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De acordo com a Proposta Curricular de Língua Portuguesa, contextualizar é perceber ou inferir o contexto de época, momento histórico da produção do texto, pleno de significações sociais, culturais, econômicas, políticas, religiosas, filosóficas, às quais o texto pode referir-se, explicitamente ou não, e das quais ele é uma manifestação. Sobre o ensino da contextualização, assinale a alternativa correta.

De acordo com a Proposta Curricular de Língua
Portuguesa, contextualizar é perceber ou inferir o
contexto de época, momento histórico da produção
do texto, pleno de significações sociais, culturais,
econômicas, políticas, religiosas, filosóficas, às quais
o texto pode referir-se, explicitamente ou não, e das
quais ele é uma manifestação. Sobre o ensino da
contextualização, assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é B)

De acordo com a Proposta Curricular de Língua Portuguesa, a contextualização é um elemento fundamental para a compreensão e análise de textos, pois permite ao leitor situar a produção dentro de um panorama histórico, social e cultural. Essa abordagem vai além da simples leitura superficial, exigindo uma reflexão sobre as condições em que o texto foi produzido, circulado e recebido. A alternativa correta, portanto, é a B), que afirma que a compreensão efetiva do contexto está diretamente ligada aos usos reais que os sujeitos fazem dos textos em suas práticas sociais.

A contextualização não se limita a um recurso isolado (como sugere a alternativa A)), pois a produção e interpretação de gêneros textuais envolvem múltiplos fatores, incluindo intenções comunicativas, público-alvo e suportes. Além disso, a ideia de que as ações linguísticas são sempre neutras (alternativa C)) é equivocada, uma vez que a linguagem é carregada de intencionalidades e posicionamentos ideológicos. Por fim, a afirmação de que os gêneros possuem características sempre estáveis (alternativa D)) também é incorreta, já que eles se adaptam conforme as necessidades comunicativas e transformações sociais.

Portanto, a alternativa B) é a que melhor reflete a importância da contextualização no ensino da língua portuguesa, destacando a relação entre texto, contexto e práticas sociais reais.

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