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Questões Sobre Teorias e Práticas para o Ensino de História - Pedagogia - concurso

Questão 41

Sobre a história-problema, descrita nas diretrizes
norteadoras para o ensino de História, que constam
na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum
(CBC), analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro
(V) ou Falso (F).

( ) Muitas dúvidas são levantadas tanto quanto à
sua aplicabilidade quanto aos aspectos teóricos e
conceituais relativos à história-problema.

( ) Passamos de uma história-problema para uma narração
cronológica, de reconstituição de fatos encadeados ao
longo do tempo.

( ) A história-problema visa ao exame analítico de um
problema, de questões através de diferentes períodos
históricos.

( ) Na perspectiva da história-problema, o historiador, como
ressalta Furet (1986), foca na sua pretensão de narrar
tudo aquilo que se passou de importante na história da
humanidade ou de uma parte da humanidade.

( ) O historiador se torna consciente de que ele escolhe
algumas questões, em torno das quais ele construirá
o seu objeto de estudo, estabelecendo diálogo entre o
presente e o passado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo.

  • A)F- V - V - V - V.
  • B)V - F - F - V - F .
  • C)F - V - F - F - F .
  • D)V - F - V - F - V .
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Sobre a história-problema, descrita nas diretrizes norteadoras para o ensino de História, que constam na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(V) Muitas dúvidas são levantadas tanto quanto à sua aplicabilidade quanto aos aspectos teóricos e conceituais relativos à história-problema.

(F) Passamos de uma história-problema para uma narração cronológica, de reconstituição de fatos encadeados ao longo do tempo.

(V) A história-problema visa ao exame analítico de um problema, de questões através de diferentes períodos históricos.

(F) Na perspectiva da história-problema, o historiador, como ressalta Furet (1986), foca na sua pretensão de narrar tudo aquilo que se passou de importante na história da humanidade ou de uma parte da humanidade.

(V) O historiador se torna consciente de que ele escolhe algumas questões, em torno das quais ele construirá o seu objeto de estudo, estabelecendo diálogo entre o presente e o passado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A) F - V - V - V - V.
  • B) V - F - F - V - F.
  • C) F - V - F - F - F.
  • D) V - F - V - F - V.

O gabarito correto é D).

Questão 42

O desenvolvimento do raciocínio histórico supõe
um trabalho diferenciado. Sobre a forma de ensino
segundo a Proposta Curricular do Conteúdo Básico
Comum (CBC), assinale a alternativa incorreta.

  • A)O tempo histórico, como uma construção social, não se limita ao tempo cronológico, à sucessão linear dos acontecimentos no tempo físico.
  • B)O tempo histórico é produto das ações, relações e formas de pensar dos homens, e essas ações variam ao longo do tempo cronológico.
  • C)As mudanças e permanências que acontecem num determinado tempo se explicam pelo que aconteceu num tempo cronológico imediatamente anterior. Portanto, pode-se prescindir da cronologia para construir demarcações dos processos históricos.
  • D)Em cada tempo histórico - ou em cada presente - coexistem relações de continuidade e de rupturas com o passado, bem como perspectivas diferenciadas do futuro.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O desenvolvimento do raciocínio histórico é um processo complexo que exige uma abordagem pedagógica específica, conforme destacado na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC). Entre as alternativas apresentadas, a incorreta é a letra C, pois ela apresenta uma visão reducionista da relação entre tempo histórico e cronologia.

A alternativa C afirma que as mudanças e permanências em um determinado tempo histórico são explicadas apenas pelo que ocorreu imediatamente antes no tempo cronológico, sugerindo que a cronologia pode ser ignorada na demarcação dos processos históricos. Essa afirmação é equivocada, pois desconsidera a complexidade do tempo histórico, que não se restringe a uma simples sequência linear de eventos. A cronologia, embora não seja o único elemento a ser considerado, é fundamental para contextualizar e estruturar a análise histórica.

As demais alternativas apresentam conceitos corretos sobre o tempo histórico. A alternativa A destaca que o tempo histórico não se limita ao tempo cronológico, sendo uma construção social. A alternativa B reforça que o tempo histórico é moldado pelas ações, relações e pensamentos humanos, que variam ao longo do tempo. Já a alternativa D ressalta a coexistência de continuidades e rupturas em cada período histórico, além das diferentes perspectivas sobre o futuro.

Portanto, a resposta correta é a alternativa C, pois ela simplifica indevidamente a relação entre tempo histórico e cronologia, contrariando a abordagem proposta pelo CBC.

Questão 43

Segundo a Proposta Curricular do Conteúdo Básico
Comum (CBC), devemos considerar que cada forma
de registro tem uma “linguagem própria”: a linguagem
fotográfica, a pintura artística, a linguagem oral,
musical, poética, literária, cinematográfica, a linguagem
oficial (legislação, tratados, códigos). Sobre o ensino
de História, assinale a alternativa correta.

  • A)Essas linguagens não exigem a aprendizagem de suas particularidades, de suas técnicas e estilos.
  • B)A curiosidade não deve ser considerada no desenvolvimento do raciocínio histórico dos alunos.
  • C)A investigação pressupõe apenas verificação de como as coisas ocorreram.
  • D)As perguntas dos alunos sobre o passado serão formuladas a partir dos seus interesses, das suas vivências sociais presentes.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O ensino de História, conforme destacado pela Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), deve levar em consideração a diversidade de linguagens que compõem o registro histórico. Cada uma dessas linguagens — seja a fotográfica, a artística, a oral, a musical ou outras — possui características próprias que exigem atenção e estudo para uma compreensão mais profunda dos eventos e contextos históricos.

Entre as alternativas apresentadas, a correta é a D), que afirma que as perguntas dos alunos sobre o passado serão formuladas a partir dos seus interesses e vivências sociais presentes. Essa abordagem reconhece a importância de conectar o conhecimento histórico com a realidade e as experiências dos estudantes, tornando o aprendizado mais significativo e relevante.

As demais alternativas apresentam equívocos em relação ao ensino de História. A alternativa A) desconsidera a necessidade de aprender as particularidades das diferentes linguagens, o que é essencial para uma análise crítica. A alternativa B) ignora o papel da curiosidade como motor para o desenvolvimento do raciocínio histórico. Já a alternativa C) reduz a investigação histórica a uma mera verificação de fatos, desprezando a interpretação e a contextualização.

Portanto, o ensino de História deve ser dinâmico, incentivando os alunos a questionar, investigar e relacionar o passado com suas próprias experiências, conforme propõe a alternativa correta.

Questão 44

Sobre o desenvolvimento do Raciocínio Histórico,
segundo a Proposta Curricular do Estado de Minas
Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a
alternativa correta.

I. O que se tornou central a ser ensinado é “o passado tal
como aconteceu”.

II. As práticas e estratégias pedagógicas devem visar
ao desenvolvimento de capacidades relacionadas à
construção do conhecimento histórico: a observação, a
formulação de questões, o levantamento de hipóteses
explicativas, a análise e interpretação de fontes
históricas com vistas à construção da escrita da história.

III. É necessário que o professor possibilite aos alunos
desenvolver capacidades de ler e interpretar as fontes e
produzir a sua própria interpretação oral e escrita.

Estão corretas as afirmativas:

  • A)I, II, III
  • B)II e III, apenas.
  • C)I e II, apenas.
  • D)I e III, apenas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Sobre o desenvolvimento do Raciocínio Histórico, segundo a Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais:

A análise das afirmativas apresentadas revela que apenas as proposições II e III estão alinhadas com a abordagem contemporânea do ensino de História. A afirmativa I, que defende o ensino do "passado tal como aconteceu", representa uma visão ultrapassada, pois a historiografia atual reconhece a natureza interpretativa e construída do conhecimento histórico.

As afirmativas II e III, por sua vez, refletem adequadamente os princípios da Proposta Curricular mineira ao destacarem:

  • O desenvolvimento de capacidades cognitivas essenciais à construção do pensamento histórico
  • A importância da análise crítica de fontes históricas
  • A valorização da produção autônoma de interpretações pelos estudantes

Portanto, a alternativa correta é B) II e III, apenas, pois estas afirmativas capturam a essência do raciocínio histórico como processo de investigação e construção de significado, em contraposição à mera reprodução de fatos pretéritos.

Questão 45

Os objetos do conhecimento histórico se deslocaram
dos grandes fatos nacionais ou mundiais para a
investigação das relações cotidianas, dos grupos
excluídos e dos sujeitos sociais construtores da
história. De acordo com a Proposta Curricular do
Conteúdo Básico Comum (CBC), analise as afirmativas
a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O que passou a dar significado à história foram as
relações sociais existentes no cotidiano, as relações
de poder explícitas ou ocultadas, as resistências, as
diversidades culturais e a percepção de múltiplas
temporalidades expressas em mudanças e
permanências, a busca da construção da identidade
dos sujeitos históricos, da construção da história local,
das inter-relações do local com o regional, o nacional e
o mundial. É o conhecimento histórico se fazendo sob a
pressão da própria história.

II. No contexto de mudanças historiográficas e sociais, a
própria noção de nacionalidade não se redefine e se
assentará mais sobre a ideia da homogeneidade, da
unidade de interesses e de projetos.

III. As novas concepções de ensino aprendizagem, oriundas
da teoria socioconstrutivista do conhecimento, das
teorias genéticas e sócio-históricas da aprendizagem
e do desenvolvimento cognitivo e social, propiciaram a
construção de novos saberes históricos, escolares e de
novas concepções e práticas do ensino da História.

Estão corretas as afirmativas:

  • A)I, II, III.
  • B)II e III, apenas.
  • C)I e II, apenas.
  • D)I e III, apenas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O estudo da História passou por transformações significativas ao longo do tempo, deslocando seu foco dos grandes eventos nacionais e mundiais para uma abordagem mais ampla e diversificada, que inclui as relações cotidianas, os grupos marginalizados e os sujeitos sociais como agentes ativos na construção da narrativa histórica. De acordo com a Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), essa mudança reflete uma nova compreensão do conhecimento histórico, que valoriza as dinâmicas sociais, culturais e políticas em diferentes escalas.

A afirmativa I está correta, pois destaca como o significado da História hoje está ligado às relações sociais cotidianas, às estruturas de poder (explícitas ou veladas), às resistências, às diversidades culturais e às múltiplas temporalidades que coexistem na sociedade. Essa abordagem permite uma análise mais profunda das identidades históricas, da história local e de suas conexões com contextos mais amplos, como o regional, o nacional e o global. Essa perspectiva demonstra como o conhecimento histórico é constantemente remodelado pelas próprias transformações sociais.

Já a afirmativa II está incorreta, pois contraria a tendência contemporânea da historiografia, que rejeita a noção de nacionalidade baseada em homogeneidade e unidade de interesses. Pelo contrário, a historiografia atual enfatiza a diversidade, os conflitos e as diferentes perspectivas dentro de uma mesma nação, reconhecendo a complexidade das identidades coletivas.

Por fim, a afirmativa III está correta, pois evidencia como as novas teorias de aprendizagem, como o socioconstrutivismo e as abordagens sócio-históricas, influenciaram o ensino de História. Essas teorias contribuíram para a formação de novos saberes históricos escolares, promovendo práticas pedagógicas mais dinâmicas e reflexivas, que incentivam os estudantes a compreenderem a História como um processo em constante construção.

Portanto, as afirmativas corretas são I e III, correspondendo à alternativa D).

Questão 46

Sobre as diretrizes para as quatro últimas séries
do Ensino Fundamental que constam da Proposta
Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale
a alternativa correta.

  • A)O que os historiadores das novas tendências historiográficas têm em comum é o fato de seguirem a história positivista e/ou metódica.
  • B)Os historiadores das novas tendências historiográficas defendem a objetividade e transparência absolutas dos documentos.
  • C)O conhecimento histórico é mera duplicação do real.
  • D)O conhecimento histórico torna-se uma construção intelectual resultante do diálogo entre categorias conceituais.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

A Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) para as quatro últimas séries do Ensino Fundamental aborda as novas tendências historiográficas, destacando a evolução do pensamento histórico. Entre as alternativas apresentadas, a correta é a D), que afirma: "O conhecimento histórico torna-se uma construção intelectual resultante do diálogo entre categorias conceituais."

Essa visão reflete o afastamento das correntes tradicionais, como o positivismo (citado na alternativa A)), que enxergava a história como uma ciência neutra e baseada apenas em fatos objetivos. As novas abordagens reconhecem que o conhecimento histórico não é uma mera reprodução da realidade (alternativa C)), nem depende de documentos como fontes totalmente transparentes (alternativa B)). Pelo contrário, ele é construído a partir de interpretações, questionamentos e diálogos entre diferentes perspectivas teóricas.

Portanto, a alternativa D) está correta porque sintetiza o entendimento contemporâneo da história como uma disciplina dinâmica, em constante reconstrução, influenciada por conceitos e debates que moldam nossa compreensão do passado.

Questão 47

Uma das questões que mais tem desafiado os
professores de história, engajados em processos
de mudanças curriculares e de suas práticas em sala
de aula, é a de criar as condições para que os alunos
elaborem novos sentidos e significados para o estudo da
história. Com base na Proposta Curricular do Conteúdo
Básico Comum (CBC), assinale a alternativa
incorreta.

  • A)O CBC avalia que os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer reação orgânica com o passado público da época em que vivem.
  • B)A história deve ser vista como estudo do passado e como memorização dos fatos e das datas dos principais acontecimentos, em geral, de ordem política, militar ou diplomática dos países.
  • C)O processo de esquecimento do passado pode comprometer o desenvolvimento da noção de temporalidade histórica.
  • D)O ensino de História deve propiciar aos alunos constatarem que as realidades presentes não tem razão de ser por elas mesmas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

O ensino de História enfrenta um desafio constante: como fazer com que os alunos desenvolvam novos significados e conexões com o passado, superando a visão tradicional que prioriza a memorização de fatos e datas. A Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) busca romper com essa abordagem, enfatizando a importância da compreensão crítica da temporalidade histórica e da relação entre passado e presente.

A alternativa B) é considerada incorreta porque reforça justamente a visão que o CBC pretende superar. Ao reduzir a História ao estudo do passado como um conjunto de eventos políticos, militares ou diplomáticos a serem memorizados, essa abordagem ignora a complexidade dos processos históricos e sua relevância para a formação de cidadãos críticos. O CBC defende que o ensino de História deve ir além da simples cronologia, permitindo que os alunos percebam como as realidades atuais são construídas a partir de processos históricos.

As demais alternativas apresentam concepções alinhadas com a proposta do CBC. A alternativa A) aborda o desafio de conectar os jovens com o passado em um mundo marcado pelo imediatismo. A alternativa C) destaca a importância da noção de temporalidade histórica, enquanto a alternativa D) reforça a necessidade de compreender o presente como resultado de processos históricos. Portanto, a resposta correta é de fato a alternativa B), por representar uma visão ultrapassada do ensino de História.

Questão 48

A definição dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC)
para os anos finais do Ensino Fundamental constitui
um passo importante no sentido de tornar a rede
estadual de ensino de Minas Gerais um sistema de
alto desempenho. Com base no CBC para o ensino de
História, analise as afirmativas a seguir e assinale a
alternativa correta.

I. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, propostos pelo
Ministério da Educação (MEC), orientam os currículos
em geral, e o de História, em particular, para a construção
de uma nova concepção de cidadania.

II. O documento propõe rupturas com uma história centrada
na formação de determinado tipo de representação da
nacionalidade.

III. A diversidade cultural e sua importância para o avanço
da cidadania no Brasil se constituem na ideia central
das finalidades do ensino de História.

Estão corretas as afirmativas:

  • A)I, II, III.
  • B)II e III, apenas.
  • C)I e II, apenas.
  • D)I e III, apenas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

A definição dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) para os anos finais do Ensino Fundamental representa uma medida essencial para elevar a qualidade da educação na rede estadual de Minas Gerais, alinhando-a a padrões de alto desempenho. Ao analisar o CBC para o ensino de História, é possível identificar três afirmativas que refletem os princípios e objetivos desse documento.

A afirmativa I destaca o papel dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), como orientadores dos currículos, incluindo o de História. Esses parâmetros buscam promover uma nova concepção de cidadania, alinhada a valores democráticos e inclusivos, reforçando a importância da educação na formação crítica dos estudantes.

A afirmativa II aponta para uma ruptura com visões tradicionais da história, que muitas vezes priorizavam uma narrativa única e homogênea da nacionalidade. O CBC propõe uma abordagem mais plural, que reconheça as múltiplas vozes e experiências que compõem a história do Brasil, superando perspectivas limitadas ou excludentes.

Por fim, a afirmativa III enfatiza a centralidade da diversidade cultural no ensino de História, destacando seu papel no fortalecimento da cidadania. Ao valorizar as diferentes culturas e identidades que formam o país, o CBC busca promover uma educação mais justa e representativa, capaz de preparar os alunos para viver em uma sociedade plural.

Todas as afirmativas estão corretas (I, II e III), pois refletem os princípios do CBC e sua proposta de uma educação histórica crítica, inclusiva e voltada para a construção de uma cidadania ativa e consciente.

Questão 49

O aprendizado histórico deve ser organizado de modo que
as suas diferentes formas sejam abordadas, praticadas e articuladas
em uma relação consistente e dinâmica de desenvolvimento. Nesse
processo, têm importância não apenas os fatores cognitivos, mas
nele também devem ser considerados os componentes estéticos e
políticos da consciência da história e da cultura histórica como
pré-requisitos, condições e determinações essenciais dos objetivos
do aprendizado histórico.

Jörn Rüsen. Aprendizado histórico. In: Jörn Rüsen e o ensino de história.
Maria Auxiliadora Schmidt et al. (Orgs.). Curitiba: Ed. UFPR, 48 (com adaptações).

Com referência ao texto precedente, é correto afirmar que, no que
concerne à teoria do ensino e da aprendizagem de história, Jörn
Rüsen

  • A)orienta o ensino e a aprendizagem de história por metas políticas, tais como a disseminação dos valores da cidadania.
  • B)defende uma posição antinarrativista nos âmbitos da teoria e da didática da história.
  • C)confere caráter pluralista ao aprendizado histórico, ao considerar suas múltiplas formas e diferentes componentes.
  • D)pressupõe a incomunicabilidade entre teoria da historiografia e teoria da aprendizagem histórica.
  • E)desarticula o aprendizado de história da pesquisa histórica, orientada por componentes cognitivos ausentes nesse aprendizado.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O texto apresentado destaca a perspectiva de Jörn Rüsen sobre o aprendizado histórico, enfatizando a necessidade de uma abordagem multifacetada que integre diferentes formas, práticas e articulações. Rüsen propõe que o ensino de história não se limite apenas aos aspectos cognitivos, mas incorpore também componentes estéticos e políticos, fundamentais para a formação da consciência histórica e da cultura histórica. Essa visão pluralista reconhece a complexidade do aprendizado histórico, que deve ser dinâmico e consistente em seu desenvolvimento.

Entre as alternativas apresentadas, a opção C) é a que melhor sintetiza o pensamento de Rüsen, pois ele de fato confere um caráter pluralista ao aprendizado histórico, considerando suas múltiplas formas e diferentes componentes. Essa abordagem contrasta com visões reducionistas que priorizam apenas um aspecto do ensino de história, como a política (alternativa A) ou a negação da narrativa (alternativa B). Além disso, Rüsen não pressupõe uma incomunicabilidade entre teoria da historiografia e teoria da aprendizagem (alternativa D), nem desarticula o aprendizado da pesquisa histórica (alternativa E). Pelo contrário, sua proposta valoriza a integração entre esses elementos, reforçando a importância de uma compreensão ampla e interdisciplinar da história.

