Segundo a Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), devemos considerar que cada forma de registro tem uma “linguagem própria”: a linguagem fotográfica, a pintura artística, a linguagem oral, musical, poética, literária, cinematográfica, a linguagem oficial (legislação, tratados, códigos). Sobre o ensino de História, assinale a alternativa correta.
Comum (CBC), devemos considerar que cada forma
de registro tem uma “linguagem própria”: a linguagem
fotográfica, a pintura artística, a linguagem oral,
musical, poética, literária, cinematográfica, a linguagem
oficial (legislação, tratados, códigos). Sobre o ensino
de História, assinale a alternativa correta.
- A)Essas linguagens não exigem a aprendizagem de suas particularidades, de suas técnicas e estilos.
- B)A curiosidade não deve ser considerada no desenvolvimento do raciocínio histórico dos alunos.
- C)A investigação pressupõe apenas verificação de como as coisas ocorreram.
- D)As perguntas dos alunos sobre o passado serão formuladas a partir dos seus interesses, das suas vivências sociais presentes.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O ensino de História, conforme destacado pela Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), deve levar em consideração a diversidade de linguagens que compõem o registro histórico. Cada uma dessas linguagens — seja a fotográfica, a artística, a oral, a musical ou outras — possui características próprias que exigem atenção e estudo para uma compreensão mais profunda dos eventos e contextos históricos.
Entre as alternativas apresentadas, a correta é a D), que afirma que as perguntas dos alunos sobre o passado serão formuladas a partir dos seus interesses e vivências sociais presentes. Essa abordagem reconhece a importância de conectar o conhecimento histórico com a realidade e as experiências dos estudantes, tornando o aprendizado mais significativo e relevante.
As demais alternativas apresentam equívocos em relação ao ensino de História. A alternativa A) desconsidera a necessidade de aprender as particularidades das diferentes linguagens, o que é essencial para uma análise crítica. A alternativa B) ignora o papel da curiosidade como motor para o desenvolvimento do raciocínio histórico. Já a alternativa C) reduz a investigação histórica a uma mera verificação de fatos, desprezando a interpretação e a contextualização.
Portanto, o ensino de História deve ser dinâmico, incentivando os alunos a questionar, investigar e relacionar o passado com suas próprias experiências, conforme propõe a alternativa correta.
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