Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Teorias e Práticas para o Ensino de História - Pedagogia - concurso

Questão 51

      A história se diferencia das demais ciências porque é,
simultaneamente, uma arte. É ciência, uma vez que recolhe,
descobre, analisa em profundidade; e arte, porque representa e torna
a dar forma ao que é descoberto, ao que é apreendido. Como
ciência, a história se aproxima da filosofia; como arte, da poesia.

Leopold von Ranke. O conceito de história universal. Sérgio da Mata (Trad). In: A

história pensada: história e método na historiografia europeia do século XIX. Estevão

de Rezende Martins (Org.). São Paulo: Contexto, 2010, p. 202 (com adaptações).

Considerando o excerto precedente, assinale a opção correta com
relação às concepções do pensamento histórico e à sua influência
no ensino de história.

  • A)A preferência pela história política na historiografia europeia do século XIX marcou o ensino de história e obliterou outras formas de investigação histórica, como a história cultural, da qual não há registros expressivos no período.
  • B)Lucien Febvre e Fernand Braudel, dois dos mais importantes expoentes da tradição da história política na França do século XIX, rejeitaram a metodologia da história oral, largamente utilizada, atualmente, na pesquisa acadêmica e nas salas de aula.
  • C)O século XIX foi marcado por inúmeras manifestações de historiografia engajada, em que o conhecimento histórico se associou a ideais e lutas políticas, tendo sido, não raramente, instrumentalizado em função desses ideais.
  • D)Tal como Leopold von Ranke, a grande maioria dos historiadores oitocentistas desenvolveu concepções estritamente cientificistas a respeito da didática e da prática historiográfica, marcada por uma separação rígida entre a história e o domínio da criação estético-literária.
  • E)As técnicas de crítica documental, frequentemente associadas à expressão “método histórico” e desenvolvidas pelo alemão Ranke, têm sido amplamente utilizadas no ensino de história.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O excerto de Leopold von Ranke destaca a dualidade da história como ciência e arte, aproximando-se da filosofia em seu aspecto analítico e da poesia em sua dimensão representativa. Essa perspectiva revela a complexidade do pensamento histórico, que não se limita a uma abordagem puramente factual ou metodológica, mas também incorpora elementos criativos e interpretativos. No contexto do ensino de história, essa visão influenciou diferentes correntes historiográficas, especialmente no século XIX, período marcado por intensas transformações políticas e intelectuais.

A opção correta, conforme o gabarito, é a alternativa C), que afirma que o século XIX foi marcado por historiografias engajadas, nas quais o conhecimento histórico frequentemente se associou a ideais e lutas políticas. Essa característica reflete a instrumentalização da história como ferramenta de legitimação ou crítica de projetos políticos, um traço marcante da época. Ao contrário do que sugere a alternativa D), Ranke e outros historiadores não adotaram uma postura estritamente cientificista que separasse radicalmente história e criação estética. Pelo contrário, sua concepção integrava análise rigorosa e narrativa artística.

As demais alternativas apresentam equívocos. A alternativa A) desconsidera a existência de registros de história cultural no século XIX, enquanto a alternativa B) atribui erroneamente a Febvre e Braudel uma filiação à história política do século XIX, quando ambos são expoentes da Escola dos Annales, do século XX. Já a alternativa E), embora mencione corretamente a influência de Ranke no método histórico, não é a opção mais adequada para responder à questão, que prioriza a relação entre história e engajamento político no período.

Assim, a concepção de história como ciência e arte, proposta por Ranke, abre espaço para compreender como o século XIX testemunhou o uso da narrativa histórica tanto como instrumento de investigação quanto como veículo de ideologias — um legado que ainda ressoa no ensino de história hoje.