Portanto, a alternativa C) é a correta, pois reflete adequadamente a teoria de Rüsen, que defende um aprendizado histórico pluralista, dinâmico e articulado, capaz de abranger as diversas dimensões que compõem a relação do ser humano com o passado.

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Questão 50

A história não apenas é uma ciência em marcha. É também
uma ciência na infância: como todas aquelas que têm por objeto o
espírito humano, esse temporão no campo do conhecimento
racional. Ou, para dizer melhor, velha sob a forma embrionária da
narrativa, de há muito apinhada de ficções, há muito tempo ainda
colada nos acontecimentos mais imediatamente apreensíveis, ela
permanece, como empreendimento racional de análise, jovem.

Marc Bloch. Apologia da história: ou o ofício do historiador.
Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 47 (com adaptações).

A partir do texto apresentado, assinale a opção correta, com relação
à dinâmica historiográfica do século XX e seu impacto no ensino de
história. 

  • A)Na Itália, a chamada micro-história, iniciada por Carlo Ginzburg e Giovanni Levi, caracterizou-se pela rejeição à narrativa e pela aversão à investigação de estruturas sociais e culturais, expressando-se na didática de história por meio da metodologia da história oral.
  • B)Para Bloch, a tradição historiográfica deve ser substituída pela análise sociológica, fato que se reflete na inserção nos currículos escolares da disciplina sociologia.
  • C)Depreende-se do texto precedente que o uso das tecnologias de informação no ensino de história deturpa o pensamento de Bloch, uma vez que o historiador defende a ideia de que a legitimidade do conhecimento histórico está no exame de acontecimentos do passado e na negação da história do presente.
  • D)No texto, o tema história, “uma ciência na infância”, vista como “empreendimento racional de análise” e objeto de conhecimento, denota uma crítica à tradição da historiografia política e à predileção dessa forma de abordagem histórica por procedimentos narrativos de representação.
  • E)A renovação desencadeada na França pela denominada Escola dos Annales não exerceu influência significativa sobre a didática e a tradição historiográfica brasileira do século XX, de caráter preponderantemente marxista.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

A partir do texto de Marc Bloch, é possível compreender a natureza dinâmica e em desenvolvimento da história como ciência. O autor enfatiza que, apesar de sua longa tradição narrativa, a história ainda é uma disciplina jovem quando considerada como um "empreendimento racional de análise". Essa perspectiva sugere uma crítica implícita às abordagens historiográficas tradicionais, que muitas vezes se limitavam a narrativas políticas e eventos superficiais, sem uma análise mais profunda das estruturas sociais e culturais.

A opção correta, D), reflete essa interpretação ao destacar que o texto denota uma crítica à historiografia política tradicional e sua preferência por procedimentos narrativos. Bloch, como um dos fundadores da Escola dos Annales, defendia uma história mais abrangente, que incorporasse métodos analíticos e interdisciplinares, rompendo com a ênfase excessiva em narrativas políticas e eventos isolados.

As outras alternativas apresentam equívocos em relação ao pensamento de Bloch e ao impacto da historiografia do século XX. A micro-história (A), por exemplo, não rejeitava a narrativa, mas sim a utilizava de maneira crítica. A alternativa B) distorce a posição de Bloch, que não propunha substituir a história pela sociologia, mas sim integrar abordagens. Já a alternativa C) incorre em uma interpretação reducionista do texto, pois Bloch não negava a história do presente. Por fim, a alternativa E) ignora a influência significativa da Escola dos Annales na historiografia brasileira.

Portanto, a alternativa D) é a que melhor capta o espírito do texto de Bloch, ao reconhecer a história como uma ciência em construção, crítica em relação às tradições narrativas e comprometida com uma análise racional e abrangente do passado.

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