Com relação à prática pedagógica e ao ensino de língua portuguesa, assinale a alternativa correta:
Com relação à prática pedagógica e ao ensino de língua portuguesa, assinale a alternativa correta:
- A)Os temas propostos para a escrita na escola não precisam ser significativos, relevantes para os alunos.
- B)O professor pode confiar sem restrições nos livros didáticos e realizar as atividades por eles propostas sem uma análise cuidadosa.
- C)Riscar o erro do aluno e colocar a forma correta de caneta no texto do aluno contribui para conscientizá-lo dos fatores que aquele erro envolve.
- D)Assumir a gramática apenas como um livro que apresenta um conjunto de estruturas sintáticas da língua não acarreta problema algum para a prática docente.
- E)O professor que vê a escrita apenas como produto tende a dificultar o desenvolvimento da competência redacional dos alunos porque não os ajuda a se conscientizar de que a escrita requer planejamento.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Com relação à prática pedagógica e ao ensino de língua portuguesa, a alternativa correta é:
E) O professor que vê a escrita apenas como produto tende a dificultar o desenvolvimento da competência redacional dos alunos porque não os ajuda a se conscientizar de que a escrita requer planejamento.
Essa abordagem limita o processo de aprendizagem, já que a escrita deve ser compreendida como uma atividade complexa que envolve etapas de reflexão, organização e revisão. Ao tratar a escrita apenas como um resultado final, o professor negligencia a importância do desenvolvimento das habilidades necessárias para a produção textual, como a análise crítica, a estruturação de ideias e a adequação ao contexto comunicativo.
As demais alternativas apresentam equívocos sobre o ensino da língua portuguesa:
- A) Os temas propostos devem, sim, ser significativos e relevantes para os alunos, pois isso motiva a produção textual e conecta a aprendizagem à realidade do estudante.
- B) O livro didático é um recurso, mas não deve ser seguido sem análise crítica. O professor deve adaptar as atividades às necessidades da turma.
- C) A correção direta sem explicação ou diálogo não contribui para a reflexão do aluno sobre seus erros.
- D) Reduzir a gramática a um conjunto de regras descontextualizadas prejudica o ensino, pois a língua deve ser abordada em uso, considerando sua função social.
Portanto, a alternativa E é a que melhor reflete uma visão crítica e adequada sobre o ensino da escrita em língua portuguesa.
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