De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino da gramática não pode ser desarticulado das práticas de linguagem. […] “O modo de ensinar, por sua vez, não reproduz a clássica metodologia de definição, classificação e exercitação, mas corresponde a uma prática que parte da reflexão produzida pelos alunos mediante a utilização de uma terminologia simples e se aproxima, progressivamente, pela mediação do professor, do conhecimento gramatical produzido. Isso implica, muitas vezes, chegar a resultados diferentes daqueles obtidos pela gramática tradicional, cuja descrição, em muitos aspectos, não corresponde aos usos atuais da linguagem, o que coloca a necessidade de busca de apoio em outros materiais e fontes.” […] (In: Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília, MEC/SEF, p. 28-29. Adaptado) Sobre o ENSINO DE GRAMÁTICA nas escolas, assinale a alternativa INCORRETA.
práticas de linguagem.
[…] “O modo de ensinar, por sua vez, não reproduz a clássica metodologia de definição, classificação e
exercitação, mas corresponde a uma prática que parte da reflexão produzida pelos alunos mediante a
utilização de uma terminologia simples e se aproxima, progressivamente, pela mediação do professor, do
conhecimento gramatical produzido. Isso implica, muitas vezes, chegar a resultados diferentes daqueles
obtidos pela gramática tradicional, cuja descrição, em muitos aspectos, não corresponde aos usos atuais da
linguagem, o que coloca a necessidade de busca de apoio em outros materiais e fontes.” […]
(In: Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa.
Brasília, MEC/SEF, p. 28-29. Adaptado)
Sobre o ENSINO DE GRAMÁTICA nas escolas, assinale a alternativa INCORRETA.
- A)Cabe à escola ensinar gramática, estabelecendo um maior contato com a língua materna em uso.
- B)O ensino de gramática deve ser associado ao ensino de leitura e de produção de textos.
- C)O trabalho sistemático com análise linguística deve ser abolido do ensino de língua materna.
- D)A escola deve promover o desenvolvimento de habilidades linguísticas, discursivas e textuais.
Resposta:
A alternativa correta é C)
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o ensino da gramática deve estar integrado às práticas de linguagem, evitando uma abordagem tradicional que se limita a definições, classificações e exercícios mecânicos. A proposta é que o aluno reflita sobre o uso da língua, partindo de situações reais de comunicação, com mediação do professor para aproximá-lo progressivamente do conhecimento gramatical. Essa perspectiva reconhece que a gramática tradicional nem sempre corresponde aos usos contemporâneos da linguagem, exigindo, portanto, fontes diversificadas para um ensino mais eficaz.
Analisando as alternativas, a incorreta é a C), que defende a abolição do trabalho sistemático com análise linguística. Essa afirmação contradiz os PCN, que valorizam justamente a reflexão sobre a língua em seus diferentes níveis (fonológico, morfológico, sintático, semântico e pragmático). A análise linguística é essencial para desenvolver habilidades metalinguísticas e compreender como a língua funciona em diversos contextos.
As demais alternativas estão alinhadas com as diretrizes dos PCN: A) reforça a importância do contato com a língua em uso; B) destaca a necessidade de associar gramática à leitura e produção textual; e D) ressalta o papel da escola no desenvolvimento de competências linguísticas, discursivas e textuais. Portanto, a resposta correta é C), pois a análise linguística não deve ser eliminada, mas sim trabalhada de forma contextualizada e reflexiva.
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