Sobre o desenvolvimento do Raciocínio Histórico, segundo a Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. O que se tornou central a ser ensinado é “o passado tal como aconteceu”. II. As práticas e estratégias pedagógicas devem visar ao desenvolvimento de capacidades relacionadas à construção do conhecimento histórico: a observação, a formulação de questões, o levantamento de hipóteses explicativas, a análise e interpretação de fontes históricas com vistas à construção da escrita da história. III. É necessário que o professor possibilite aos alunos desenvolver capacidades de ler e interpretar as fontes e produzir a sua própria interpretação oral e escrita. Estão corretas as afirmativas:
Sobre o desenvolvimento do Raciocínio Histórico,
segundo a Proposta Curricular do Estado de Minas
Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a
alternativa correta.
I. O que se tornou central a ser ensinado é “o passado tal
como aconteceu”.
II. As práticas e estratégias pedagógicas devem visar
ao desenvolvimento de capacidades relacionadas à
construção do conhecimento histórico: a observação, a
formulação de questões, o levantamento de hipóteses
explicativas, a análise e interpretação de fontes
históricas com vistas à construção da escrita da história.
III. É necessário que o professor possibilite aos alunos
desenvolver capacidades de ler e interpretar as fontes e
produzir a sua própria interpretação oral e escrita.
Estão corretas as afirmativas:
- A)I, II, III
- B)II e III, apenas.
- C)I e II, apenas.
- D)I e III, apenas.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Sobre o desenvolvimento do Raciocínio Histórico, segundo a Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais:
A análise das afirmativas apresentadas revela que apenas as proposições II e III estão alinhadas com a abordagem contemporânea do ensino de História. A afirmativa I, que defende o ensino do "passado tal como aconteceu", representa uma visão ultrapassada, pois a historiografia atual reconhece a natureza interpretativa e construída do conhecimento histórico.
As afirmativas II e III, por sua vez, refletem adequadamente os princípios da Proposta Curricular mineira ao destacarem:
- O desenvolvimento de capacidades cognitivas essenciais à construção do pensamento histórico
- A importância da análise crítica de fontes históricas
- A valorização da produção autônoma de interpretações pelos estudantes
Portanto, a alternativa correta é B) II e III, apenas, pois estas afirmativas capturam a essência do raciocínio histórico como processo de investigação e construção de significado, em contraposição à mera reprodução de fatos pretéritos.
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