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Questões Sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa - Pedagogia - concurso

Questão 1

Tão importante quanto o que dizer é como dizer.
Por esse motivo, o ensino da modalização e da
argumentatividade faz parte da Proposta Curricular
de Língua Portuguesa. Sobre o ensino desse tópico,
analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou
Falso (F).

( ) Modalização é essa possibilidade de qualquer voz
deixar no texto pistas de sua perspectiva diante de
algum conteúdo temático, de suas intenções e grau de
comprometimento com o que diz.

( ) Uma mesma modalidade pode ser expressa por
recursos linguísticos de diferentes tipos.

( ) Um mesmo indicador modal não pode expressar
modalidades diferentes.

( ) Advérbios e expressões adverbiais modalizadores
funcionam como adjuntos adverbiais.

( ) Existem muitos e variados recursos lexicais e
morfossintáticos para indicar modalização.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo.

  • A)F – V – V – V – F.
  • B)V – V – F – F – V.
  • C)F – F – F – V – F.
  • D)V – F – V – F – V.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

A modalização e a argumentatividade são elementos essenciais no ensino da língua portuguesa, pois revelam não apenas o conteúdo discursivo, mas também a postura do enunciador em relação ao que é dito. A análise das afirmativas apresentadas permite compreender melhor como esses recursos linguísticos funcionam na prática.

A primeira afirmação é verdadeira (V), pois a modalização efetivamente permite que o falante ou escritor deixe marcas de sua perspectiva, intenção e grau de comprometimento com o conteúdo temático. Isso se dá por meio de escolhas lexicais, sintáticas e entonações que refletem sua posição.

A segunda afirmação também é verdadeira (V), já que uma mesma modalidade pode ser expressa por diferentes recursos linguísticos. Por exemplo, a dúvida pode ser indicada por um advérbio ("talvez"), por uma construção verbal ("pode ser que") ou até por uma entonação específica na fala.

A terceira afirmação é falsa (F), pois um mesmo indicador modal pode, sim, expressar modalidades diferentes dependendo do contexto. A palavra "certamente", por exemplo, pode indicar tanto certeza quanto ironia, a depender da situação comunicativa.

A quarta afirmação é falsa (F), porque advérbios e expressões adverbiais modalizadores não funcionam como adjuntos adverbiais, mas sim como operadores argumentativos ou modalizadores, marcando a posição do falante em relação ao conteúdo.

Por fim, a quinta afirmação é verdadeira (V), já que existem inúmeros recursos lexicais (como advérbios e adjetivos) e morfossintáticos (como tempos verbais e construções sintáticas) que podem ser utilizados para expressar modalização.

Portanto, a sequência correta é V – V – F – F – V, correspondente à alternativa B.

Questão 2

Um texto é interlocução: ele encena sempre, dentro
de si, uma ou mais interações, cujos atores são seres
de palavras, vozes que podem ou não representar
seres empíricos. Sobre as vozes do texto, analise as
afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. No estudo das vozes, autor e locutor são termos
sinônimos.

II. As contribuições advindas das teorias do discurso têm
permitido entender que um texto, no seu processo
de produção, recepção e circulação, possui um
funcionamento discursivo que pode ser desvelado/
construído.

III. O aluno precisa entender que o sujeito, ao produzir
um texto, não é portador de sua única voz, mas que é
uma voz heterogênea, marcada pelas interações que,
de modo consciente e/ou inconsciente, realizamos nas
nossas relações cotidianas.


Estão corretas as afirmativas:

  • A)I e II, apenas.
  • B)I e III, apenas.
  • C)I, II e III.
  • D)II e III, apenas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Um texto é interlocução: ele encena sempre, dentro de si, uma ou mais interações, cujos atores são seres de palavras, vozes que podem ou não representar seres empíricos. Sobre as vozes do texto, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. No estudo das vozes, autor e locutor são termos sinônimos.

II. As contribuições advindas das teorias do discurso têm permitido entender que um texto, no seu processo de produção, recepção e circulação, possui um funcionamento discursivo que pode ser desvelado/construído.

III. O aluno precisa entender que o sujeito, ao produzir um texto, não é portador de sua única voz, mas que é uma voz heterogênea, marcada pelas interações que, de modo consciente e/ou inconsciente, realizamos nas nossas relações cotidianas.

Estão corretas as afirmativas:

  • A) I e II, apenas.
  • B) I e III, apenas.
  • C) I, II e III.
  • D) II e III, apenas.

O gabarito correto é D).

Questão 3

Embora nos cheguem uma a uma, as palavras de
um texto têm a propriedade de permitir arranjos,
construções, arquiteturas. Partindo desse pressuposto,
leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta:


Seguindo instruções do próprio texto de como fazer
esses arranjos, reconhecemos as informações que
estão em destaque e as que ficam como apoio de outras.
Como__________, é fundamental que identifiquemos
a hierarquia das ideias do texto e avaliemos sua
consistência. Como ____________, é imperioso que
relacionemos ideias pertinentes e suficientes para a
expressão do tema e que apontemos a relevância maior
ou menor das informações de modo que o destinatário
possa construir a coerência do texto.



Assinale a alternativa que completa correta e
respectivamente as lacunas.

  • A)Escritores – professores.
  • B)Alunos – escritores.
  • C)Leitores – produtores.
  • D)Professores – alunos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

A construção de um texto vai além da simples junção de palavras isoladas. Como destacado no trecho apresentado, é necessário compreender a organização hierárquica das ideias e sua relação para garantir coerência e clareza. Nesse sentido, a alternativa correta para preencher as lacunas é a letra C) "Leitores – produtores", pois reflete os dois papéis essenciais envolvidos na compreensão e elaboração textual.

Enquanto leitores, devemos identificar a hierarquia das informações e avaliar sua consistência, reconhecendo o que é central e o que serve de apoio. Já como produtores de texto, cabe a nós selecionar e articular ideias de forma pertinente, garantindo que o destinatário consiga estabelecer a coerência do discurso. Essa dualidade de funções revela a complexidade do ato de ler e escrever, que exige tanto análise crítica quanto capacidade de síntese.

Questão 4

A Proposta Curricular de Língua Portuguesa define
tematização como a operação de responder a uma
pergunta essencial: o texto fala de quê? Qual é o seu
tema, assunto ou tópico discursivo? Sobre o ensino da
tematização, analise as afirmativas a seguir e assinale
a alternativa correta.

I. A tematização é resultado da interação, a depender do
perfil do seu leitor, que define modos de organizações
mais ou menos estáveis.

II. É importante que o aluno entenda que o texto significa
só por si mesmo.

III. Um dos conhecimentos prévios que pode garantir a
tematização refere-se à compreensão dos elementos
pragmáticos, isto é, de que, se há um texto a ser
produzido, há um conteúdo a ser veiculado e este
precisa ser coerente, tanto aos objetivos propostos,
quanto ao leitor previsto.


Estão corretas as afirmativas:

  • A)I e III, apenas.
  • B)I e II, apenas.
  • C)II e III, apenas.
  • D)I, II e III.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

A tematização na Proposta Curricular de Língua Portuguesa é um processo fundamental para a compreensão e produção textual, pois busca identificar o tema ou assunto central de um discurso. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível destacar que apenas as opções I e III estão corretas, conforme o gabarito indicado.

A afirmativa I está correta porque a tematização é, de fato, um resultado da interação entre texto e leitor, considerando seu perfil e contexto. Isso influencia a organização e a estabilidade da interpretação, já que diferentes leitores podem extrair nuances distintas de um mesmo texto.

Já a afirmativa II está incorreta, pois um texto não significa apenas por si mesmo. Sua compreensão depende de fatores externos, como o conhecimento prévio do leitor, o contexto de produção e os elementos pragmáticos envolvidos. A ideia de que o texto é autossuficiente desconsidera a natureza interacional da linguagem.

Por fim, a afirmativa III está correta, pois os elementos pragmáticos — como o propósito comunicativo, o público-alvo e a coerência temática — são essenciais para a tematização. Um texto só cumpre sua função se seu conteúdo for relevante e adequado aos objetivos e ao leitor previsto.

Portanto, a alternativa A) I e III, apenas, é a correta, reforçando a importância da interação e dos aspectos pragmáticos no ensino da tematização.

Questão 5

De acordo com a Proposta Curricular de Língua
Portuguesa, contextualizar é perceber ou inferir o
contexto de época, momento histórico da produção
do texto, pleno de significações sociais, culturais,
econômicas, políticas, religiosas, filosóficas, às quais
o texto pode referir-se, explicitamente ou não, e das
quais ele é uma manifestação. Sobre o ensino da
contextualização, assinale a alternativa correta.

  • A)A contextualização é suficiente para a compreensão e produção de um gênero.
  • B)A compreensão efetiva do contexto de produção, circulação e recepção de textos encontra-se relacionada aos usos que os sujeitos fazem desses textos em seus contextos reais.
  • C)O aluno precisa reconhecer que os sujeitos praticam ação com a linguagem e que essas ações sempre são neutras.
  • D)Em razão dos diferentes objetivos e intenções, os gêneros ganham características distintas, mas sempre estáveis.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

De acordo com a Proposta Curricular de Língua Portuguesa, a contextualização é um elemento fundamental para a compreensão e análise de textos, pois permite ao leitor situar a produção dentro de um panorama histórico, social e cultural. Essa abordagem vai além da simples leitura superficial, exigindo uma reflexão sobre as condições em que o texto foi produzido, circulado e recebido. A alternativa correta, portanto, é a B), que afirma que a compreensão efetiva do contexto está diretamente ligada aos usos reais que os sujeitos fazem dos textos em suas práticas sociais.

A contextualização não se limita a um recurso isolado (como sugere a alternativa A)), pois a produção e interpretação de gêneros textuais envolvem múltiplos fatores, incluindo intenções comunicativas, público-alvo e suportes. Além disso, a ideia de que as ações linguísticas são sempre neutras (alternativa C)) é equivocada, uma vez que a linguagem é carregada de intencionalidades e posicionamentos ideológicos. Por fim, a afirmação de que os gêneros possuem características sempre estáveis (alternativa D)) também é incorreta, já que eles se adaptam conforme as necessidades comunicativas e transformações sociais.

Portanto, a alternativa B) é a que melhor reflete a importância da contextualização no ensino da língua portuguesa, destacando a relação entre texto, contexto e práticas sociais reais.

Questão 6

A Proposta Curricular de Língua Portuguesa tem
como Eixo Temático I a Compreensão e Produção de
Textos, o qual considera que todo texto se realiza como
gênero, e todo gênero circula em algum suporte. Sobre
o subtema “Operação de Contextualização”, assinale a
alternativa
incorreta.

  • A)É preciso considerar que um texto envolve não apenas interlocutores empíricos, mas também a construção de imagens que esses interlocutores fazem de si mesmos e um do outro.
  • B)Reconhecer que, na interação textual oral ou escrita, lidamos sempre com imagens, distinguindo-as do autor e do destinatário empíricos, é apenas parte do reconhecimento da situação comunicativa do texto.
  • C)Conhecer a identidade do autor – pessoal, institucional ou coletiva – pode ser crucial para o reconhecimento do gênero de um texto, bem como o próprio suporte.
  • D)As situações sociais de uso do gênero e o suporte de circulação e a situação comunicativa não influenciam a escolha da variedade ou variedades linguísticas de um texto.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

A Proposta Curricular de Língua Portuguesa estabelece como Eixo Temático I a Compreensão e Produção de Textos, destacando que todo texto se materializa em um gênero específico e circula em determinado suporte. Dentro desse contexto, o subtema "Operação de Contextualização" aborda elementos fundamentais para a análise e interpretação textual, como a relação entre interlocutores, a construção de imagens discursivas e a influência do suporte e da situação comunicativa.

A alternativa D) é considerada incorreta porque desconsidera o impacto das situações sociais de uso do gênero, do suporte de circulação e da situação comunicativa na seleção das variedades linguísticas empregadas em um texto. Esses fatores são essenciais para a adequação da linguagem ao contexto, influenciando diretamente a construção do sentido e a eficácia da comunicação. As demais alternativas apresentam afirmações coerentes com a proposta, reforçando a importância da análise contextual na interação textual.

Portanto, a resposta correta é D), pois contradiz os princípios da contextualização ao negar a influência desses elementos na variedade linguística escolhida.

Questão 7

O estudo dos recursos linguísticos que deverão ser
objeto de reflexão sistemática – ou seja, o trabalho
com o que tradicionalmente se identifica como estudo
de gramática e de estilística – deverá ocorrer de forma
integrada às demais dimensões do texto. Com base na
Proposta Curricular – CBC (Conteúdo Básico Comum),
assinale a alternativa
incorreta.

  • A)Esse posicionamento significa subordinar o estudo a eventuais características dos textos selecionados para leitura.
  • B)A apropriação consciente de recursos linguísticos específicos pode e deve ser tomada como objeto de estudo sistemático.
  • C)Cabe ao professor, de acordo com as necessidades e possibilidades dos alunos, selecionar os tópicos a serem estudados, mas sem perder de vista que os recursos linguísticos estão a serviço das práticas sociais de linguagem.
  • D)Cabe à escola e ao professor a tarefa de selecionar e sequenciar os conteúdos, considerando o que for, de um lado, possível a seus alunos e, de outro, necessário em função dos objetivos do projeto educativo da escola.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O estudo dos recursos linguísticos no ensino da língua portuguesa deve ser abordado de maneira integrada às demais dimensões do texto, conforme proposto pelo Conteúdo Básico Comum (CBC). Essa abordagem visa garantir que a gramática e a estilística não sejam tratadas de forma isolada, mas como ferramentas que contribuem para a compreensão e produção textual em contextos reais de comunicação.

Entre as alternativas apresentadas, a incorreta é a letra A, que sugere que o estudo dos recursos linguísticos deve ser subordinado a características eventuais dos textos selecionados para leitura. Essa afirmação desconsidera a necessidade de um planejamento sistemático por parte do professor, que deve selecionar e organizar os conteúdos de acordo com as necessidades dos alunos e os objetivos pedagógicos da escola.

As demais alternativas apresentam posicionamentos coerentes com a proposta do CBC. A alternativa B destaca a importância da apropriação consciente dos recursos linguísticos como objeto de estudo sistemático. Já a alternativa C reforça o papel do professor na seleção de tópicos, sempre considerando que esses recursos estão a serviço das práticas sociais de linguagem. Por fim, a alternativa D ressalta a responsabilidade da escola e do docente em organizar os conteúdos de forma equilibrada, alinhando possibilidades e necessidades dos alunos aos objetivos educacionais.

Portanto, a resposta correta é a alternativa A, pois ela contraria a perspectiva de um trabalho planejado e intencional com os recursos linguísticos, essencial para o desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes.

Questão 8

O professor deve avaliar em que medida as inferências,
os pressupostos e os raciocínios exigidos para a
compreensão ou produção do texto estão ao alcance
dos alunos. Com base na Proposta Curricular – CBC
(Conteúdo Básico Comum), analise as afirmativas a
seguir e assinale a alternativa correta.

I. A proposta do CBC orienta que o professor deixe de
trabalhar textos que exijam inferências e raciocínios
mais complexos.

II. O professor deve considerar que quanto mais implícitas
estão as marcas do ponto de vista do locutor (como
ocorre, por exemplo, em passagens onde há alusões,
metáforas e ironia) mais sutileza se exige do interlocutor.

III. Os objetivos de leitura interferem nas estratégias e nos
resultados da leitura.


Estão corretas as afirmativas:

  • A)I e II, apenas.
  • B)I e III, apenas.
  • C)II e III, apenas
  • D)I, II e III.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Análise das Afirmativas sobre o CBC e a Avaliação Docente

O Conteúdo Básico Comum (CBC) estabelece diretrizes importantes para a prática pedagógica, especialmente no que diz respeito à seleção de textos e ao desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação dos alunos. A análise das afirmativas apresentadas revela nuances essenciais sobre o papel do professor nesse processo.

A afirmativa I está incorreta, pois o CBC não preconiza a exclusão de textos complexos. Pelo contrário, o documento orienta o professor a selecionar materiais adequados ao nível cognitivo dos alunos, promovendo progressivamente desafios que estimulem inferências e raciocínios mais elaborados, sempre considerando a capacidade da turma.

A afirmativa II está correta, destacando um aspecto fundamental da compreensão textual. Quando o ponto de vista do autor aparece de forma implícita – por meio de recursos como ironia, metáforas ou alusões – exige-se maior maturidade interpretativa do leitor. O professor deve estar atento a essas nuances para mediar adequadamente a aprendizagem.

A afirmativa III também está correta, pois reconhece que os objetivos da leitura influenciam diretamente tanto nas estratégias adotadas pelo leitor quanto nos resultados obtidos. Um texto lido para extrair informações específicas demanda abordagem diferente daquele lido para apreciação estética, e o professor deve considerar esses fatores em seu planejamento.

Portanto, apenas as afirmativas II e III estão corretas, conforme indicado pela alternativa C. Essa análise reforça a importância do professor como mediador no desenvolvimento das competências leitoras dos alunos, considerando tanto a complexidade dos textos quanto os objetivos educacionais estabelecidos.

Questão 9

A seleção dos conteúdos da disciplina Língua
Portuguesa se traduz em critérios de seleção de
textos, de práticas pedagógicas de leitura e produção
de textos, e de recursos linguísticos que deverão ser
objeto de reflexão e estudo sistemático, a cada etapa
de ensino. Sobre os critérios de seleção de conteúdos,
analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa
correta.

I. Os estudos linguísticos atuais mostram que o usuário
da língua é competente para interpretar ou produzir todo
tipo de gênero de texto.

II. O aluno deve ter contato com textos de diferentes
gêneros orais e escritos em circulação na sociedade.

III. Contemplar a diversidade não significa, porém,
pretender ensinar todos os gêneros.


Estão corretas as afirmativas:

  • A)I e II, apenas.
  • B)I e III, apenas.
  • C)II e III, apenas.
  • D)I, II e III.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

A seleção de conteúdos no ensino da Língua Portuguesa é um processo complexo que envolve critérios pedagógicos, linguísticos e sociais. O texto apresentado destaca a importância de escolher textos, práticas de leitura e produção, além de recursos linguísticos adequados para cada etapa de ensino. Ao analisar as afirmativas, percebe-se que a questão central gira em torno da abordagem dos gêneros textuais e da competência linguística dos alunos.

A afirmativa I afirma que os usuários da língua são competentes para interpretar ou produzir qualquer gênero textual, o que não é totalmente correto. Embora os falantes tenham uma competência comunicativa inerente, a proficiência em gêneros específicos muitas vezes requer instrução e prática. Portanto, essa afirmação está incorreta.

Já a afirmativa II está correta, pois defende que os alunos devem ter contato com diversos gêneros textuais, tanto orais quanto escritos, presentes na sociedade. Essa exposição é essencial para desenvolver habilidades de leitura, escrita e interpretação contextualizadas.

A afirmativa III também está correta, pois reconhece que, embora a diversidade de gêneros deva ser contemplada, não é viável nem necessário ensinar todos os gêneros existentes. O foco deve estar naqueles mais relevantes para a formação do aluno e para sua atuação social.

Assim, as afirmativas corretas são II e III, tornando a alternativa C) a resposta adequada. Essa análise reforça a importância de um currículo de Língua Portuguesa que equilibre variedade e profundidade, preparando os alunos para interagir criticamente com diferentes textos e situações comunicativas.

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Questão 10

A interlocução literária requer competências específicas
de leitura e abordagem que atentem para seu contexto
e objetivo específicos de produção e para o pacto de
leitura propostos. Sobre os critérios de seleção de
textos, assinale a alternativa correta.

  • A)A melhor maneira de desenvolver a competência e o gosto pela leitura literária é criar situações em que o aluno fique passivo diante do texto literário, apenas apreciando-o.
  • B)O texto selecionado deve ser completo, pois é preciso ensinar tudo sobre determinado assunto de uma só vez para que o aluno possa avançar.
  • C)O poema, a narrativa ficcional, qualquer forma de literatura é texto comum que não deve ser tratado de forma especial.
  • D)O estudo das manifestações literárias pode contribuir significativamente para articular externamente a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias com a área de Ciências Humanas, uma vez que favorece o desenvolvimento do eixo de Contextualização Sociocultural.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

A interlocução literária exige uma abordagem cuidadosa, considerando não apenas o texto em si, mas também seu contexto de produção e os pactos de leitura estabelecidos. Entre as alternativas apresentadas, a opção D) destaca-se como a correta, pois reconhece o potencial da literatura como ferramenta de articulação entre diferentes áreas do conhecimento, em especial Linguagens e Ciências Humanas.

A alternativa D) está correta porque compreende a literatura como um elemento que transcende a mera apreciação estética. Ao promover a contextualização sociocultural, o estudo literário permite que os alunos estabeleçam conexões entre a produção artística e as questões humanas mais amplas, desenvolvendo assim uma visão crítica e interdisciplinar.

As demais alternativas apresentam equívocos conceituais importantes: a opção A) subestima o papel ativo do leitor, a B) ignora a natureza processual da aprendizagem literária, e a C) desconsidera a especificidade do texto literário. A literatura não é um "texto comum", mas sim uma construção complexa que demanda abordagens específicas e sensíveis à sua natureza artística e cultural.

Portanto, a seleção de textos literários para fins pedagógicos deve considerar não apenas seu valor estético, mas também seu potencial para promover reflexões sobre a condição humana e suas múltiplas expressões culturais, confirmando assim a pertinência da alternativa D) como resposta correta.

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