Em uma classe do segundo ano do Ensino Fundamental, a professora tem estimulado o uso da escrita na comunicação entre os alunos. Uma das situações de ensino desenvolvida implicou a troca de bilhetes entre eles. Todos os alunos escreveram e receberam pelo menos um bilhete: alguns escreveram e leram sem dificuldades; outros leram, mas pediram ajuda para escrever; outros pediram ajuda para escrever e ler o bilhete. Diante desses resultados e à luz dos estudos de Soares, é correto afirmar que
Em uma classe do segundo ano do Ensino Fundamental, a professora tem estimulado o uso da escrita na comunicação entre os alunos. Uma das situações de ensino desenvolvida implicou a troca de bilhetes entre eles. Todos os alunos escreveram e receberam pelo menos um bilhete: alguns escreveram e leram sem dificuldades; outros leram, mas pediram ajuda para escrever; outros pediram ajuda para escrever e ler o bilhete. Diante desses resultados e à luz dos estudos de Soares, é correto afirmar que
- A)todos os alunos estão alfabetizados e alguns letrados.
- B)todos os alunos estão letrados e alguns alfabetizados.
- C)todos os alunos estão letrados e alfabetizados.
- D)alguns alunos estão alfabetizados e alguns letrados.
- E)todos os alunos já se apropriaram da tecnologia do letramento e da escrita.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Em uma classe do segundo ano do Ensino Fundamental, a atividade de troca de bilhetes entre os alunos revela diferentes níveis de domínio sobre a escrita e a leitura. Alguns alunos demonstraram autonomia na escrita e na leitura, enquanto outros precisaram de auxílio em uma ou ambas as habilidades. Diante desse cenário, à luz dos estudos de Magda Soares, é fundamental diferenciar os conceitos de alfabetização e letramento para compreender o desenvolvimento dos alunos.
Soares define alfabetização como o processo de aquisição do código escrito, ou seja, a capacidade de decodificar e codificar palavras. Já o letramento refere-se ao uso social da leitura e da escrita em práticas cotidianas, envolvendo compreensão e produção de textos em contextos reais de comunicação.
No caso apresentado, todos os alunos participaram da troca de bilhetes, uma prática social de comunicação escrita, o que indica que estão inseridos em um contexto de letramento. No entanto, nem todos conseguiram escrever ou ler de forma independente, mostrando que alguns ainda não estão plenamente alfabetizados. Portanto, a alternativa correta é a B) todos os alunos estão letrados e alguns alfabetizados, pois o letramento está presente na atividade proposta, enquanto a alfabetização ainda está em processo de consolidação para parte da turma.
As outras alternativas não correspondem à realidade descrita: a alternativa A inverte os conceitos; a C ignora as dificuldades de parte dos alunos; a D não reconhece que todos estão letrados pela participação na atividade; e a E é incorreta, pois a apropriação plena da escrita ainda não foi alcançada por todos.
Deixe um comentário