Quando o comércio de pessoas fugiu do controle do rei, com mercadores desrespeitando as rotas estabelecidas e o monopólio real, Afonso I do Congo escreveu ao rei português reclamando que até mesmo nobres congoleses estavam sendo capturados em guerras interprovinciais para serem vendidos como escravos. O comércio de escravos era antigo naquela região, mas as regras tradicionais estavam sendo violadas. Ronaldo Vainfas, Marina de Mello Sousa. Catolização e poder no tempo do tráfico: o reino do Congo da conversão coroada ao movimento Antoniano (séc. XV a XVIII). In: Revista Tempo, vol. 3, n.º 6 (1998), p. 18. Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta acerca do problema da escravidão e da história do Congo dos séculos XV e XVI.
Quando o comércio de pessoas fugiu do controle do rei,
com mercadores desrespeitando as rotas estabelecidas e o
monopólio real, Afonso I do Congo escreveu ao rei português
reclamando que até mesmo nobres congoleses estavam sendo
capturados em guerras interprovinciais para serem vendidos como
escravos. O comércio de escravos era antigo naquela região, mas as
regras tradicionais estavam sendo violadas.
Ronaldo Vainfas, Marina de Mello Sousa. Catolização e poder no tempo
do tráfico: o reino do Congo da conversão coroada ao movimento
Antoniano (séc. XV a XVIII). In: Revista Tempo, vol. 3, n.º 6 (1998), p. 18.
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção
correta acerca do problema da escravidão e da história do Congo
dos séculos XV e XVI.
- A)A partir do início do século XVI, os portugueses montaram um monopólio que lhes permitia capturar e comercializar escravos no Congo.
- B)Até o século XV, a escravidão no Congo tinha por objetivo garantir a mão de obra necessária à produção agrícola interna.
- C)No final do século XV, o rei do Congo foi derrotado militarmente por Portugal, que o obrigou a se converter ao catolicismo e a adotar o nome de João I.
- D)No início do século XVI, o rei Afonso I do Congo rebelou-se contra Portugal e promoveu campanhas para erradicar o catolicismo do reino africano.
- E)No cenário político congolês, entre os séculos XV e XVI, o catolicismo adotado por parte da elite propiciou o rearranjo das forças políticas.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O texto apresentado aborda a complexa relação entre o Reino do Congo e Portugal nos séculos XV e XVI, destacando a interferência do comércio de escravos e o papel do catolicismo na reconfiguração do poder local. A opção correta, conforme o gabarito, é a alternativa E, que afirma: "No cenário político congolês, entre os séculos XV e XVI, o catolicismo adotado por parte da elite propiciou o rearranjo das forças políticas."
Essa afirmação está em consonância com o contexto histórico apresentado no texto de referência. Afonso I do Congo, convertido ao catolicismo, utilizou a religião como ferramenta política para consolidar seu poder e negociar com os portugueses. A adoção do catolicismo pela elite congolesa não foi apenas uma imposição externa, mas também uma estratégia interna de legitimação e reorganização do poder, especialmente diante das tensões causadas pelo descontrole do comércio de escravos.
As demais alternativas apresentam informações incorretas ou distorcidas. Por exemplo, a alternativa A sugere um monopólio português sobre o comércio de escravos no Congo, o que não é confirmado pelo texto, que menciona a perda de controle do rei congolês sobre as rotas comerciais, mas não um monopólio português. A alternativa B atribui à escravidão no Congo um propósito agrícola, o que não é mencionado no texto. As alternativas C e D apresentam eventos que não correspondem à realidade histórica, como uma suposta derrota militar do rei do Congo no século XV ou uma rebelião de Afonso I contra Portugal no século XVI.
Portanto, a alternativa E é a única que reflete adequadamente a dinâmica política e religiosa do Reino do Congo no período em questão, conforme evidenciado no texto de referência.
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