Questão 52

No ensino de história, o uso do método da história oral como
recurso pedagógico

  • A)parte da memória de sujeitos e de perguntas presentes no cotidiano dos alunos para a reconstituição do passado.
  • B)amplia a subjetividade histórica e impede que os alunos se percebam como sujeitos inseridos no processo histórico.
  • C)prejudica o ensino da história, uma vez que, sem o apoio de documentos oficiais, a reconstituição histórica é impossível.
  • D)deturpa a verdade histórica, uma vez que a memória é seletiva.
  • E)exige métodos e técnicas de pesquisa sofisticados, fora do alcance dos alunos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O ensino de história tem se renovado com a incorporação de metodologias que valorizam a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Dentre essas abordagens, a história oral se destaca como um recurso pedagógico eficaz, pois parte da memória dos sujeitos e das questões presentes no cotidiano dos estudantes para reconstituir o passado. Essa perspectiva, conforme indicado pela alternativa correta (A), permite uma aprendizagem mais significativa, conectando a experiência individual com os processos históricos mais amplos.

Ao contrário do que sugerem as alternativas incorretas, a história oral não amplia a subjetividade de forma prejudicial (B), nem inviabiliza a reconstituição histórica pela ausência de documentos oficiais (C). A memória, ainda que seletiva (D), não deturpa a verdade histórica, mas oferece uma perspectiva singular que, quando cruzada com outras fontes, enriquece a compreensão do passado. Além disso, os métodos da história oral podem ser adaptados ao contexto escolar (E), tornando-se acessíveis aos alunos e promovendo habilidades de pesquisa e análise crítica.

Portanto, a história oral é uma ferramenta valiosa para o ensino de história, pois democratiza o acesso às fontes históricas, incentiva o protagonismo dos alunos e reforça a noção de que a história é construída por pessoas comuns, cujas vivências também merecem ser registradas e estudadas.

Questão 53

Em relação ao ensino de História nos Anos Iniciais, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de
Santa Catarina (1998), o professor deve, exceto:

  • A)partir da realidade próxima, como a rua, o bairro, permite à criança tomar consciência de todos os aspectos da vida cotidiana e de outros tempos presentes no dia-a-dia.
  • B)evitar documentos como certidão de nascimento e fotografias pessoais por terem um cunho individual elevado.
  • C)referir sobre aspectos do passado por estudos do meio, do patrimônio cultural e de grupos étnico-culturais, através da história oral, da fotografia e de documentos escritos.
  • D)realizar procedimentos como trabalho as pesquisas, histórias e fontes documentais, que contribuem para a compreensão das noções de história nesta fase escolar.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

O ensino de História nos Anos Iniciais, conforme a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998), deve ser abordado de forma a conectar o aluno com seu contexto social e histórico, promovendo uma aprendizagem significativa. Entre as orientações apresentadas, destaca-se a importância de partir da realidade próxima da criança, como a rua ou o bairro, para que ela compreenda os aspectos da vida cotidiana e suas transformações ao longo do tempo (alternativa A). Além disso, é fundamental trabalhar com diferentes fontes históricas, como estudos do meio, patrimônio cultural e história oral, utilizando fotografias, documentos escritos e outros registros que enriqueçam a percepção do passado (alternativa C). A realização de pesquisas e o contato com fontes documentais também são procedimentos essenciais para desenvolver noções históricas nessa fase (alternativa D).

No entanto, a alternativa B apresenta uma orientação equivocada, pois sugere evitar documentos como certidões de nascimento e fotografias pessoais por seu caráter individual. Essa perspectiva é incorreta, uma vez que tais materiais são valiosos para o ensino de História, pois permitem que o aluno reconheça sua própria trajetória e estabeleça relações com o contexto histórico mais amplo. O uso de documentos pessoais pode ser um ponto de partida eficaz para discutir memória, identidade e mudanças sociais, tornando o aprendizado mais próximo e relevante para as crianças. Portanto, o gabarito correto é B, já que essa afirmação contraria as recomendações da proposta curricular.

Questão 54

De acordo com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998) quanto ao Ensino de História,
é correto afirmar, exceto:

  • A)O ensino da História deve incluir o processo de comparação através da estimulação da controvérsia.
  • B)Os significados singulares dos processos histórico-culturais precisam ser tratados no ensino de História através de centralidades móveis, onde as dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais devem ganhar relevância.
  • C)Para que os alunos se apropriem do conhecimento, a produção deve ser estimulada através da formulação de hipóteses que deverão ser tratadas pela pesquisa e análise do material coletado.
  • D)No ensino de história o nível “refletido” define-se pelo conhecimento histórico a partir da reconstrução historiográfica dos processos histórico-culturais, ou seja, a partir dos referenciais teóricos do pesquisador, ele procede à compreensão e análise do problema abordado.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

De acordo com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998) em relação ao Ensino de História, é importante destacar que a alternativa D) apresenta uma afirmação incorreta. O nível "refletido" não se limita apenas à reconstrução historiográfica baseada nos referenciais teóricos do pesquisador, mas envolve uma abordagem mais ampla e crítica, integrando múltiplas perspectivas e contextos.

As demais alternativas estão alinhadas com as diretrizes da proposta:

  • A) O ensino da História deve, de fato, promover a comparação e o debate, estimulando a controvérsia como parte do processo de aprendizagem.
  • B) Os significados singulares dos processos histórico-culturais devem ser abordados de forma dinâmica, considerando as dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais em suas inter-relações.
  • C) A produção do conhecimento histórico deve ser incentivada por meio da formulação de hipóteses, pesquisa e análise crítica, permitindo que os alunos se apropriem ativamente do saber.

Portanto, a alternativa D) é a que não corresponde às orientações da Proposta Curricular, pois reduz o nível "refletido" a uma reconstrução teórica individual, sem abarcar a complexidade e a pluralidade necessárias ao ensino de História.

Questão 55

A concepção de história definida nesta proposta, analisa as múltiplas dimensões do tempo de modo a
capturar o sentido da superação das noções anteriores para a compreensão dos múltiplos e simultâneos
tempos históricos.

Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas
curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 161.  

Sobre o tema “Ensino de História – Categoria Tempo”, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa
que contém todas as corretas. 

l. Tempo cronológico se refere ao tempo do relógio, do passar dos dias, dos eventos, da sequência dos meses, dos
anos, etc.

ll. Tempo histórico é o tempo do significado dos processos de desenvolvimento técnico, produtivo, das dimensões
consideradas relevantes pelos grupos dominantes em oposição aos dominados em determinadas sociedades

lll. Na história tradicional ou positivista há uma compreensão dialética do tempo, pois supõe uma natural superação
dos tempos cíclicos, circulares e antigo, pelo tempo moderno definido através da evolução da técnica. 

lV. O tempo circular define a lógica das comunidades agrícolas (plantio, crescimento, colheita): nascimento, desenvolvimento
e morte.

V. Os tempos diacrônicos ser referem, por exemplo, a relação entre moderno e arcaico, antigo e novo.  

  • A)I - II - IV - V
  • B)II - III - IV
  • C)III - IV
  • D)IV - V
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

A concepção de história apresentada na Proposta Curricular de Santa Catarina busca compreender as múltiplas dimensões do tempo, superando noções tradicionais para abarcar a simultaneidade dos tempos históricos. Nesse contexto, analisando as afirmações sobre o tema "Ensino de História – Categoria Tempo", podemos identificar as alternativas corretas:

I. Correta. O tempo cronológico de fato se refere à medição objetiva do tempo, como dias, meses e anos, sendo fundamental para a organização dos eventos históricos.

II. Correta. O tempo histórico realmente envolve os significados dos processos sociais, técnicos e produtivos, frequentemente definidos pelas relações de poder entre grupos dominantes e dominados.

III. Incorreta. A história tradicional ou positivista não adota uma perspectiva dialética do tempo, mas sim uma visão linear e evolutiva.

IV. Correta. O tempo circular de fato caracteriza a lógica das comunidades agrícolas e dos ciclos naturais da vida.

V. Correta. Os tempos diacrônicos realmente se referem às relações entre diferentes temporalidades, como moderno/arcaico ou antigo/novo.

