Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em uma classe do segundo ano do Ensino Fundamental, a professora tem estimulado o uso da escrita na comunicação entre os alunos. Uma das situações de ensino desenvolvida implicou a troca de bilhetes entre eles. Todos os alunos escreveram e receberam pelo menos um bilhete: alguns escreveram e leram sem dificuldades; outros leram, mas pediram ajuda para escrever; outros pediram ajuda para escrever e ler o bilhete. Diante desses resultados e à luz dos estudos de Soares, é correto afirmar que

Em uma classe do segundo ano do Ensino Fundamental, a professora tem estimulado o uso da escrita na comunicação entre os alunos. Uma das situações de ensino desenvolvida implicou a troca de bilhetes entre eles. Todos os alunos escreveram e receberam pelo menos um bilhete: alguns escreveram e leram sem dificuldades; outros leram, mas pediram ajuda para escrever; outros pediram ajuda para escrever e ler o bilhete. Diante desses resultados e à luz dos estudos de Soares, é correto afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é B)

Em uma classe do segundo ano do Ensino Fundamental, a atividade de troca de bilhetes entre os alunos revela diferentes níveis de domínio sobre a escrita e a leitura. Alguns alunos demonstraram autonomia na escrita e na leitura, enquanto outros precisaram de auxílio em uma ou ambas as habilidades. Diante desse cenário, à luz dos estudos de Magda Soares, é fundamental diferenciar os conceitos de alfabetização e letramento para compreender o desenvolvimento dos alunos.

Soares define alfabetização como o processo de aquisição do código escrito, ou seja, a capacidade de decodificar e codificar palavras. Já o letramento refere-se ao uso social da leitura e da escrita em práticas cotidianas, envolvendo compreensão e produção de textos em contextos reais de comunicação.

No caso apresentado, todos os alunos participaram da troca de bilhetes, uma prática social de comunicação escrita, o que indica que estão inseridos em um contexto de letramento. No entanto, nem todos conseguiram escrever ou ler de forma independente, mostrando que alguns ainda não estão plenamente alfabetizados. Portanto, a alternativa correta é a B) todos os alunos estão letrados e alguns alfabetizados, pois o letramento está presente na atividade proposta, enquanto a alfabetização ainda está em processo de consolidação para parte da turma.

As outras alternativas não correspondem à realidade descrita: a alternativa A inverte os conceitos; a C ignora as dificuldades de parte dos alunos; a D não reconhece que todos estão letrados pela participação na atividade; e a E é incorreta, pois a apropriação plena da escrita ainda não foi alcançada por todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *