Embora nos cheguem uma a uma, as palavras de um texto têm a propriedade de permitir arranjos, construções, arquiteturas. Partindo desse pressuposto, leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta: Seguindo instruções do próprio texto de como fazer esses arranjos, reconhecemos as informações que estão em destaque e as que ficam como apoio de outras. Como__________, é fundamental que identifiquemos a hierarquia das ideias do texto e avaliemos sua consistência. Como ____________, é imperioso que relacionemos ideias pertinentes e suficientes para a expressão do tema e que apontemos a relevância maior ou menor das informações de modo que o destinatário possa construir a coerência do texto. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
Embora nos cheguem uma a uma, as palavras de
um texto têm a propriedade de permitir arranjos,
construções, arquiteturas. Partindo desse pressuposto,
leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta:
Seguindo instruções do próprio texto de como fazer
esses arranjos, reconhecemos as informações que
estão em destaque e as que ficam como apoio de outras.
Como__________, é fundamental que identifiquemos
a hierarquia das ideias do texto e avaliemos sua
consistência. Como ____________, é imperioso que
relacionemos ideias pertinentes e suficientes para a
expressão do tema e que apontemos a relevância maior
ou menor das informações de modo que o destinatário
possa construir a coerência do texto.
Assinale a alternativa que completa correta e
respectivamente as lacunas.
- A)Escritores – professores.
- B)Alunos – escritores.
- C)Leitores – produtores.
- D)Professores – alunos.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A construção de um texto vai além da simples junção de palavras isoladas. Como destacado no trecho apresentado, é necessário compreender a organização hierárquica das ideias e sua relação para garantir coerência e clareza. Nesse sentido, a alternativa correta para preencher as lacunas é a letra C) "Leitores – produtores", pois reflete os dois papéis essenciais envolvidos na compreensão e elaboração textual.
Enquanto leitores, devemos identificar a hierarquia das informações e avaliar sua consistência, reconhecendo o que é central e o que serve de apoio. Já como produtores de texto, cabe a nós selecionar e articular ideias de forma pertinente, garantindo que o destinatário consiga estabelecer a coerência do discurso. Essa dualidade de funções revela a complexidade do ato de ler e escrever, que exige tanto análise crítica quanto capacidade de síntese.
Deixe um comentário