Portanto, as afirmações corretas são I, II, IV e V, correspondendo à alternativa A do gabarito.

Questão 56

“A maneira de tratar o conteúdo é fundamental no ensino e a postura do professor, com relação a esse
tratamento, determinará a sua efetividade na prática pedagógica. Para isso, pretende-se orientar o ensino
de ciências para que o aluno torne-se agente de sua aprendizagem, através do ‘pensar e do fazer’ (relação
ciência-tecnologia), e o professor se legitime como mediador deste processo.”

Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas
curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 124. 

Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas, e assinale a alternativa
com a sequência correta.

( ) A organização sequencial dos conteúdos e atividades curriculares devem ser sistematizada e operacionalizada
em patamares das ações envolvendo uma graduação de complexidade do abstrato para o concreto. 

( ) Ênfase na construção dos conhecimentos sobre a natureza, subjacentes à relação homem-natureza, e na constituição
dos espaços físicos, social, econômico, ambiental e político, buscando-se o diálogo cultural na vinculação entre a cultura do aluno e a cultura científica. 
( ) O enfoque metodológico deve ser centrado na transmissão, para que, na busca de soluções conjuntas, cada
indivíduo passe a atuar como elemento formador do outro.

( ) Apresentação do mundo ideal, e não do mundo como o homem gostaria que fosse (mundo real), segundo suas
percepções e representações mais imediatas.
  

( ) Estabelecimento de relação paralela entre conceito construído e aplicação prática no dia a dia, tornando a sala
de aula uma extensão da vida. 

  • A)F - F - V - V - F
  • B)F - V - F - V - V
  • C)V - F - V - V - V
  • D)V - F - V - F - V
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

O texto apresentado discute a importância da abordagem pedagógica no ensino de ciências, destacando o papel do professor como mediador e o aluno como agente ativo de sua própria aprendizagem. A citação da Proposta Curricular de Santa Catarina reforça a necessidade de integrar o "pensar e o fazer", estabelecendo uma relação entre ciência e tecnologia. A partir dessa perspectiva, as afirmações seguintes devem ser avaliadas como verdadeiras (V) ou falsas (F) de acordo com os princípios pedagógicos apresentados.

A primeira afirmação, que sugere uma organização sequencial dos conteúdos do abstrato para o concreto, é falsa (F), pois a proposta defende uma abordagem que parte do concreto para o abstrato, considerando a realidade do aluno. Já a segunda afirmação, que enfatiza a construção do conhecimento a partir da relação homem-natureza e do diálogo cultural, é verdadeira (V), pois está alinhada com a ideia de vincular a cultura do aluno à cultura científica.

A terceira afirmação, que propõe um enfoque metodológico centrado na transmissão de conhecimentos, é falsa (F), uma vez que o texto defende uma mediação ativa do professor, e não uma mera transmissão. A quarta afirmação, que menciona a apresentação do "mundo ideal" em vez do mundo real, também é falsa (F), pois a proposta valoriza o contexto real e as percepções imediatas do aluno. Por fim, a quinta afirmação, que estabelece uma relação entre conceitos e aplicações práticas no cotidiano, é verdadeira (V), pois reforça a ideia de tornar a sala de aula uma extensão da vida.

Dessa forma, a sequência correta é F - V - F - F - V, correspondente à alternativa B).

Questão 57

Texto 26A2BBB

Tupac já dizia:

“Algumas coisas nunca mudam…”

Algumas coisas nunca mudam…

Aí! São… regras do mundão.

Perdi a conta de quantos escondem a bolsa se digo “Que horas são?”

Taxistas perguntam mais que policiais a mim.

Sim! Indescritível como é ruim.

Nasci vilão, só veneno.

Com o incentivo que me dão, errado tô se eu não virar memo.

Suor na cara, levando currículo do cara…

Até porque onde eu moro, buso não para.

Pé de barro, meio dia, inspirando piada nos boy, transpirando medo
nas tias.

Tudo é tão óbvio. Cê não vê que vai juntando ingrediente da bomba

relógio.

Eu sinto dor (Dor), eu sinto ódio (Ódio), é quente,

Sem nem saber o nome dessa gente

Católica, de bem, linda…

Cê já notou? Pior que nem falei minha cor ainda!

(…)

Aí… Explica pra assistente social que pai de gente igual a gente,

não sabe usar a mente, só o pau.

Que quem educa nóiz, na escola estadual,

joga na cara todas as manhãs que ganha mal.

Que é incrível quantos de nóiz senta no fundo da sala pra ver se fica

invisível.

Calculo o prejuízo!

Nossas crianças sonha que quando crescer vai ter cabelo liso. (shiii)

(…)

Cê sabe o quanto é comum dizer que preto é ladrão,

antes memo da gente saber o que é um.

(…)

Emicida. Cê lá faz ideia. Emicídio, Laboratório Fantasma, 2010, 02 (com adaptações).

Considerando o texto 26A2BBB, julgue o item subsequente.

O texto 26A2BBB mostra-se limitado como recurso
pedagógico para aulas de sociologia no ensino médio, uma vez
que sua abordagem se reduz a questões de senso comum, sem
reflexões a respeito da diversidade e do exercício da cidadania.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O texto 26A2BBB, de autoria de Emicida, longe de ser limitado como recurso pedagógico para aulas de sociologia no ensino médio, apresenta-se como uma ferramenta potente para discutir questões sociais profundas. A letra da música aborda temas como racismo, desigualdade social, estereótipos e exclusão, problematizando estruturas que perpetuam a marginalização de grupos vulneráveis. Esses são exatamente os temas centrais da sociologia, que busca compreender as relações sociais e os mecanismos de poder na sociedade.

A crítica presente no texto vai além do senso comum, trazendo reflexões agudas sobre como a discriminação racial e a pobreza moldam a experiência de vida de indivíduos negros e periféricos. A menção ao medo gerado pela simples pergunta "Que horas são?", a invisibilidade forçada nas escolas e a internalização de padrões estéticos eurocêntricos são exemplos de como o artista expõe dinâmicas sociais complexas. Esses elementos permitem uma discussão rica sobre diversidade, cidadania e direitos humanos em sala de aula.

Além disso, a linguagem artística e poética do rap pode ser um meio eficaz de engajar os estudantes, aproximando-os de debates sociológicos a partir de uma expressão cultural que dialoga com sua realidade. Portanto, afirmar que o texto se reduz a questões de senso comum é ignorar sua profundidade crítica e seu potencial para fomentar reflexões sobre justiça social e inclusão. O gabarito correto é E) ERRADO, pois o texto é, sim, um recurso válido e enriquecedor para o ensino de sociologia.

Questão 58

Em “Materialidade da experiência e materiais de ensino e
aprendizagem”,
Marcos Silva e Selva G. Fonseca discutem a
respeito da cultura material e de suas relações com o ensino e o
aprendizado da História, enfocando o exemplo de museus
nacionais, como o Museu do Ipiranga (São Paulo).

À luz das considerações apresentadas pelos autores, assinale a
opção que exemplifica corretamente ações educativas realizadas
no espaço do museu.

  • A)Percorrer uma exposição didática, metodologicamente organizada, que mostre o desenvolvimento da sociedade paulista desde os primeiros tempos da colonização, para construir a consciência do passado nacional.
  • B)“Ver a História”, promovendo uma experiência de imersão no passado, em função da materialidade dos objetos expostos que permitem dar corpo à nação.
  • C)Investigar objetos de uso material cotidiano para compreender a cultura e a sociedade brasileiras, reconhecendo a diversidade de fontes disponíveis como artefatos, iconografia e documentos textuais, para o estudo da história.
  • D)Comprovar o protagonismo de São Paulo no âmbito da história nacional, por meio do maior símbolo de seu imaginário: o quadro “Independência ou Morte” (1888), de Pedro Américo.
  • E)Analisar os documentos que informam sobre a história de São Paulo e apreciar os objetos e as imagens que permitem evocar o passado histórico e despertar um sentimento de identidade.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Em “Materialidade da experiência e materiais de ensino e aprendizagem”, Marcos Silva e Selva G. Fonseca exploram a importância da cultura material no ensino da História, destacando o papel dos museus como espaços de aprendizado significativo. O Museu do Ipiranga, em São Paulo, é citado como exemplo de local onde a materialidade dos objetos contribui para a construção do conhecimento histórico.

Entre as opções apresentadas, a alternativa C) é a que melhor exemplifica uma ação educativa alinhada às ideias dos autores. Ela propõe a investigação de objetos cotidianos como forma de compreender a cultura e a sociedade brasileiras, reconhecendo a diversidade de fontes históricas — como artefatos, iconografia e documentos textuais. Essa abordagem valoriza a materialidade como elemento central para o estudo da História, indo além da simples contemplação ou da busca por uma narrativa linear e nacionalista.

As demais alternativas, embora contenham aspectos relevantes, não capturam com a mesma profundidade a relação entre materialidade e aprendizado. A opção C) destaca a análise crítica e a diversidade de fontes, elementos essenciais para uma educação histórica que dialogue com a complexidade do passado e sua interpretação.

Questão 59

Ao abordar o problema dos currículos de História nas escolas em
um contexto global e multicultural, Marcos Silva e Selva G.
Fonseca se perguntam o que ensinar no mundo multicultural e se
apropriam do pensamento do educador Peter McLaren, que, ao ir
além do termo crítico, defende o “multiculturalismo
revolucionário, que não se limita a transformar a atitude
discriminatória, mas se dedica a reconstituir as estruturas
profundas da economia política, da cultura e do poder nos
arranjos sociais contemporâneos. Ele não significa reformar a
democracia capitalista, mas transformá-la, cortando as suas
articulações e reconstruindo a ordem social do ponto de vista dos
oprimidos
”.

MCLAREN, Peter apud SILVA, Marcos e FONSECA, Selva G. Ensinar História no
século XXI:
em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007, p. 46.

Para os autores, o multiculturalismo crítico e revolucionário é

  • A)um conteúdo escolar acadêmico a ser ensinado em sala de aula.
  • B)uma postura ética e política contra a desigualdade e a exclusão social.
  • C)uma abordagem teórica sobre o tema da diversidade cultural.
  • D)um posicionamento politicamente correto de aceitação da diferença.
  • E)uma estratégia de respeito e tolerância em relação às diferenças culturais.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Ao analisar o problema dos currículos de História em um contexto global e multicultural, os autores Marcos Silva e Selva G. Fonseca questionam o que deve ser ensinado em um mundo marcado pela diversidade. Eles se apoiam no pensamento do educador Peter McLaren, que propõe um multiculturalismo revolucionário, indo além de uma simples crítica. Essa abordagem não se limita a combater atitudes discriminatórias, mas busca transformar as estruturas profundas da economia política, da cultura e do poder, reconstruindo a ordem social a partir da perspectiva dos oprimidos.

Segundo os autores, o multiculturalismo crítico e revolucionário não é apenas um conteúdo acadêmico (alternativa A), uma abordagem teórica sobre diversidade (alternativa C), um posicionamento politicamente correto (alternativa D) ou uma estratégia de tolerância (alternativa E). Em vez disso, trata-se de uma postura ética e política que visa combater a desigualdade e a exclusão social (alternativa B). Essa visão exige uma transformação radical das estruturas sociais, alinhando-se à luta por justiça e emancipação.

Portanto, a resposta correta é a alternativa B, que reflete o compromisso com uma mudança estrutural e não apenas com reformas superficiais no sistema educacional ou social.

Continua após a publicidade..

Questão 60

   O Marechal Junot, da infantaria francesa, entrou em Lisboa junto com a chuva. Uma chuva fina, matinal, que agulhava os
ossos. A corte tinha de fugir, conforme o combinado com a Inglaterra.

   Os fujões quiseram raspar até a prata dos altares. Em suas arcas, atacharam pra mais de 80 milhões de cruzados, em ouro e
diamantes. (Curiosa ironia: migalhas da riqueza iam de volta, agora, para o Brasil.)

   O cais de Belém lembrava uma feira, mas feira do inferno. Lacaios se entrechocavam e mordiam. Marujos ingleses berravam
palavrões cabeludos por sobre as cabeças das senhoras. A um simples estouro de cavalos, centenas de peralvilhas jogavam-se ao
mar. A quem assistisse – 15 mil nobres embarcando em 36 navios – o espetáculo podia ser divertido, jamais bonito.

   E D. João? Corria que já embarcara. Mas quando? Perguntava a turba com raiva, contida pela fileira de soldados. ‘Foi aquela
criada grandona, andar de pata choca, não vira?’ O covarde disfarçara-se. Agora é a vez da rainha-mãe. Arrancada aos murros, a
demente sorve aflitivamente o ar das ruas: há 16 anos não a tiram da cela. (…)

   Achavam que a coitada não percebia nada. A chuva, contudo, acordou-lhe a razão. Começou a berrar.

   – Não corram tanto! Acreditaram que estamos fugindo. Por que fugir sem ter combatido?


(In: SANTOS, Joel Rufino dos. História do Brasil. São Paulo: Marco editorial, 1979, p. 77) 

A estratégia utilizada pelo professor de História de solicitar a exploração de todas as informações contidas num documento,
como o de Joel Rufino dos Santos, além de reforçar o conhecimento já aprendido,

  • A)possibilita o desenvolvimento da capacidade de explicação, caracterização, conceituação e síntese histórica do aluno.
  • B)significa trabalhar e estudar conteúdos reais que dizem respeito a vida pública e privada, individual ou coletiva do aluno.
  • C)ensina o aluno a tomar os conteúdos da disciplina como referência e aproximá-los, de forma mais ou menos motivadora.
  • D)contribui para a criação, no aluno, de capacidades de memorizar, comparar e localizar os conhecimentos históricos.
  • E)ajuda o aluno a observar as mudanças e as permanências, a construir enunciados, os conceitos e as hipóteses históricas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O trecho extraído da obra História do Brasil, de Joel Rufino dos Santos, descreve de forma vívida e crítica a fuga da família real portuguesa para o Brasil em 1808, diante da invasão napoleônica. A narrativa, carregada de ironia e dramaticidade, não apenas relata os eventos históricos, mas também expõe as contradições e tensões daquele momento. Ao analisar esse documento, o professor de História busca desenvolver no aluno habilidades que vão além da simples memorização de fatos.

A alternativa correta, A), destaca que a exploração desse tipo de documento permite ao aluno aprimorar sua capacidade de explicação, caracterização, conceituação e síntese histórica. Isso ocorre porque o texto de Rufino dos Santos não é apenas informativo; ele convida o leitor a interpretar os eventos, a compreender as motivações dos personagens e a refletir sobre as consequências históricas daquela fuga. O aluno é incentivado a ir além da superfície, questionando não apenas o "o quê", mas também o "como" e o "porquê" dos acontecimentos.

As outras alternativas, embora apresentem aspectos válidos do ensino de História, não capturam plenamente o objetivo principal da atividade proposta. A análise de documentos históricos como esse não se limita a memorização (D), nem a simples aproximação motivadora dos conteúdos (C). Também não se restringe a observar mudanças e permanências (E) ou a trabalhar temas da vida pública e privada (B), embora esses elementos possam estar presentes.

Portanto, a riqueza do documento histórico reside em sua capacidade de estimular o pensamento crítico e a construção de uma visão mais profunda da História. Ao explorar todas as camadas de significado presentes no texto, o aluno desenvolve habilidades essenciais para a compreensão não apenas do passado, mas também das complexidades do presente.

1 4 5 6 7 8 10