alinha com esses objetivos é a opção C), que sugere evitar a confrontação de versões e interpretações sobre um mesmo acontecimento histórico.
Essa abordagem contradiz diretamente o princípio fundamental do ensino de História, que é justamente incentivar o debate, a análise de diferentes perspectivas e o pensamento crítico. O CBC valoriza a problematização de visões (alternativa A), o desenvolvimento da noção de historicidade (alternativa B) e a compreensão das relações entre passado e presente (alternativa D), elementos essenciais para uma aprendizagem significativa e emancipadora.
Portanto, a alternativa C) destoa completamente da proposta, uma vez que o confronto de interpretações é um mecanismo pedagógico fundamental para a construção do conhecimento histórico e para a formação de cidadãos capazes de analisar criticamente a realidade.
Questão 40
A Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum
(CBC) de História para o Ensino Fundamental tem
como eixo integrador o tema “História e Cidadania” no
Brasil. Baseando-se na proposta, analise as afirmativas
a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O entendimento equilibrado dos dilemas e dos desafios
hoje vividos pela sociedade brasileira independe da
compreensão, dos obstáculos enfrentados para a
construção de uma sociedade democrática e cidadã no
passado.
II. Não há como negar que, em certa medida, o presente
prolonga, re-edita e re-cria, em diversos níveis,
experiências já afastadas no tempo.
III. A ênfase atribuída ao estudo da dinâmica histórica
brasileira visa, dentre outros aspectos, permitir uma
melhor compreensão acerca dos problemas vividos
pelos próprios alunos.
Estão corretas as afirmativas:
- A)I, II, III.
- B)II e III, apenas.
- C)I e II, apenas.
- D)I e III, apenas.
A alternativa correta é B)
A Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) de História para o Ensino Fundamental estabelece como eixo central o tema "História e Cidadania" no Brasil, buscando integrar o passado e o presente para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Ao analisar as afirmativas apresentadas, é possível compreender melhor os objetivos e fundamentos dessa proposta.
A afirmativa I está incorreta, pois o entendimento dos desafios atuais da sociedade brasileira está intrinsecamente ligado à compreensão dos obstáculos históricos enfrentados na construção da democracia e da cidadania. Ignorar essa relação seria negar a importância da História como ferramenta para interpretar o presente.
Já a afirmativa II está correta, uma vez que o presente dialoga constantemente com o passado, seja repetindo padrões, seja ressignificando experiências históricas. Esse é um dos princípios da proposta do CBC, que enfatiza a continuidade e as transformações ao longo do tempo.
Por fim, a afirmativa III também está correta, pois o estudo da dinâmica histórica brasileira tem como um de seus objetivos permitir que os alunos compreendam melhor os problemas sociais e políticos que os cercam, relacionando-os com processos históricos mais amplos. Essa abordagem visa não apenas o conhecimento teórico, mas também a formação de uma consciência cidadã.
Portanto, as afirmativas corretas são II e III, conforme indicado na alternativa B. O CBC de História reforça a importância de se entender o passado para intervir criticamente no presente, promovendo uma educação histórica que contribua para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.