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Para entendermos os processos históricos de construção da cidadania na sociedade brasileira, finalidade explícita da Proposta Curricular do Ensino Fundamental, não podemos deixar de trabalhar com o tema da agromanufatura do açúcar e escravidão. Sobre o ensino desse tema, segundo as recomendações do Centro de Referência Virtual, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. Para que esse tópico seja bem trabalhado é necessário que os alunos conheçam a política mercantilista vigente em Portugal na época da colonização, de forma específica, e na Europa de maneira geral. II. Após a abolição não houve uma política de incorporação da população escrava na sociedade. Muitos acabaram regressando para as fazendas para retomar o trabalho por baixos salários. Outros dirigiram-se à cidade onde foram compor a grande parcela da população sem emprego fixo. III. A relação entre grande propriedade, monocultura e trabalho escravo pode ser entendida como resultado do objetivo metropolitano de garantir lucros com as novas terras conquistadas. A produção em larga escala de apenas um produto garantia maior rentabilidade à coroa. Estão corretas as afirmativas:

Para entendermos os processos históricos de
construção da cidadania na sociedade brasileira,
finalidade explícita da Proposta Curricular do Ensino
Fundamental, não podemos deixar de trabalhar com o
tema da agromanufatura do açúcar e escravidão. Sobre
o ensino desse tema, segundo as recomendações do
Centro de Referência Virtual, analise as afirmativas a
seguir e assinale a alternativa correta.

I. Para que esse tópico seja bem trabalhado é necessário
que os alunos conheçam a política mercantilista
vigente em Portugal na época da colonização, de forma
específica, e na Europa de maneira geral.

II. Após a abolição não houve uma política de incorporação
da população escrava na sociedade. Muitos acabaram
regressando para as fazendas para retomar o trabalho
por baixos salários. Outros dirigiram-se à cidade onde
foram compor a grande parcela da população sem
emprego fixo.

III. A relação entre grande propriedade, monocultura e
trabalho escravo pode ser entendida como resultado
do objetivo metropolitano de garantir lucros com as
novas terras conquistadas. A produção em larga escala
de apenas um produto garantia maior rentabilidade à
coroa.

Estão corretas as afirmativas:

Resposta:

A alternativa correta é B)

A importância do estudo da agromanufatura do açúcar e da escravidão no ensino da cidadania brasileira

Para compreender os processos históricos de formação da cidadania no Brasil, conforme proposto pela Proposta Curricular do Ensino Fundamental, é essencial abordar o tema da agromanufatura açucareira e do regime escravocrata. Esse período histórico não apenas moldou a economia colonial, mas também estabeleceu estruturas sociais que ecoam até os dias atuais.

Contexto mercantilista e a colonização

A afirmativa I destaca corretamente a necessidade de entender o contexto mercantilista europeu, particularmente em Portugal, para compreender as bases do sistema colonial brasileiro. Esse conhecimento permite aos alunos entender como as relações econômicas internacionais influenciaram diretamente a organização social e produtiva da colônia.

O pós-abolição e suas consequências

A afirmativa II aborda um aspecto crucial: a ausência de políticas de integração dos ex-escravizados após a abolição. Esse vácuo histórico explica em parte as desigualdades sociais persistentes e a formação de uma população marginalizada tanto no campo quanto nas cidades, elementos fundamentais para entender os desafios da cidadania no Brasil.

A tríade colonial: latifúndio, monocultura e escravidão

A afirmativa III sintetiza a lógica econômica por trás do sistema colonial, mostrando como a grande propriedade, a produção monocultora e o trabalho escravo formavam um modelo integrado de exploração colonial que atendia aos interesses metropolitanos. Essa compreensão é vital para desnaturalizar estruturas que persistem na sociedade brasileira.

Conclusão

As três afirmativas, quando trabalhadas em conjunto, oferecem uma visão abrangente desse período histórico, permitindo aos alunos entender tanto as raízes coloniais da sociedade brasileira quanto seus desdobramentos contemporâneos. Portanto, a alternativa correta é B) I, II e III, pois todas contribuem para uma compreensão multidimensional desse tema fundamental.

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