Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. A organização dos conteúdos de Língua Portuguesa pressupõe um tratamento cíclico, ou seja, os mesmos conteúdos aparecem ao longo de toda a escolaridade, variando apenas o grau de aprofundamento e sistematização. Para tanto, é preciso considerar que ( ) os conhecimentos posteriores dos alunos em relação ao que se pretende ensinar, identificando até que ponto os conteúdos ensinados foram realmente aprendidos. ( ) o nível de complexidade dos diferentes conteúdos como definidor do grau de autonomia possível aos alunos, na realização das atividades, nos diferentes ciclos. ( ) o nível de aprofundamento possível de cada conteúdo, em função das possibilidades de compreensão dos alunos nos diferentes momentos do seu processo de aprendizagem.
Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que
se afirma a seguir e assinale a alternativa com a
sequência correta. A organização dos conteúdos
de Língua Portuguesa pressupõe um tratamento
cíclico, ou seja, os mesmos conteúdos aparecem
ao longo de toda a escolaridade, variando apenas
o grau de aprofundamento e sistematização. Para
tanto, é preciso considerar que
( ) os conhecimentos posteriores dos alunos
em relação ao que se pretende ensinar,
identificando até que ponto os conteúdos
ensinados foram realmente aprendidos.
( ) o nível de complexidade dos diferentes
conteúdos como definidor do grau de
autonomia possível aos alunos, na realização das atividades, nos diferentes
ciclos.
( ) o nível de aprofundamento possível
de cada conteúdo, em função das
possibilidades de compreensão dos alunos
nos diferentes momentos do seu processo
de aprendizagem.
- A)V – V – V.
- B)F – V – F.
- C)F – V – V.
- D)V – F – V.
- E)F – F – V.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O ensino da Língua Portuguesa, como qualquer disciplina escolar, requer uma abordagem cíclica e progressiva, em que os conteúdos são retomados ao longo da escolaridade com diferentes níveis de complexidade. Essa metodologia visa consolidar o aprendizado e permitir que os alunos desenvolvam suas habilidades linguísticas de forma gradual. Analisando as afirmações apresentadas, é possível identificar quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F).
1. "Os conhecimentos posteriores dos alunos em relação ao que se pretende ensinar, identificando até que ponto os conteúdos ensinados foram realmente aprendidos."
Esta afirmação é falsa (F), pois o texto não menciona a avaliação de conhecimentos posteriores como parte do tratamento cíclico. O foco está na progressão e no aprofundamento dos conteúdos, não na verificação de aprendizagens passadas.
2. "O nível de complexidade dos diferentes conteúdos como definidor do grau de autonomia possível aos alunos, na realização das atividades, nos diferentes ciclos."
Esta afirmação é verdadeira (V), pois a organização cíclica dos conteúdos pressupõe que o grau de dificuldade e autonomia aumente conforme os alunos avançam em sua trajetória escolar.
3. "O nível de aprofundamento possível de cada conteúdo, em função das possibilidades de compreensão dos alunos nos diferentes momentos do seu processo de aprendizagem."
Esta afirmação é verdadeira (V), já que o texto destaca a importância de ajustar o ensino conforme a capacidade de compreensão dos alunos em cada fase.
Portanto, a sequência correta é F – V – V, correspondente à alternativa C).
Deixe um comentário