Segundo o Caderno de Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental (3° Ano), produzido pela Secretaria de Estado de Educação doAcre, no ensino de História, para a construção de relações históricas e temporais múltiplas nos estudos históricos com as crianças, recomenda-se:
Segundo o Caderno de Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental (3° Ano), produzido pela Secretaria de Estado de Educação doAcre, no ensino de História, para a construção de relações históricas e temporais múltiplas nos estudos históricos com as crianças, recomenda-se:
- A)reforçar a ideia de ordenação ‘evolutiva’ e linear dos acontecimentos históricos estudados através de temas.
- B)evitar uma coerência dos estudos históricos ao longo do ano, com aprofundamento de temas (sem cair em uma fragmentação temática e temporal).
- C)trabalhar com uma questão histórica suficientemente ampla que possibilite analisar as diversas relações entre grupos humanos e sociedades
- D)reforçar a noção da história unicamente como uma sucessão de fatos ligados por sua sequência linear no tempo
- E)restringir-se ao estudo temático, no qual os temas são escolhidos arbitrariamente entre os amplos conhecimentos históricos humanos.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Segundo o Caderno de Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental (3° Ano), produzido pela Secretaria de Estado de Educação do Acre, o ensino de História deve priorizar a construção de relações históricas e temporais múltiplas com as crianças. Entre as recomendações apresentadas, a alternativa C) destaca-se como a correta, pois propõe trabalhar com uma questão histórica ampla, capaz de permitir a análise das diversas relações entre grupos humanos e sociedades.
Essa abordagem é fundamental para evitar visões simplistas ou reducionistas da história, como a ordenação linear e evolutiva (alternativa A), a fragmentação temática (alternativa B), a noção de história como mera sucessão de fatos (alternativa D) ou a escolha arbitrária de temas (alternativa E).
O ensino de História, portanto, deve ser estruturado de forma a promover uma compreensão crítica e interconectada dos processos históricos, permitindo que os alunos reconheçam as complexidades e as múltiplas perspectivas que caracterizam as sociedades ao longo do tempo.
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