“Para que o uso das tecnologias signifique uma transformação educativa, os professores terão que mudar e redesenhar seu papel na escola atual”.(SANCHO, Juana Maria; HERNÁNDEZ, Fernando. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006, p.36) .Com base no texto e nos debates sobre o ensino de História e as novas tecnologias, é correto afirmar que:
“Para que o uso das tecnologias signifique uma transformação educativa, os professores terão
que mudar e redesenhar seu papel na escola atual”.(SANCHO, Juana Maria; HERNÁNDEZ,
Fernando. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006, p.36) .Com
base no texto e nos debates sobre o ensino de História e as novas tecnologias, é correto afirmar
que:
- A)A maioria dos professores ainda não se encontra preparada para o aporte das tecnologias no ensino de História, mesmo com a obrigatoriedade definida nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
- B)Os professores devem sensibilizar-se a respeito das mudanças de papéis vinculados à presença das tecnologias na educação. Por isso, eles devem estar dispostos a experimentar novas formas de ensino, a discutir e refletir sobre os resultados.
- C)É preciso refletir sobre o que significa ensinar no século XXI, o papel dos professores e das diferentes linguagens para o ensino, considerando que, a linguagem tecnológica ou uso das tecnologias, assume a liderança nas metodologias de ensino nas escolas públicas de todo país.
- D)O computador, por exemplo, pode ser utilizado de maneira criativa pelos alunos, por meio de pesquisas em sites, consulta a arquivos, museus etc, tornando a disciplina de História mais dinâmica. Porém, pouco amplia a consciência histórica dos discentes e a construção de conceitos e visões sobre o mundo, só possível por meio dos manuais didáticos convencionais.
- E)A incorporação das tecnologias no âmbito escolar deve ser considerada como parte da estratégia da política educacional para o desenvolvimento do aluno e seus saberes, e independe da formação do professor para trabalhar com as mesmas, pois os próprios alunos do século XXI podem operar os materiais.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O trecho citado de Sancho e Hernández destaca a necessidade de os professores repensarem seu papel na educação diante das transformações trazidas pelas tecnologias. Essa reflexão é especialmente relevante no ensino de História, onde as novas ferramentas digitais podem ampliar as possibilidades pedagógicas, desde que integradas de forma crítica e reflexiva.
A alternativa B) é a correta porque aborda justamente essa necessidade de os educadores se adaptarem às mudanças, experimentando novas metodologias e avaliando seus resultados. Isso está em sintonia com a ideia de que a tecnologia por si só não garante uma transformação educativa – é preciso que os professores estejam abertos a redefinir suas práticas.
As outras alternativas apresentam problemas conceituais: a A) limita-se a constatar uma deficiência sem propor caminhos; a C) superestima o papel dominante da tecnologia; a D) subestima o potencial das ferramentas digitais para a construção do conhecimento histórico; e a E) ignora a importância da mediação docente no processo educativo.
Portanto, a resposta B) reflete adequadamente a perspectiva apresentada no texto-base, que enfatiza a importância da postura ativa e reflexiva dos professores na incorporação das tecnologias à educação.
Deixe um comentário