Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre o desenvolvimento do Raciocínio Histórico, segundo a Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. O que se tornou central a ser ensinado é “o passado tal como aconteceu”. II. As práticas e estratégias pedagógicas devem visar ao desenvolvimento de capacidades relacionadas à construção do conhecimento histórico: a observação, a formulação de questões, o levantamento de hipóteses explicativas, a análise e interpretação de fontes históricas com vistas à construção da escrita da história. III. É necessário que o professor possibilite aos alunos desenvolver capacidades de ler e interpretar as fontes e produzir a sua própria interpretação oral e escrita. Estão corretas as afirmativas:

Sobre o desenvolvimento do Raciocínio Histórico,
segundo a Proposta Curricular do Estado de Minas
Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a
alternativa correta.

I. O que se tornou central a ser ensinado é “o passado tal
como aconteceu”.

II. As práticas e estratégias pedagógicas devem visar
ao desenvolvimento de capacidades relacionadas à
construção do conhecimento histórico: a observação, a
formulação de questões, o levantamento de hipóteses
explicativas, a análise e interpretação de fontes
históricas com vistas à construção da escrita da história.

III. É necessário que o professor possibilite aos alunos
desenvolver capacidades de ler e interpretar as fontes e
produzir a sua própria interpretação oral e escrita.

Estão corretas as afirmativas:

Resposta:

A alternativa correta é B)

Sobre o desenvolvimento do Raciocínio Histórico, segundo a Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais:

A análise das afirmativas apresentadas revela que apenas as proposições II e III estão alinhadas com a abordagem contemporânea do ensino de História. A afirmativa I, que defende o ensino do "passado tal como aconteceu", representa uma visão ultrapassada, pois a historiografia atual reconhece a natureza interpretativa e construída do conhecimento histórico.

As afirmativas II e III, por sua vez, refletem adequadamente os princípios da Proposta Curricular mineira ao destacarem:

  • O desenvolvimento de capacidades cognitivas essenciais à construção do pensamento histórico
  • A importância da análise crítica de fontes históricas
  • A valorização da produção autônoma de interpretações pelos estudantes

Portanto, a alternativa correta é B) II e III, apenas, pois estas afirmativas capturam a essência do raciocínio histórico como processo de investigação e construção de significado, em contraposição à mera reprodução de fatos pretéritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *