Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Para que o uso das tecnologias signifique uma transformação educativa, os professores terão que mudar e redesenhar seu papel na escola atual”.(SANCHO, Juana Maria; HERNÁNDEZ, Fernando. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006, p.36) .Com base no texto e nos debates sobre o ensino de História e as novas tecnologias, é correto afirmar que:

“Para que o uso das tecnologias signifique uma transformação educativa, os professores terão
que mudar e redesenhar seu papel na escola atual”.(SANCHO, Juana Maria; HERNÁNDEZ,
Fernando.
Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006, p.36) .Com
base no texto e nos debates sobre o ensino de História e as novas tecnologias, é correto afirmar
que:

Resposta:

A alternativa correta é B)

O trecho citado de Sancho e Hernández destaca a necessidade de os professores repensarem seu papel na educação diante das transformações trazidas pelas tecnologias. Essa reflexão é especialmente relevante no ensino de História, onde as novas ferramentas digitais podem ampliar as possibilidades pedagógicas, desde que integradas de forma crítica e reflexiva.

A alternativa B) é a correta porque aborda justamente essa necessidade de os educadores se adaptarem às mudanças, experimentando novas metodologias e avaliando seus resultados. Isso está em sintonia com a ideia de que a tecnologia por si só não garante uma transformação educativa – é preciso que os professores estejam abertos a redefinir suas práticas.

As outras alternativas apresentam problemas conceituais: a A) limita-se a constatar uma deficiência sem propor caminhos; a C) superestima o papel dominante da tecnologia; a D) subestima o potencial das ferramentas digitais para a construção do conhecimento histórico; e a E) ignora a importância da mediação docente no processo educativo.

Portanto, a resposta B) reflete adequadamente a perspectiva apresentada no texto-base, que enfatiza a importância da postura ativa e reflexiva dos professores na incorporação das tecnologias à educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *