Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo o Caderno de Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental (3° Ano), produzido pela Secretaria de Estado de Educação doAcre, no ensino de História, para a construção de relações históricas e temporais múltiplas nos estudos históricos com as crianças, recomenda-se:

Segundo o Caderno de Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental (3° Ano), produzido pela Secretaria de Estado de Educação doAcre, no ensino de História, para a construção de relações históricas e temporais múltiplas nos estudos históricos com as crianças, recomenda-se:

Resposta:

A alternativa correta é C)

Segundo o Caderno de Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental (3° Ano), produzido pela Secretaria de Estado de Educação do Acre, o ensino de História deve priorizar a construção de relações históricas e temporais múltiplas com as crianças. Entre as recomendações apresentadas, a alternativa C) destaca-se como a correta, pois propõe trabalhar com uma questão histórica ampla, capaz de permitir a análise das diversas relações entre grupos humanos e sociedades.

Essa abordagem é fundamental para evitar visões simplistas ou reducionistas da história, como a ordenação linear e evolutiva (alternativa A), a fragmentação temática (alternativa B), a noção de história como mera sucessão de fatos (alternativa D) ou a escolha arbitrária de temas (alternativa E).

O ensino de História, portanto, deve ser estruturado de forma a promover uma compreensão crítica e interconectada dos processos históricos, permitindo que os alunos reconheçam as complexidades e as múltiplas perspectivas que caracterizam as sociedades ao longo do tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *