A professora Sandra do 2.º ano matutino, todos os dias inicia sua aula com um ditado. Já sua colega de outra turma do 2.º ano não vê objetivos para a aplicação desse tipo de atividade, portanto não faz ditados em suas aulas. Considerando os estudos linguísticos atuais sobre o uso e os objetivos do ditado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.( ) O ditado, se contextualizado, pode e deve ser uma atividade agradável, além de servir como avaliação da evolução dos alunos, sendo uma das estratégias que propicia analisar as escritas das crianças identificando suas hipóteses. ( ) Para garantir a eficiência do ditado, é necessário que o professor o faça silabando as palavras e depois as repita mais algumas vezes, a palavra toda ou mesmo pedaços dela, facilitando o trabalho do aluno. ( ) O ditado mudo, que consiste em pedir para o aluno escrever o nome do que vê numa figura ou desenho, possibilita a evolução da correção ortográfica e o desenvolvimento da percepção visual, pois o aluno precisa descobrir o que o desenho representa. ( ) Uma prática que deve começar desde a alfabetização é o uso do ditado como recurso para ensinar a anotar o que ouve, uma vez que no cotidiano ocorrem várias situações em que é preciso tomar notas. Assinale a sequência correta.
A professora Sandra do 2.º ano matutino, todos os dias inicia sua aula com um ditado. Já sua colega de outra turma do 2.º
ano não vê objetivos para a aplicação desse tipo de atividade, portanto não faz ditados em suas aulas.
Considerando os estudos linguísticos atuais sobre o uso e os objetivos do ditado, marque V para as afirmativas
verdadeiras e F para as falsas.
( ) O ditado, se contextualizado, pode e deve ser uma atividade agradável, além de servir como avaliação da
evolução dos alunos, sendo uma das estratégias que propicia analisar as escritas das crianças identificando suas
hipóteses.
( ) Para garantir a eficiência do ditado, é necessário que o professor o faça silabando as palavras e depois as repita
mais algumas vezes, a palavra toda ou mesmo pedaços dela, facilitando o trabalho do aluno.
( ) O ditado mudo, que consiste em pedir para o aluno escrever o nome do que vê numa figura ou desenho,
possibilita a evolução da correção ortográfica e o desenvolvimento da percepção visual, pois o aluno precisa
descobrir o que o desenho representa.
( ) Uma prática que deve começar desde a alfabetização é o uso do ditado como recurso para ensinar a anotar o que
ouve, uma vez que no cotidiano ocorrem várias situações em que é preciso tomar notas.
Assinale a sequência correta.
- A)V, F, F, V
- B)V, V, V, F
- C)F, V, V, F
- D)V, F, V, V
Resposta:
A alternativa correta é A)
A professora Sandra do 2.º ano matutino utiliza o ditado como uma estratégia pedagógica diária, enquanto sua colega de outra turma não reconhece os benefícios dessa prática. Analisando as afirmações à luz dos estudos linguísticos atuais, podemos identificar quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F):
(V) O ditado, quando contextualizado, pode ser uma atividade prazerosa e eficaz para avaliar o progresso dos alunos, permitindo ao professor analisar as hipóteses de escrita das crianças e acompanhar seu desenvolvimento.
(F) A eficiência do ditado não depende da silabação das palavras pelo professor, pois essa prática pode prejudicar a compreensão da palavra como unidade de significado. O ideal é que o ditado seja realizado de forma natural, com frases ou textos curtos que façam sentido para os alunos.
(F) O ditado mudo, embora seja uma atividade válida para trabalhar a associação entre imagem e escrita, não é a estratégia mais adequada para desenvolver a correção ortográfica, pois o foco principal está na relação entre o objeto representado e sua escrita, não nas convenções ortográficas.
(V) O uso do ditado como ferramenta para desenvolver a habilidade de registrar informações ouvidas é importante desde a alfabetização, pois prepara os alunos para situações cotidianas que exigem anotações rápidas e eficientes.
Portanto, a sequência correta é: V, F, F, V (Alternativa A).
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